Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Maximizando o valor e não a vazão das entregas

526 views

Published on

Este talk o ajudará a aproximar-se e a entender as necessidades do consumidor, evitando despender tempo com ideias, reuniões sem fim, “achismos”, intuições e desenvolvimento de produtos que ninguém utiliza. Apresentarei conceitos e práticas para o desenvolvimento de produtos com objetivos claros de negócios, conhecimento do público-alvo e foco em entregas de valor.

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Maximizando o valor e não a vazão das entregas

  1. 1. Maximizando o valor e não a vazão das entregas Magno de Santana - Analista de Negócios
  2. 2. INCEPTION
  3. 3. VISÃO DO PRODUTO - PERSONAS - JORNADA DO USUÁRIO - MAPA DE EMPATIA
  4. 4. ENTREVISTA DE USUÁRIOS - OBJETIVOS DE NEGÓCIO - OBJETIVOS DE USUÁRIOS
  5. 5. EXPECTATIVA
  6. 6. PEDIDOS ESPECIAIS
  7. 7. PEDIDOS ESPECIAIS ● Seria interessante colocar uma notificação via e-mail;
  8. 8. PEDIDOS ESPECIAIS ● Seria interessante colocar uma notificação via e-mail; ● Se não fizermos tal funcionalidade o cliente não irá utilizar;
  9. 9. PEDIDOS ESPECIAIS ● Seria interessante colocar uma notificação via e-mail; ● Se não fizermos tal funcionalidade o cliente não irá utilizar; ● Queremos uma tela para configurar o perfil;
  10. 10. PEDIDOS ESPECIAIS ● Seria interessante colocar uma notificação via e-mail; ● Se não fizermos tal funcionalidade o cliente não irá utilizar; ● Queremos uma tela para configurar o perfil; ● Etc... Entendi. Vamos colocar no Backlog
  11. 11. SEU BACKLOG
  12. 12. TENSÕES ADAPTATIVAS
  13. 13. SINDROME DE JÁQUE
  14. 14. METRICOMÂNIA
  15. 15. PRODUTO FRANKENSTEIN
  16. 16. FAZENDO CERTO O PRODUTO ERRADO
  17. 17. FAZENDO CERTO O PRODUTO ERRADO ● Falta de Valor: Depois de um recurso liberado, ninguém usa ou o seu uso está crescendo bem lentamente;
  18. 18. FAZENDO CERTO O PRODUTO ERRADO ● Falta de Valor: Depois de um recurso liberado, ninguém usa ou o seu uso está crescendo bem lentamente; ● Software não entregue: Funcionalidades construídas e jogadas fora sem serem utilizadas;
  19. 19. FAZENDO CERTO O PRODUTO ERRADO ● Equipes Reativas: A equipe de desenvolvimento é puramente reativa nas sua tarefas; ● Backlog Técnico: A maior parte do seu backlog é técnico e não de historias focadas nas necessidades dos usuários.
  20. 20. REALIDADE
  21. 21. FOCO NA CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE EM QUE HAJA CLAREZA, CONFIANÇA E PRÓPOSITO COMUM.
  22. 22. QUAL É O PROBLEMA?
  23. 23. CONSTRUINDO O BACKLOG Como podemos [criar algo] que ajude as pessoas a [fazer algo melhor, eliminar uma dor, conseguir o que desejam…]? Como podemos criar um serviço que ajude os analistas de convênios e os convenentes a assinarem o termo de compromisso com menos tempo e burocracia?
  24. 24. CONSTRUINDO O BACKLOG Objetivo: Diminuir o tempo de análise de documentos até a assinatura do termo de compromisso. Resultados Esperados: 1 - Diminuir de 20 dias para um dia a análise de documentos; 2 - Reduzir em 20% os custos com transporte de malotes de documentos.
  25. 25. Objetivo: Diminuir o tempo de análise de documentos até a assinatura do termo de compromisso. Resultados Esperados: 1 - Diminuir de 20 dias para um dia a análise de documentos; 2 - Reduzir em 20% os custos com transporte de malotes de documentos. Fundamental: Quais funcionalidades são fundamentais para atingir o objetivo. Bom de ter: Quais funcionalidades são interessantes, mas se não forem desenvolvidas, não impede de chegar no objetivo. Irrelevante: Quais funcionalidades efetivamente não iremos desenvolver para atingir o objetivo.
  26. 26. BENEFÍCIOS
  27. 27. 1. ALINHAMENTO Ajuda todos os interessados a compreender exatamente como será criado valor.
  28. 28. 2. ACOMPANHAMENTO Acompanhar o desempenho da entrega de valor ao logo do tempo para certificar-se de que continua criando valor para o cliente mesmo com mudanças.
  29. 29. 3. SIMPLICIDADE Não se espante se descobrir que para resolver um problema ou atingir um objetivo de negócio, você não precisa desenvolver funcionalidade alguma.
  30. 30. MAGNODESANTANA.COM.BR OBRIGADO!

×