Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Hernia de disco

4,105 views

Published on

Causas, tratamento, como previnir, o que é, etc.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Hernia de disco

  1. 1. Grupo: Manuela, Nina, Luiza.
  2. 2. O que é hérnia de disco?  A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função é evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.  Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.
  3. 3. Causas:  Predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguida do envelhecimento, da pouca atividade física e do tabagismo. Carregar ou levantar muito peso também pode comprometer a integridade do sistema muscular que dá sustentação à coluna vertebral e favorecer o aparecimento de hérnias discais.  Mais raramente, um acidente ou injúria pode também levar ao surgimento de uma hérnia de disco.
  4. 4. Sintomas da hérnia de disco: Uma pessoa pode ter uma hérnia de disco e nem se dar conta disso. Mas na maioria dos casos o paciente sente dores insuportáveis. A dor é mais concentrada nas regiões lombar e cervical da coluna. Os principais sintomas da hérnia de disco são:  Dor nos braços ou nas pernas, dependendo do local onde está a hérnia. Se estiver na região lombar, as dores estarão mais localizadas nos membros inferiores. Se estiver na região cervical (na nuca), as áreas mais afetadas por dores serão os membros superiores e os ombros;  Prostração e sensação de formigamento;  Sensação de fraqueza por causa dos músculos das costas atingidos pela hérnia de disco.
  5. 5. Diagnóstico: O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como:  Raio X; tomografia ;  ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.
  6. 6. Tratamento:  O primeiro tratamento para a hérnia de disco é um período curto de repouso com medicamentos analgésicos, seguido por fisioterapia. A maioria das pessoas que segue esses tratamentos se recupera e retorna a suas atividades normais. Poucas pessoas precisarão de mais tratamento, que pode incluir injeções de esteroides ou cirurgia.  As pessoas que sofreram um deslocamento de disco causado por lesão (como um acidente de carro ou levantamento de objeto pesado) receberão medicamentos anti-inflamatórios e drogas analgésicas do tipo narcóticas, se apresentarem dor forte nas costas e nas pernas.  Caso o paciente tenha espasmos nas costas, provavelmente receberá relaxantes musculares. Em raras ocasiões, podem ser receitados esteroides, tanto em comprimidos quanto diretamente no sangue por via intravenosa.  Em último caso, a cirurgia pode ser uma opção para os poucos pacientes cujos sintomas não desaparecem com outros tratamentos e ao longo do tempo.
  7. 7. Complicações possíveis:  Dor nas costas a longo prazo e piora progressiva dos sintomas;  Perda de movimento ou de sensibilidade nas pernas e nos pés;  Perda de funcionalidade de intestinos e bexiga;  Mais raramente, lesão medular permanente.
  8. 8. Expectativa:  A maioria das pessoas com hérnia de disco melhora com o tratamento. Uma pequena porcentagem pode continuar tendo dor nas costas mesmo depois de tratar-se.  Pode levar de vários meses até um ano ou mais para que a pessoa retome todas as atividades sem que haja dor ou tensão nas costas. As pessoas que exercem funções que implicam tensão nas costas ou carregamento de peso podem necessitar mudar de emprego para evitar novas lesões nas costas.
  9. 9. Prevenção:  Algumas medidas podem prevenir a hérnia de disco. Obter segurança no trabalho e lazer, usando técnicas adequadas de levantamento de peso e controle do peso corporal são uma das principais maneiras de se prevenir lesões nas costas, entre elas a hérnia de disco.  Exercícios físicos e o cultivo de uma boa postura corporal a qualquer momento do dia são outros métodos preventivos eficientes.  Médicos recomendam o uso de órteses para as costas para ajudar a sustentar a coluna. Essas órteses podem ajudar a prevenir lesões em pessoas que têm que carregar objetos pesados no trabalho. Porém, o uso excessivo desses dispositivos pode enfraquecer os músculos abdominais e das costas, piorando o problema.
  10. 10. Bibliografia: http://www.minhavida. com.br http://drauziovarella.co m.br/

×