Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Nao julgueis-nao-julgados

3,871 views

Published on

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

Nao julgueis-nao-julgados

  1. 1. (Org. por Sérgio Biagi Gregório) Não Julgueis para não Serdes Julgados DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO AULA E PALESTRA
  2. 2. NÃO JULGUEIS Introdução É possível suprimir o julgamento? Como interpretar o “Não julgueis para não serdes julgados”? O que significa julgar? E julgamento?
  3. 3. JULGAR, JULGAMENTO Definição Julgar Julgamento Formar opinião, conceito sobre pessoas e coisas. Ato ou efeito de julgar. Opinião, juízo, apreciação.
  4. 4. NÃO JULGUEIS, E NÃO SEREIS JULGADOS Citação Bíblica 1. "Não julguem, e vocês não serão julgados. 2. De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem. 3. Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? 4. Ou, como você se atreve a dizer ao irmão: 'deixe-me tirar o cisco do seu olho', quando você mesmo tem uma trave no seu? 5. Hipócrita, tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão." (Mateus, 7, 1 a 5)
  5. 5. PROBLEMA DO JULGAMENTO Limitação do Conhecimento - O Planeta Terra ainda não é um orbe bem desenvolvido. - Mundo de expiações e provas. - Mal predomina sobre o bem. - Evolução rudimentar. - Viés de julgamento.
  6. 6. PROBLEMA DO JULGAMENTO Interpretação da Realidade - Desde Aristóteles, pensamos de forma dicotômica. - Certo/errado; bom/mau; rico/pobre. - Raciocinamos pelos extremos. - Dificuldade de ver o inimigo como amigo. - Remédio amargo pode curar mais rapidamente.
  7. 7. PROBLEMA DO JULGAMENTO Percepção da Verdade - Conhecimento é uma relação entre sujeito e objeto. - O Sujeito capta o Objeto. - Se a imagem coincidir com a do objeto  VERDADE. - Se a imagem não coincidir  ERRO - A lenda dos sete sábios cegos e o elefante.
  8. 8. SUPRESSÃO DO EU O Eu - Eu  Egoísmo  Egocentrismo - Buda  deixar a ilusão do mundo  Nirvana - Interesse pessoal e do grupo - Estou sempre certo; o outro, errado.
  9. 9. SUPRESSÃO DO EU O Não-Eu - Esforço para suprimir o EU. - Descartar a pequenez da individualidade. - Expandir a percepção além do sensível. - Na Terra há bilhões de habitantes. Por quê somente nós estamos com a razão? - Uma boa pergunta: como Cristo agiria em tal situação?
  10. 10. PURIFICANDO O JULGAMENTO Mulher Adúltera - Mulher pega em adultério. - Pela lei de Moisés, deveria ser apedrejada. - Jesus disse: “Quem estiver sem pecado que atire a primeira pedra”. - Todos se retiraram, começando pelos mais velhos. - A sós, disse à mulher: “Vá e não peques mais”. - Princípio da indulgência : não condenar nos outros o que desculpamos em nós.
  11. 11. PURIFICANDO O JULGAMENTO Busquemos o melhor - O Espírito Emmanuel (Fonte Viva 113) comenta a “trave no olho”. - Habituarmo-nos a procurar o melhor. - Buscando bagatelas, perdemos o ensejo de grandes realizações. - Nos Centros Espíritas, trabalhadores valiosos são relegados ao abandono por terem pequenos defeitos.
  12. 12. PURIFICANDO O JULGAMENTO Da Estagnação à Vida Plena - Os condenados à estagnação foram mal amados. - Fugir das frases: : “Não suporto aquele sujeito”; “Com aquele nada feito”; “É inútil perder tempo”; “Já tentei tudo”. - Pensar: a Deus tudo é possível - Amar os outros é chamá-los à vida.
  13. 13. Suprimamos o julgamento apressado das pessoas e das coisas. Talvez tenhamos tentado todos os sistemas e todos os métodos. Que tal verificarmos, também, se amamos gratuitamente o nosso próximo, sem esperarmos qualquer tipo de recompensa? CONCLUSÃO
  14. 14. KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed. São Paulo: IDE, 1984. XAVIER, F. C. Fonte Viva , pelo Espírito Emmanuel. Rio de Janeiro: FEB, [s.d.p.] FONTE DE CONSULTA

×