Correcçao

273 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Correcçao

  1. 1. Correcção das Fichas 4 e 5Ficha 41-Quando um computador “não liga” quais poderão ser os problemas? R: Podem ser problemas da alimentação externa (verificar se o cabo da alimentação está bem ligado na tomada) ou interna (ver se o cabo da motherboard está bem ligado), problemas com o cabo Power SW (liga a fonte de alimentação à motherboard) ou problemas com a motherboard.2-De que forma, a ficha de alimentação de uma motherboard ATX se distingue de umaeATX? Com que outro cabo não deve ser confundido? R: A ficha de alimentação da motherboard ATX tem 20 pinos e a motherboard eATX tem 20 + 4 pinos. Estes 4 pinos extra podem ser confundidos com o cabo CPU ATX12v. 3-Que problemas podem ocorrer sobretudo com as fichas SATA e ATX devido a estas não serem vulcanizadas? Como se pode resolver este problema? R:Como os pinos do cabo de alimentação PATA não se encontram vulcanizados (existe espaço entre o plástico e os pinos) têm tendência a recuar (solto) dentro da ficha, deixando de fazer contacto e impedindo o computador de funcionar. Neste caso deve-se ajustar os travões em V, presentes em cada um dos pinos, para evitar que eles recuem, outra forma será a substituição de toda a ficha. 4-Como se pode testar se uma fonte está a funcionar, sem necessitar de a ligar a uma motherboard? R: Inicialmente para verificar se uma fonte está danificada devemos confirmar se cheira a componentes electrónicos queimados, e nesse caso, não a volte a ligar a fonte á corrente eléctrica, de modo a salvaguardar os restantes componentes no seu computador. Podemos testar a fonte de alimentação apenas com um disco rígido e um clip (ou fio monofilar) sem a necessidade de qualquer outro componente do computador. Comece por alimentar o disco rígido (para que a fonte não trabalhe em vazio) e ligue a fonte à corrente eléctrica. O utilizador do computador pode estar a fonte de alimentação fazendo curto-circuito à fonte de alimentação ou seja “shuntar” a fonte de alimentação. 5-Quando uma fonte de alimentação não funciona nem sempre implica que esteja danificada irreversivelmente. O que pode estar errado e o que devemos fazer para a consertar?Como forma de proteger o computador de picos de tensão, as fontes de alimentaçãopossuem um fusível interno. Este fusível queima-se quando a tensão é muito elevada, paraverificar que o fusível se encontra queimado, deve-se abrir a fonte de alimentação everificar através do vidro que o filamento do fusível se encontra partido, nesse caso deveser substituído.
  2. 2. 6-Quais são os únicos cabos que têm de estar ligados à motherboard para que o computador arranque e dê imagem no ecrã R: Os cabos que têm de estar ligados para que o computador arranque e dê imagem no monitor são: ·Ficha de alimentação da motherboard; ·Power SW; ·Ficha 12 V (processador) ·Placa VGA ·Alimentação da placa de video 7-Como se pode verificar se uma motherboard esteve sujeita a níveis de tensão elevados?R: Uma das formas de verificar se uma motherboard está “queimada” consiste naobservação dos condensadores electrolíticos existentes. Muitos deles ficam com o topolevantado (e algumas vezes a verter) após terem sido submetidos a picos de tensão.Ficha 5 1- Que tipos de sintomas podem estar associados a uma motherboard com os condensadores danificados? R: Os sintomas associados a uma motherboard danificada são, o computador não ligar ou estar sempre a reiniciar. 2- Quais os únicos componentes de um computador necessários para que ele arranque e dê imagem (considere apenas a situação pré Sistema Operativo)? R: Os sintomas associados a uma motherboard danificada são, o computador não ligar ou estar sempre a reiniciar. 3- Quando liga um computador e não obtém imagem quais poderão ser os problemas? R: Poderão existir um ou mais dos seguintes problemas: · Má configuração da BIOS; problemas na RAM; · A placa gráfica mal encaixada, danificada ou o slot da placa gráfica estar danificado; · O cabo de alimentação da placa gráfica desligado; · O cabo de alimentação da CPU desligado, processador inexistente ou incompatível. 4- Que problemas podem estar associados à falta de imagem no ecrã devido à placa gráfica? R:
  3. 3. Os problemas que podem estar associados à falta de imagem no ecrã devido a placa gráfica são: a placa gráfica estar mal encaixada; a placa gráfica encontra-se danificada; a slot da motherboard onde encaixa a placa gráfica estar danificada (situação menos provável das três).5- Qual o cabo utilizado nas placas gráficas facilmente confundível com outro cabo de alimentação? R: O cabo utilizado nas placas gráficas que são confundíveis são os cabos PCIe de 8 pinos com os cabos EPS de alimentação auxiliar do processador..6- Imagine que configurou mal um parâmetro da BIOS e que após reiniciar o PC com as novas configurações nunca mais obteve imagem no ecrã. Como pode resolver esta situação? R: Para resolver este problema retiramos a pilha CMOS (isto fará com que a memória sofra uma limpeza) ou fazendo reset através do jumperReset CMOS (isto faz-se trocando o jumper, colocando nos dois pinos ao lado e esperar um pouco para que ele limpe a memória, e voltar a coloca-lo nos pinos em que estava).7- Que cuidados deve ter ao realizar um Reset à BIOS através do Jumper Clear CMOS? R: Os cuidados que devemos ter para realizar um Reset à BIOS pelo Jumper Clear CMOS são: nunca fazer o reset com o computador ligado e utilizar um cabo anti- estático para remover a energia estática do corpo que pode, na pior das hipóteses, danificar a motherboard. Em caso de duvida consultar o manual.

×