Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

AULA 03 - Introdução - Diversas formas de iniciar uma redação - PRONTO

43,831 views

Published on

Material produzido pela Professora Sílvia Cláudia Marques Lima

Published in: Education
  • Be the first to comment

AULA 03 - Introdução - Diversas formas de iniciar uma redação - PRONTO

  1. 1. Professora Sílvia Cláudia Marques LimaA primeiraimpressão quefica !INTRODUÇÃO É...
  2. 2. EM UMA REDAÇÃO O ESTUDANTE DEVE: Compreender a proposta. Preparar o repertório sobre: o que sabe sobre o assunto? algum conceito que pode ser associado ao tema? que argumento usar para validar o ponto de vista? como citar algum nome expressivo respeitado no meio acadêmico? citar algum dado? Reportagem, literatura, música, cinema. (evite citarnovelas e livros de auto ajuda); Planeje seu texto. Estrutura argumentativa. Use o conhecimento adquirido na escola e em suas leituras. (aplicar conceitos devárias áreas do conhecimento); Ligue sempre a conclusão com a introdução. Na conclusão sempre dê uma sugestão para melhorias, ações conjuntas e/oupropostas de ação.
  3. 3. DICAS PARA INTRODUÇÃO: Apresente o tema logo no início do texto; As frases escritas em ordem direta dão mais clareza aotexto (sujeito + verbo + complementos); Defenda seu ponto de vista sem ferir os direitos humanos; Evitar generalizações e lugares comuns:Ex: Com certeza, todo político é corrupto, a nível de, entreoutras tantas, hoje em dia, etc.
  4. 4. DIVERSASFORMAS DE SEINICIAR UMADISSERTAÇÃO
  5. 5.  Afirmação - é o ponto de partida mais utilizado; Deve ser forte, para despertar o interesse do leitor emconhecer o argumento (desenvolvimento);Ex: “As preocupações dos jovens apresentam-se abrangentes.Dão atenção às questões ambientais, à violência e, até mesmo,à desigualdade social.”Tema: O jovem e a cidadania.
  6. 6. SEQUÊNCIA DE PERGUNTAS
  7. 7. “O que dizer de desvio de verbas? De malas cheias dedinheiro sem procedência? E de políticos que nãocumprem o que a ética, a moral e os bons costumespreconizam? Sobram revolta, indignação, perplexidade,tristeza e outros sentimentos que merecem reflexão paraações sociais.”Tema: Corrupção.
  8. 8. “ Pipas, jogo de bola de gude, pião, amarelinha e danças deroda. Não há quem não tenha uma boa recordação da suainfância e das brincadeiras com seus amigos.Essas atividades proporcionam grande divertimento, alémde uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas, fazeramizades e aprender a se relacionar em grupo.”Tema: Atividades que aproximam as pessoas.
  9. 9.  “ Em um comentado filme de 2000 intitulado„Traffic‟, vencedorde quatro Oscars, Steven Spielberg pinta um quadro realista ecomplexo do mundo das drogas.O longa-metragem retrata a situação nos países. Mostranarcotráfico, corrupção, consumo de drogas e problemasfamiliares. Realmente vive-se em uma sociedade viciada.”Tema: Os vícios da sociedade.
  10. 10. a) Citação Direta: Bob Marley definiu em uma frase o porquê da dificuldade em vencer adesigualdade racial: "Enquanto a cor da pele for mais importante queo brilho dos olhos, sempre haverá guerra.” É chegado, portanto, omomento em que é possível tornar realidade a perspectiva de umasociedade igual para todos, visto que, para muitos, a cor da pele jánão é um diferencial.Tema: preconceito racial.b) Citação Indireta:O escritor T.S. Eliot afirmava que a humanidade é incapaz de suportara realidade e ele estava certo: a maior parte das pessoas prefere umfilme a se deparar com o horror mostrado pelo noticiário.Tema: Violência.
  11. 11.  “Uma cena clássica: adolescentes em seusquartos plugados no mundo virtual e pais dolado de fora, sem saber como lidar com essanova realidade. ”Tema: Conflito de gerações.
  12. 12.  Caracteriza-se pela exposição de um série de dados, um a um.Presta-se bem à indicação de características, funções, processos,situações, sempre oferecendo o complemento necessário à afirmaçãoestabelecida na frase nuclear. Pode-se enumerar, seguindo-se oscritérios de importância, preferência, classificação ou aleatoriamente.“O adolescente moderno está se tornando obeso por váriascausas: alimentação inadequada, falta de exercícios sistemáticose demasiada permanência diante de computadores eaparelhos de tv.”Tema: Obesidade infantil.
  13. 13.  Fazer uma analogia com o tema da redação e outro assunto.O presidente Lula deveria calçar as sandálias da humildade.Imagina que pode reger o desenvolvimento do país comoMoisés abriu o mar em duas metades.Talis Alvarenga. “Sandálias da humildade”. Veja./ 2005
  14. 14.  É uma forma simples de esclarecer o tema em seus preceitos maisbásicos.O carnaval constitui uma festa tida como pagã, devido ao ritmosensual do samba que embala corpos seminus. No entanto, por maisimpressionante que possa parecer, o carnaval tem suas origens natradição cristã.Tema: Carnaval
  15. 15.  O conhecimento de fatos históricos pode auxiliar no momentode escrever a introdução. Citando simplesmente ouconfrontando passado e presente.Alexandre, o grande, dominou boa parte docontinente Eurasiano e morreu tentando conquistar novosterritórios. Napoleão perdeu o império na tentativa de darum passo maior que suas diminutas pernas. O poder cegaos homens e os impede de enxergar as proporçõescorretas de suas ações no mundo.Tema: A embriaguez do poder.

×