Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apostila veganizando

1,012 views

Published on

  • Be the first to comment

Apostila veganizando

  1. 1. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Apostila com as melhores receitas do Veganizando na Cozinha! Marcele S. Yakabi
  2. 2. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Sejam bem-vindos! Olá! Essa é uma apostila digital com as melhores receitas do blog Veganizando na Cozinha, em comemoração ao aniversário de um ano. Nosso objetivo é trazer receitas fáceis, saborosas e livres de crueldade. Tudo é feito com muito amor, por isso, se copiar, cite a fonte. Nós agradecemos! As fotos são feitas com a colaboração da fotógrafa Letícia Yakabi. Que as receitas sirvam de inspiração e que sejam mais uma fonte de propagação do amor aos animais, que é o que nos move. Obrigada!
  3. 3. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Abobrinha rápida Você vai precisar de: - 2 abobrinhas médias - sal - azeite Como fazer? Fatie as abobrinhas (fatias finas), tempere com sal e um pouco de azeite. Asse em forno pré-aquecido (180 graus) por 10 minutos. Sirva quente ou frio!
  4. 4. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Almôndegas de lentilha com alho poró Você vai precisar de: - 1/2 copo de lentinhas - 2 talos de alho poró - sal a gosto - pimenta vermelha a gosto - 1/2 copo de farelo de aveia - 2 colheres (sopa) farinha de soja - gergelim a gosto - cheiro verde - azeite Como fazer? Para cozinhar a lentinha, deixe de molho por 1 hora, mas, se não tiver tempo, é só deixar cozinhar mais tempo na panela. Depois de deixar de molho, escorra a água e cozinhe em panela comum por 15 a 20 minutos. Se não deixar de molho, cozinhe um pouco mais até ficarem macias. Enquanto isso, fatie o alho poró e refogue por 10 minutos (Vá adicionando água para não secar). Para fazer as almôndegas, escorra a água da lentilha cozida e amasse-as com um garfo (pode deixar algumas inteiras). Junte às lentinhas: o alho poró, o sal, a pimenta, o cheiro verde, 1 colher de azeite, o gergelim, o farelo de aveia e a farinha de soja. Misture bem e modele as almôndegas. Em forno pré-aquecido a 170 graus, leve as almôndegas ao forno e deixe por 15 minutos, vire o lado e deixe assar por mais 15 minutos. Faça um molho para acompanhar! Rendimento: 12 almôndegas.
  5. 5. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Batata doce recheada Você vai precisar de: - 1 batata doce japonesa - 1 cenoura pequena ralada - brócolis pré-cozido a gosto - 1 alho pequeno picado - gergelim a gosto - sal a gosto - pimenta do reino moída na hora Como fazer? Cozinhe a batata doce na panela de pressão. Acredito que leve uns 10 minutos. Corte a batata ao meio, e com a ajuda de uma colher, retire grosseiramente o miolo, amassando- o com a ajuda de um garfo. Em um refratário misture o alho, a cenoura, o sal e o miolo da batata amassado. Misture bem e recheie as duas partes da batata. Por cima coloque os pedaços de brócolis, o gergelim e a pimenta. Leve para gratinar no forno por 10 a 15 minutos e pronto!
  6. 6. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Bolinho de espinafre Você vai precisar de: - 1 maço de espinafre - 1 cebola pequena - 2 dentes de alho - 1/2 copo de farelo de aveia - 1/2 copo de quinoa em flocos - gergelim a gosto - sal a gosto - 2 colheres (sopa) de azeite Como fazer? Lave bem o espinafre e corte as folhas e os talos em pequenos pedaços. Em uma panela, doure a cebola e o alho picados em um pouco de azeite. Acrescente o espinafre e cozinhe por alguns minutos (até murchar). Deixe esfriar um pouco. Em um refratário, coloque o espinafre cozido e todos os outros ingredientes (Se quiser, ao invés da quinoa, pode utilizar um copo só de farelo de aveia). Misture bem. Em um frigideira, regue um pouco de azeite e vá fazendo os bolinhos com a ajuda de duas colheres de sopa. Coloque uma quantidade pequena em uma colher e molde com a outra colher, formando os pequenos bolinhos. Quando colocar na frigideira, deixe dourar de um lado e vire para o outro lado, achatando o bolinho. Deixe dourar e está pronto!
  7. 7. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Couscous marroquino com espinafre Você vai precisar de: - 1 copo de couscous marroquino hidratado de acordo com a embalagem. - 1 cenoura média ralada - 1/2 maço de espinafre cortado em pequenos pedaços (usei só as folhas) - 1 dente de alho - sal a gosto - azeite a gosto Como fazer? Hidrate o couscous e reserve. Doure o alho picado no azeite e adicione a cenoura ralada. Deixe refogar por alguns minutos (adicione um pouco de água caso comece a secar). Logo, adicione o espinafre e refogue mais um pouco. Adicione o couscous que estava reservado e misture bem. Coloque o sal e misture novamente. Por último, quando desligar o fogo, regue um pouco de azeite e misture.
  8. 8. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Escondidinho de brócolis Você vai precisar de: - 1 brócolis médio (usei o japonês) - 5 batatas médias - 2 dentes de alho - 3/4 copo de leite de soja - sal Como fazer? Descasque as batatas, corte-as em tiras e cozinhe no vapor. Enquanto isso limpe o brócolis e corte em pequenos pedaços, ou do tamanho que desejar. Pique o alho e refoge o azeite, depois adicione o brócolis, refogando bem até ficarem macios. Por fim coloque uma pitada de sal e mexa mais um pouco. Amasse as batatas cozidas com um garfo ou com um espremedor. Em uma panela com fogo baixo coloque as batatas amassadas, uma pitada de sal e o leite de soja. Misture bem por 2 minutos e reserve. Em um refratário ou forma média coloque metade do purê de batatas que estava reservado, recheie com o brócolis e coloque a outra metade do purê por cima. Para fazer esse efeito "tostado", espalhe uma colher de sopa de shoyu (molho de soja) por cima do escondidinho e leve ao forno por 15 minutos. Pronto!
  9. 9. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Esfiha Vegana Você vai precisar de: - 2 copos de leite de soja morno - 1 tablete de fermento biológico fresco - 1 colher (sobremesa) de açúcar - 3 colheres (sopa) de óleo vegetal - sal a gosto - farinha de trigo até dar o ponto Recheio: - queijo de tremoço (receita: http://www.vegvida.com.br/site/receitas/salgados/queijo- de-tremoco-corte-ou-cremoso-843/) - tomate picado Como fazer? Em uma tigela, colocar o fermento, o açúcar e o leite de soja morno para dissolver. Em seguida, adicionar o sal e o óleo. Colocar a farinha de trigo até dar o ponto (quase grudando na mão). Depois, faça bolinhas pequenas e deixe descansar por 20 - 30 minutos. Abra cada bolinha e coloque o recheio, fechando em formato de esfiha. Deixe assar em temperatura média até dourar. dos dois lados.
  10. 10. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Hambúrguer de feijão branco Você vai precisar de: - 1 copo e meio de feijão branco cozido (deixar de molho por 12 horas antes de cozinhar) - alho picadinho a gosto - 1 cenoura pequena ralada - 2 colheres (sopa) de aveia - cheiro verde a gosto - pitada de sal - meio copo de farinha de trigo integral (se achar necessário coloque um pouco mais) Como fazer? Escorra o feijão cozido e amasse os grãos (formando um purê). Adicione a cenoura, o alho, o cheiro verde, o sal e a aveia. Coloque a farinha de trigo aos poucos até conseguir moldar os hambúrgueres. Unte uma forma com azeite e coloque os hambúrgueres para assar. Deixe dourar de um lado e vire. Deixe dourar do outro e está pronto! (cerca de 25 minutos, temperatura de 190 graus) Faça um molho para acompanhar!
  11. 11. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Hambúrguer de tremoço com batata Você vai precisar de: - 1 batata média - 1 copo de tremoço sem casca em conserva - cheiro verde - 1/2 copo de quinoa em flocos - gergelim torrado integral Como fazer? Cozinhe a batata no vapor e amasse bem. Junte à batata: o tremoço picadinho, o cheiro verde, o gergelim e a quinoa em flocos. Misture bem e modele os hambúrgueres. Em uma frigideira antiaderente regue um pouco de azeite e doure bem dos dois lados do hambúrguer.
  12. 12. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Mini hambúrguer de quinoa com batata e tomate seco Você vai precisar de: - 2 batatas pequenas - Tomate seco em conserva (3 unidades) - Cheiro verde a gosto - Meio copo de quinoa em grãos - 2 colheres (sopa) de farinha de soja - 2 colheres (sopa) de farelo de aveia - Azeite - 2 dentes de alho - 1 colher (chá) de linhaça Como fazer? Lave a quinoa e coloque-a para ferver em cerca de 1 e ½ copo de água. Não adicione tempero. Retire do fogo quando a água secar. Reserve. Cozinhe as batatas no vapor, ou na água, como preferir. Retire do fogo quando estiverem macias e amasse-as, formando um purê. Adicione os dentes de alho picados, o cheiro verde e o tomate seco picado ao purê de batata. Mexa e adicione a quinoa que estava reservada, as colheres de farinha de soja e de aveia. Misture tudo para incorporar e finalize com um fio de azeite, misturando. Com as mãos, modele os mini-hambúrgueres. Coloque um fio de azeite em uma frigideira antiaderente e deixe dourar dos dois lados. Está pronto!
  13. 13. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Panquecas verdes e semi-integrais com recheio de palmito Você vai precisar de: Massa: - 1 e 1/2 copo de farinha de trigo (usei metade integral) - 2 copos de água - 1/4 de copo de quinoa cozida - 1 colher (chá) fermento em pó - 1 colher (chá) sal - 2 folhas de couve - 2 colher (sopa) de óleo Recheio: - palmito - 1 cebola pequena - 1 dente de alho pequeno Como fazer? Massa: Cozinhe a quinoa com o dobro de água e reserve. Em um liquidificador coloque a água, a farinha, o sal e o óleo. Bata bem. Acrescente as folhas de couve aos poucos e bata. Por fim, adicione o fermento em pó e bata só um pouco. Acrescente à massa a quinoa já cozida e misture sem bater. Em uma frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e deixe esquentar um pouco. Com uma concha de cozinha cheia, despeje a massa na frigideira e vire só quando
  14. 14. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br começar a se soltar. Se precisar, tente soltar com a ajuda de uma espátula. Vire para o outro lado e deixe até dourar um pouco. Faça o mesmo com o resto da massa, medindo sempre a quantidade na concha. Recheio: Corte a cebola e o alho em pequenos pedaços e refogue com um pouco de azeite. Corte o palmitos em cubos e adicione ao refogado. Deixe cozinhar por pelo menos 10 minutos. Caso seja necessário, acrescente um pouco de água para não queimar. Monte as panquecas colocando uma porção do recheio e enrolando-as com as mãos. Fiz um molho de tomate para colocar por cima. Delícia! Rende cerca de 8 panquecas! Se for fazer para mais pessoas, dobre a receita.
  15. 15. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Pastel semi-integral de forno Você vai precisar de: Para a massa: - 1 ½ copo de farinha de trigo integral - 1 ½ copo de farinha de trigo branca - ½ copo de castanhas - 4 colheres de sopa de azeite - 1 xícara de água - sal a gosto Para o recheio: - 1 vidro de palmito - 1 colher (sopa) de extrato de tomate - 1 cebola Como fazer? Bata as castanhas até ficarem bem trituradas. Adicione a água, o sal, o azeite e misture. Vá adicionando as farinhas até obter uma massa elástica. Com um rolo de massa e uma superfície coberta com um pouco de farinha, estique bem a massa até ficar fina. Corte nos tamanhos que desejar e recheie. Para fazer o recheio é só cortar a cebola e o palmito em cubos e refogar por 10 minutos com o extrato de tomate. Claro que o recheio fica a critério de cada um! Depois de rechear, dobre ao meio e com a ajuda de um garfo feche as laterais, pressionando com cuidado. Asse em forno baixo por 30 minutos.
  16. 16. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Patê de tofu com amêndoas e gergelim Você vai precisar de: - 8 unidades de amêndoas torradas - 200 g de tofu (secar com um pano ou papel toalha) - cebolinha a gosto - 1 colher rasa (sopa) de azeite - 1 colher (sopa) de gergelim Como fazer? Processe todos os ingredientes formando uma pasta. Se a amêndoa já for salgada, não é necessário acrescentar sal, mas caso não seja, acrescente um pouco de sal. Delícia!
  17. 17. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Pinhão com creme de arroz Você vai precisar de: - cerca de 20 unidades de pinhão - meio copo de PTS grossa (opcional) - champignon a gosto - meia lata de creme de arroz* - sal - 2 tomates médios - meia latinha de extrato de tomate - 1 cebola pequena - 2 dentes de alho Como fazer? Para cozinhar o pinhão, coloquei na pressão por 30 minutos. Dá um trabalhinho descascar mas vale muito a pena! Hidrate a PTS em água morna e meio limão. Corte os pinhões em três partes, ou como desejar e reserve. Pique o tomate e o champignon e reserve também. Corte a cebola em tiras pequenas e o alho em pedacinhos. Refogue-os com um pouco de azeite. Acrescente o champignon picado e mexa um pouco. Acrescente os tomates picados, o pinhão e a PTS. Coloque um pouco de água para não secar muito e acrescente também o extrato de tomate, mexendo um pouco. Coloque uma pitada de sal, misture e deixe apurar por uns 10 minutos. Por último, coloque o creme de arroz e deixe por mais alguns minutos. Prontinho. Faça um arroz integral para acompanhar! *Comprei o creme de arroz importado da itália. Encontrei no Pão de Açúcar. O preço foi por volta de R$5,00.
  18. 18. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Pinhão refogado Você vai precisar de: - 10 unidades de pinhão cozido - 1 cebola - 2 dentes de alho Como fazer? Corte o alho e a cebola em tiras finas. Corte também o pinhão no tamanho que desejar. Refogue o alho e a cebola no azeite e adicione o pinhão picado. Refogue bem por alguns minutos e adicione uma pitada de sal.
  19. 19. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Quinoa cremosa Você vai precisar de: - 1 cenoura pequena - 1 copo de quinoa - 10 unidades de pinhão (cozidos) - 1 dente de alho - sal - 1/3 da caixinha de creme de arroz Como fazer? Cozinhe a quinoa com o dobro de água e reserve. Corte a cenoura em quadradinhos pequenos e reserve. Em uma panela, coloque o alho picadinho e doure no azeite. Acrescente a cenoura picada e coloque um pouco de água para cozinhar (1/2 copo). Depois, acrescente o pinhão cozido e uma pitada de sal. Mexa bem e acrescente a quinoa já cozida. Por último, o creme de arroz. Mexa bem e sirva.
  20. 20. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Salada de batata e cenoura Você vai precisar de: - 3 batatas médias - 2 cenouras pequenas - ervas secas - 5 a 6 colheres (sopa) cheias de maionese vegana (Use a Vegetale ou alguma caseira) Como fazer? Descasque as batatas e a cenoura e corte-as em quadradinhos pequenos. Cozinhe no vapor até ficarem macias, mas não muito moles. Espere esfriar e adicione a maionese e as ervas misturando bem.
  21. 21. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Sojasco Espetinho de PVT Hidrate em água morna a PVT graúda, junto com suco de meio limão. Depois de hidratada, esprema bem a PVT e disponha sobre um refratário com tampa. Tempere como desejar. Nós utilizamos ervas secas, shoyu e alho. Misture bem o tempero e tampe, deixando na geladeira de um dia pro outro, para que o tempero seja bem absorvido. No dia seguinte, coloque a PVT nos espetinhos. Espetinho de legumes. Monte os espetinhos com legumes variados: abobrinha, pimentão, tomate, cebola, champignon. Espetinho de batata e cenoura. Utilizamos aquelas batatas bolinhas, com a casca e cenouras pequenas cortadas em rodelas. Linguiça na grelha. Utilizamos a linguiça da Goshen e cortamos em rodelas. Para acompanhar: arroz, vinagrete, salada, maionese vegana, e o que a criatividade mandar!
  22. 22. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Suco de laranja, maçã e banana Você vai precisar de: - suco de 2 laranjas - 1 banana prata pequena - 1 maçã pequena com casca Como fazer? Bater todos os ingredientes e servir sem coar. Fica parecendo uma vitamina. Muito bom!!!
  23. 23. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Suco de laranja com maracujá e gengibre Você vai precisar de: - suco de 3 laranjas - meia polpa de maracujá azedo - raspas de gengibre - 1 colher (chá) de melado (opcional) Como fazer? Bata tudo no liquidificar e sirva em seguida! Não precisa coar. Há outra opção, que foi a que fiz: separe a polpa de meio maracujá e bata com um pouco de água (utilize o modo pulsar), tentando não trituras as sementes. É só coar. Depois junte o maracujá coado com os outros ingredientes e faça como indicado.
  24. 24. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Suco de maracujá, laranja e hortelã Vou precisar de: - suco de 3 laranjas - meia polpa de maracujá - 6 folhinhas de hortelã - melado para adoçar (opcional) Como fazer? Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Sirva em seguida sem coar.
  25. 25. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Suco roxo Você vai precisar de: - 1 beterraba bem pequena e crua - 1 cenoura pequena e crua - 4 laranjas Como fazer? Esprema as laranjas em um espremedor. Coloque no liquidificador a beterraba descascada e a cenoura descascada. Adicione o suco de laranja e bata bem. NÃO coe! Fica uma delícia!
  26. 26. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Suco verde detox Você vai precisar de: - 1 maçã pequena - 1 folha de couve - 200 ml de água de coco (gelada) - raspas de gengibre Como fazer? Bata tudo no liquidificador e sirva! Não coe!
  27. 27. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Tofu marinado grelhado Você vai precisar de: - Um pedaço médio de tofu - 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu) - 1 colher (sopa) de azeite - 1 colher (chá) de melado - 1 dente de alho - cebolinha a gosto - gergelim a gosto Como fazer? Corte o tofu em pedaços de 1 centímetro de espessura. Coloque as fatias deitadas em um pote, fazendo uma única camada. Reserve. Corte o alho em pedaços grandes e misture-os com o shoyu, o azeite, e o melado. Despeje essa mistura sobre os pedaços de tofu e deixe marinar por pelo menos 30 minutos na geladeira. Em um frigideira antiaderente, coloque delicadamente os pedaços de tofu sem o alho e deixe dourar dos dois lados. Retire do fogo e acrescente a cebolinha e o gergelim. Sirva em seguida.
  28. 28. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Vitamina de leite de linhaça, maçã e banana Você vai precisar de: - 200 ml de leite de linhaça (instruções a seguir) - meia maçã - 1 banana prata Como fazer? Para o leite de linhaça: No dia anterior coloque 2 colheres de sopa de linhaça em um recipiente com 10 colheres (sopa) de água. Deixe por cerca de oito horas na água. Coloque a linhaça hidratada para bater com 1 copo de água mineral (também pode ser com água de coco), e coe (se preferir pode deixar sem coar). No liquidificador coloque o leite de linhaça, a maçã e a banana e bata bem. É só servir!
  29. 29. http://www.veganizandonacozinha.blogspot.com.br Wrap de couve Você vai precisar de: - Folhas de couve - Maçã picada em cubos - Beterraba ralada - Cenoura ralada - Tomate picado - Sal a gosto - Azeite a gosto - Cheiro verde a gosto Como fazer? Limpe bem a folha de couve e tire a parte mais grossa do talo. Depois de picar todos os outros ingredientes é só rechear a gosto e colocar azeite, sal e cheiro verde para temperar. Não coloque muito recheio se não fica difícil para enrolar o wrap. Depois de rechear é só enrolar a folha de couve. Procure usar ingredientes orgânicos porque fica melhor ainda!

×