Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Do Livro CintilaçõEs, By Gladis Maia

658 views

Published on

RECORTES DO LIVRO CINTILAÇÕES DO PROF. HERMÓGENES

Published in: Technology, Travel
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Do Livro CintilaçõEs, By Gladis Maia

  1. 1. Recortes do livro Cintilações, do professor Hermógenes.
  2. 2. Vendo a civilização desmoronar e me vendo incapaz de evitar, chego a pensar: Não passo de humilde faxineiro da grande firma. O dono,que tudo sabe e tudo pode, está presente, tem seus planos perfeitos e permite tudo isto. Para não me angustiar, só me resta repetir o mantra: entrego, confio, aceito e até agradeço.
  3. 3. Na pré-ocupação, o que nos agrada e desejamos, e também o que nos desconforta, rejeitamos e tememos, embora ainda não tendo chegado, consegue alvoroçar nossa alma sedenta de paz e tranqüilidade. Não se deixe afetar pelo que ainda não aconteceu e até pode não vir a acontecer.
  4. 4. A qualquer instante podemos ser despojados do que supomos ter, mas nunca o somos de nosso verdadeiro SER.
  5. 5. Quanto mais vazio um recipiente, maior o ruído que faz ao receber uma pancada. O recipiente repleto fica mudo. O sábio não responde a ofensas.
  6. 6. O ego pessoal é como a fuligem na manga do candeeiro a esconder o esplendor da grande luz que mora dentro e que, em verdade, todos somos.
  7. 7. A melhor proteção contra a ira é inofendibilidade, e isto só se consegue minimizando o ego.  
  8. 8. Humilde-se e assim nunca virá a ser humilhado.
  9. 9. O humilhado aceita rastejar. O humildado voa nas asas esplendorosas do Espírito.
  10. 10. No coração daquele que se libertou da mesquinhez sectarista há lugar para todas as sinagogas, igrejas, mesquitas, templos, terreiros, gongás... Porque nele o Cristo exulta e mora.
  11. 11. Só um louco continuaria guardando na geladeira algo que já descobriu estar podre. Há pessoas que não perdoam ofensas.
  12. 12. Conhecer o problema, em seus vários aspectos e dimensões e principalmente sem disfarces, não nos deve assustar, mas interessar, pois sem isto, continurá fora do alcance a ansiada solução.
  13. 13. Quanto mais vazio um recipiente, maior o ruído que faz ao receber uma pancada. O recipiente repleto fica mudo. O sábio não responde a ofensas.
  14. 14. Quanto maior o acúmulo de bens, maior a dor do adiável, mas inevitável despojamento.
  15. 15. A normal tagarelice da mente não permite vivenciar a paz e a lucidez, bloqueia-nos o caminhar e torna impossível a libertação. O silêncio da mente tem o poder de mergulhar -nos na mais profunda felicidade. Calar a mente é o verdadeiro abre-te Sésano para a vastidão do Ser.
  16. 16. O ego pessoal é como fuligem na manga do candeeiro a esconder o esplendor da grande luz que mora dentro e que, em verdade, todos somos.
  17. 17. Grandes sábios da humanidade que se sacrificaram pela Verdade ensinaram, com o exemplo, que é infinitamente melhor morrer fiel às suas convicções que viver covardemente tirando proveito da mentira .
  18. 18. Os anjos são para nós o que somos para os animais. Dos anjos só esperamos bênçãos de proteção, de luz , de amor, de felicidade. Que pensaríamos deles, se, contraventores da lei do amor, nos traíssem e, em vez de ajuda, nos matassem e pendurassem nossos pedaços no açougue, tal como fazemos a nossos irmãos irracionais?
  19. 19. Não há maior valentia que a mansidão nem força maior do que a brandura.
  20. 20. Conheço muitos que se tornaram mendigos de votos, de aplausos, de títulos, de elogios, compreensão, companhia, consideração, afeto e afagos, fama e faturamento... E agente pensa que mendigo é somente aquele que vive e morre nas ruas.
  21. 21. Somente os sábios, santos, profetas, poetas e místicos podem suprir o mundo com o que está dramaticamente em falta – amor, compaixão, auxílio, proteção, verdade, paz, beleza, justiça e empenho pela felicidade dos outros.
  22. 23. Música & Imagens: da Internet

×