Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Revisão fundamentos da administração

5,650 views

Published on

Prévia do resumo das Aulas de Fundamentos da Administração

Published in: Education
  • Be the first to comment

Revisão fundamentos da administração

  1. 1. Revisão Fundamentos da Administração Conceituar Administração o É um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação de recursos, transformando em ação para que objetivos sejam alcançados de forma eficiente e eficaz. Henry Fayol qual foi seu principio? o Divisão do trabalho; Autoridade e responsabilidade; Disciplina; Unidade de comando; Unidade de direção; Subordinação dos interesses individuais aos gerais; Remuneração do pessoal; Centralização; Cadeia escalar; Ordem; Equidade; Estabilidade do pessoal; Iniciativa; Espírito de equipe Cultura organizacional? o São os valores partilhados pelo grupo de forma estável e duradoura no decorrer do tempo Quais as habilidades que o administrador deve ter? o liderança: habilidade para influenciar outros na realização de tarefas; o auto-objetividade: habilidade de se avaliar de modo realista; o pensamento analítico: habilidade para interpretar e explicar padrões nas informações; o comportamento flexível: habilidade para modificar o comportamento pessoal, para atingir um objetivo; o comunicação oral: habilidade para se expressar claramente em apresentações orais; o comunicação escrita: habilidade para expressar com clareza as próprias ideias ao escrever; o impacto pessoal: habilidade para passar uma boa impressão e infundir confiança; o resistência ao estresse: habilidade para desempenhar bem sob condições de forte pressão psicológica. Quais os objetivos do administrador? o planejamento, organização, direção e controle Quais foram as contribuições da 1ª revolução Industrial? o Primeira fase: a mecanização da indústria e da agricultura: o a máquina de fiar – Hargreaves (1767); o o tear hidráulico – Arkwright (1769); o o tear mecânico – Cartwright (1785); o o descaroçador de algodão – Whitney (1792); o Segunda fase: a aplicação da força motriz à indústria; o Terceira fase: o desenvolvimento do sistema fabril; o Quarta fase: a aceleração dos transportes e das comunicações: o a navegação a vapor – Denis Papin (vapor – XVII) e Watt (máquina - 1776); o rodas propulsoras substituídas por hélices; o locomotiva a vapor: primeira estrada de ferro na Inglaterra (1825); o morse inventa o telégrafo elétrico (1835); o é inventado o telefone por Graham Bell (1876).
  2. 2. Quais os princípios gerais das teorias de Henry e Frederick? a) Divisão do trabalho e estudo de tempos e movimentos b) Estudo da Fadiga humana e da disciplina c) Unidade de comando e de direção d) Subordinação dos interesses individuais aos gerais e) As alternativas c e d estão corretas Qual foi o ponto central da teoria das relações humanas? O que é organização? o Organizações são entidades, instituições ou empresas com propósitos definidos, compostas por sistemas, processos e metodologias de trabalho, pessoas e recursos que interagem na busca e consecução de objetivos junto à sociedade. Quais são as camadas da pirâmide de necessidades de Maslow? Quais são as teorias motivacionais que se fundamentam no estimulo dos comportamentos considerados bons e que surtem efeitos positivos. Na estrutura organizacional quais são os fatores condicionantes para o sucesso Quais os elementos da estrutura organizacional Sistema de Responsabilidades  Departamentalização  Linha e assessoria  Atribuição de responsabilidades Sistema de Autoridade  Amplitude de controle
  3. 3.  Níveis hierárquicos  Centralização/descentralização  Delegação Sistema de Decisões  Dados  Informações  Decisões  Ações Sistema de Comunicação  O que? Como?  Quando? Por que?  Quanto?  De quem? Para Quem? Quando o poder de decisão deixa de se concentrar, formalmente, na alta cúpula administrativa definimos como o que? O planejamento estratégico os fatores internos são analisados como?

×