Acidentes de trabalho histórico

2,780 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,780
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
207
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Acidentes de trabalho histórico

  1. 1. Professora Poliana Aguiar - TST
  2. 2. ACIDENTES DE TRABALHO CONCEITO LEGAL DE ACIDENTE DO TRABALHO (ART.91 da LEI 8.213 de 24 Julho 1991) • O que é um acidente de trabalho? É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporário.
  3. 3. Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT • Todo e qualquer acidente deve ser informado de imediato ao coordenador, líder, técnico de segurança, ou responsável direto pelo trabalho. • Emitir uma CAT , é obrigatório por lei, preenchido pelo SESMT, a fim de comunicar o INSS, no prazo máximo de 24 horas após o acidente. Em casos de acidentes mesmo com menos de 15 dias de afastamento, sem afastamento do trabalho e no acidentes de trajeto, em todos os casos de doenças ocupacional ou do trabalho.
  4. 4. Como você classificaria estas ações? Fator pessoal ou Condição Insegura?
  5. 5. Não espere acontecer o ACIDENTE para perceber que você poderia ter evitado.
  6. 6. ATIVIDADE EM CLASSE 1- O que é um acidente de trabalho conforme o conceito legal no Art. 91 da Lei 8.213 de julho 91? 2- O que é um acidente de trabalho conforme conceito prevencionista? 3 – Os acidentes de trabalho são classificados em três tipos cite os e comente sobre cada um deles. 4- O que é prevenção de acidentes do trabalho ou doenças relacionadas ao trabalho de exemplos de prevenção? 5 – O que você pode dizer sobre causas de acidentes do trabalho? 6 – Comente sobre a Técnica de investigação de trabalho. 7 – O que você pode dizer sobre a CAT – Comunicação de acidentes do trabalho? 8 – Diante de tantos acidentes que ocorrem o que fazer para evitar acidentes de trabalho? 9 – Cite algumas regras a serem seguidas para evitar que acidentes de trabalho aconteçam ?
  7. 7. RESPOSTAS: 1- O que é um acidente de trabalho conforme o conceito legal no Art. 91 da Lei 8.213 de julho 91? É o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução da capacidade para o trabalho permanente ou temporário. 2- O que é um acidente de trabalho conforme conceito prevencionista? Toda ocorrência não programada, estranha ao andamento normal do trabalho, da qual possa resultar danos físicos e/ou funcionais ou a morte do trabalhador e/ou danos materiais e econômicos a empresa. 3 – Os acidentes de trabalho são classificados em três tipos cite os e comente sobre cada um deles. a)Acidentes típicos – é aquele decorrente das características da atividade profissional que cada indivíduo exerce. b)Acidentes de trajeto – é aquele que decorre do trajeto da residência do trabalhador para o local de trabalho ou vice versa. c)Doenças Profissional ou do trabalho – doença produzida ou desencadeada pelo exercício de determinada função, característica de um emprego específico.
  8. 8. 4- O que é prevenção de acidentes do trabalho ou doenças relacionadas ao trabalho de exemplos de prevenção? É tudo aquilo que devemos fazer para evitar um acidente ou uma doença relacionada ao trabalho. Exemplos: Respeitar os princípios de segurança; Respeitar os princípios operacionais; Não retirar as proteções de máquinas; Participar de treinamentos de segurança; Utilizar corretamente os EPIs; Sinalizar as sinalizações de segurança; Realizar check list básico de segurança entre outros. 5 – O que você pode dizer sobre causas de acidentes do trabalho? É a ação e ou condição que procede imediatamente ao acidente, é o fato que se fosse removido a tempo, o acidente não teria acontecido, sempre haverá causas para justificar a ocorrência de uma acidente : o fator pessoal e as condições inseguras. 6 – Comente sobre a Técnica de investigação de trabalho. Investigar um acidente é reconstituir o ocorrido através dos vestígios encontrados no local e atraves de dados coletados nas indagações feitas no local e através de dados coletados nas indagações feitas juntos aos elementos diretamente envolvidos com o acidente, a investigação de ser mais mais completa possível e não omitir os seguintes aspectos: atividade desenvolvida no momento do acidente, Descrição do acidente, Equipamentos envolvidos, Ferramentas utilizadas.
  9. 9. 7 – O que você pode dizer sobre a CAT – Comunicação de acidentes do trabalho? Todo e qualquer acidente deve ser informado de imediato ao coordenador, líder, técnico de segurança, ou responsável direto pelo trabalho. Emitir uma CAT , é obrigatório por lei, preenchido pelo SESMT, a fim de comunicar o INSS, no prazo máximo de 24 horas após o acidente. Em casos de acidentes mesmo com menos de 15 dias de afastamento, sem afastamento do trabalho e no acidentes de trajeto, em todos os casos de doenças ocupacional ou do trabalho. Comunincação de acidente do trabalho – Art. 22 Lei 8.213 de 24 julho 91. 8 – Diante de tantos acidentes que ocorrem o que fazer para evitar acidentes de trabalho? Prevenir ainda é a melhor maneira de evitar que um acidente aconteça, por isso é preciso criar uma mentalidade prevencionista, através de uma cultura tanto por parte dos empregados como dos empregadores, buscando sempre evitar os improvisos e promovendo conscientização em relação aos riscos no ambiente de trabalho, treinando, educando os colaboradores para utilização dos EPIs. 9 – Cite algumas regras a serem seguidas para evitar que acidentes de trabalho aconteçam ?

×