Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Identidade regional

2,825 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Identidade regional

  1. 1. Escola Profissional Desenvolvimento Rural de Grândola Identidade RegionalDisciplina – IntegraçãoCurso – Técnico de turismo ambiental e rural
  2. 2. Freguesia do CarvalhalCom uma área aproximada de 56 km2, a freguesia do Carvalhal é a maisrecente do concelho de Grândola . A sede da freguesia situa-se a 22 km deGrândola.
  3. 3.  Freguesia de Azinheira de Barros e S. Mamede de SádãoCom uma área aproximada de 172,5 km2, a freguesia de Azinheira dos Barrosé o resultado da junção da freguesia do mesmo nome com São Mamede doSádão, e daí surgirem, por vezes, os dois nomes associados.
  4. 4.  Freguesia de GrândolaA freguesia de Grândola é a maior do Concelho, e tem aproximadamente 362 km2 desuperfície. Localiza-se na periferia ocidental da peneplanície alentejana, a pouco maisde 100 km a sul do rio Tejo. O seu maior comprimento é de cerca de 29 km e a suamáxima largura não vai além de 20.
  5. 5.  Freguesia de MelidesA freguesia de Melides, a segunda maior do concelho, localiza-se na faixalitoral, a 5 km do Oceano Atlântico e nas imediações da lagoa do mesmonome.
  6. 6.  Freguesia de Santa Margarida da SerraCom cerca de 5240 hectares de superfície, a freguesia de Santa Margarida daSerra, a mais pequena do concelho de Grândola. Situada em plena serra deGrândola.
  7. 7.  MorfologiaInserido no Litoral Alentejano, o concelho de Grândola temuma área aproximada de 814 km2, uma extensa costamarítima. Em termos geológicos, o seu território écaracterizado por três grandes zonas, a serra de Grândola,a planície e a faixa litoral.
  8. 8.  ClimaO clima deste concelho pode considerar-se mediterrânico com influênciaatlântica, ou seja, é um tipo de clima temperado com estação seca no verão eno inverno é instável e frio.
  9. 9.  Hidrografia • O Rio que passa por o Concelho de Grândola, é o Rio Sado. Tal como, podemos observar nesta imagem.
  10. 10.  FaunaA diversidade faunística é inegável: gineta,raposa, javali, lebres, coelhos, chapins,perdizes, pica-pau, águia cobreira, águia -de – asa - redonda, rola, pombo, rapinasnocturnas como: mocho galego, coruja dastorres, coruja do mato.
  11. 11.  FloraDominam os montados de sobro, azinho oumistos, os povoamentos mais característicos dosudoeste da Península Ibérica; abundam aindaestevas, medronheiros, rosmaninho, urzes egiestas. Associa-se-lhes uma exploração agro-silvo-pastoril.
  12. 12.  Património Edificado Antas neolíticas; Ruínas do Cerrado do Castelo; Barragem do Pego da Moura; Praça D. Jorge; O Jardim 1.º de Maio; Ermida de S. Sebastião; Edifícios brasonados; Igreja Matriz; Igreja de S. Pedro; Igreja de Nossa Senhora da Penha;
  13. 13. Dados relativos à População de Grândola e Portugal
  14. 14. “Grandolha”
  15. 15. FIM!

×