Ficha de trabalho 1 meios de transmissão

511 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
511
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
17
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ficha de trabalho 1 meios de transmissão

  1. 1. Escola Gil VicenteDisciplina: ACAula 2 – Meios de TransmissãoCabos Eléctricos: Cabos de Pares Entrançados:  Tipos de Cabos: o UTP ( UnshieldedTwistedPair) – tipo mais comum de ser utilizado no interior de edifícios, principalmente devido a ser o mais barato de todas as opções. Não possui qualquer tipo de protecção (blindagem) contra ruídos externos; o STP( ShieldedTwistedPair ) – Cabos com protecção interna dos condutores que previnem as interferências electromagnéticas provenientes do exterior;  Os cabos de pares entrançados possuem dois ou mais fios entrelaçados em forma de espiral e, por isso, reduzem o ruído e mantêm constantes as propriedades eléctricas do meio, em toda a sua extensão;  Categorias dos Cabos de Pares Entrançados: o Categoria 1 – Obsoleto:  Não é utilizável em redes; o Categoria 2 – Obsoleto:  Não é utilizável em redes; o Categoria 3 – Obsoleto:  Aplicável a redes até 10 Mb/s;
  2. 2. Escola Gil Vicente o Categoria 4 – Pouco Utilizado:  Aplicável a redes até 16 Mb/s; o Categoria 5 – Bastante Aplicado:  Redes de 10 Mb/s e 100Mb/s; o Categoria 5e (Enhanced):  Redes de 10 Mb/s, 100 Mb/s e 1 Gb/s; o Categoria 6 – Bastante Aplicado a redes Gb:  Redes até 10 Gb/s; o Categoria 6a (Augmented):  Redes até 10 Gb/s. É diferente da Categoria 6, pois permite um melhor isolamento no exterior garantindo maiores distâncias à velocidade máxima; Distância Máximas permitidas: o As categorias mais utilizadas actualmente são as categorias 5 e 6 e as suas distâncias variam entre 55m a 100m; Largura de Banda: Categorias Largura de Banda Cat4 20 Mhz Cat5 100 Mhz Cat6 250 Mhz Cat7 600 Mhz Os tipos de conectores utilizados nos cabos de pares entrançados RJ-45. Vantagens: o Meio de transmissão de menor custo por comprimento; o Ligação ao meio simples e barata; Desvantagens: o Susceptível a ruídos.
  3. 3. Escola Gil VicenteCabos Coaxiais Consiste num condutor de cobre central, uma camada de isolamento flexível, uma blindagem com uma malha metálica e uma cobertura externa.Tipos de Cabos Coaxiais Cabo Coaxial Grosso: Material: Alumínio Resistência:75 ohms Velocidade: até 10 Mbps Frequência de 10 GHz Utilização: Cabeamento Vertical Cabo Coaxial Fino: Material: Cobre Resistência de 50 ohms Velocidade: até 10 Mbps Frequência de 2 GHz Utilização: Cabeamento HorizontalCategorias de Cabos Coaxiais Não existem categorias para este tipo de cabo.Larguras de Banda A largura de banda atribuída ao cabo coaxial hoje em dia é de 1GHz.
  4. 4. Escola Gil VicenteTipos de Conectores Os tipos de Conectores são os BNC que fazem a conexão do Cabo coaxial.Distâncias Máximas PermitidasA Distância máxima permitida neste tipo de cabos é de 100M.Vantagens e DesvantagensVantagens O Cabo Coaxial possui vantagens em relação aos outros condutores utilizados tradicionalmente em linhas de transmissão por causa da sua blindagem adicional, que o protege contra o fenómeno da indução, causado por interferências eléctricas ou magnéticas externas (imune a ruídos). Desvantagem Mais caro que o par trançado, mas que de certa forma vale apena. Cabos de Fibra ÓticaVantagens e DesvantagensVantagensAs vantagens dos sistemas ópticos sobre os sistemas convencionaissão:● Grande largura de faixa, maior capacidade de transmissão;● Baixa atenuação, menores perdas e maior espaçamento entrerepetidoras;● Imunidade a ruídos e interferências (EM/RFI);● Insensibilidade à descargas atmosféricas;● Segurança quando a "grampeamentos";
  5. 5. Escola Gil Vicente● Cabos leves e de diâmetro reduzido;● Disponibilidade de matéria-prima.DesvantagensAs vantagens dos sistemas ópticos sobre os sistemas convencionaissão:● As fibras ópticas são mais caras que os cabos UTP● Conectores para fibras ópticas também são mais caros● Placas de rede, hubs e switches para fibras ópticas são mais caros● A montagem de cabos é uma operação muito especializada, querequer treino e equipamentos sofisticados.●Apesar das desvantagens, você precisa ter noções sobre fibrasópticas, pois poderá precisar lidar com este tipo de cabeamentoFibra Ótica MonomodoTipos de Fibras MonomodoExistem três tipos de fibras monomodoFibras monomodo convencionais ITU-T G.652 (StandardMonomodeFiber - SMF)Fibras de dispersão deslocada ITU-T G.653 (DispersionShiftedFiber -DSF) .Fibras de dispersão deslocada não nula ITU-T G.655 (Non ZeroDispersionShiftedFiber - NZDF).Categorias da fibra MonomodoNão Existem Categorias para este tipo de cabo.Larguras de bandaEstas Fibras têm uma largura de banda até 100GHzKm
  6. 6. Escola Gil VicenteTipos de conectoresExistem três tipos de conectores para fibras óticas, os ST que jánão são tão usados pois existem uns conectores mais modernosdesignados de SC e MTRJDistâncias Máximas PermitidasA distância máxima permitida para o uso de uma determinada fibramultimodo depende da largura de banda da fibra e da taxa detransmissão utilizada.Fibra Ótica multimodoTipos de Fibras MultimodoExistem 2 tipos de Fibras Óticas Multimodo, Step Índex eGradedIndexCategorias da Fibra Ótica MultimodoNão existem Categorias paras as fibras óticas multimodoLarguras de BandaNo tipo de Fibra Ótica Multimodo Step Índex temos uma largura debanda máxima de 35 MHz/kmNo tipo de Fibra Ótica Multimodo Graded Índex temos uma largurade banda máxima de 500 MHz/kmTipos de conectoresExistem três tipos de conectores para fibras óticas, os ST que jánão são tão usados pois existem uns conectores mais modernosdesignados de SC e MTRJDistâncias Máximas PermitidasA distância máxima permitida para o uso de uma determinada fibramultimodo depende da largura de banda da fibra e da taxa detransmissão utilizada.
  7. 7. Escola Gil VicenteWirelessOndas de RádioDescrição e CaracterísticasAs Ondas de rádio na sua maioria conecta redes locais emdiferentes prédios e transportam sinais analógicos. Conseguemultrapassar obstáculos na transmissão. Às vezes precisando derepetidores.Vantagens:São transmitidas por radiodifusão, ou radioamador;Necessidade de antenas e dispositivos de emissão e recepção;Rede do tipo Campus ou Man;Podem passar através da paredes;Desvantagens:Baixa velocidade de transmissão;Necessita de antenas para a sua difusão;InfravermelhosÉ um tipo de rede sem fios que normalmente é usada em comandosde controlo a distância.Vantagens:Aplicações domesticas;Aplicações com abrangência reduzida -(lan)Velocidade de transmissões de 10 mbps.
  8. 8. Escola Gil VicenteDesvantagens:Necessidade da não existência de obstáculos;Custos elevados;Taxa de erros elevada;LaserUm feixe de luz direccionado através do ar pode ser usado paratransmitir dados.• A transmissão é feita em linha recta e não pode ser bloqueada.• Muito vulnerável a interferências por isso de uso limitado.

×