Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Marina pilar

1,217 views

Published on

Published in: Travel, Technology
  • Be the first to comment

Marina pilar

  1. 1. Área de Competência Chave Cidadania e Profissionalidade Núcleo Gerador Convicção e Firmeza Ética Formador: Hugo Peixoto Formandas: Marina Marques, Pilar Neguillo
  2. 2. UNESCO - Património da Humanidade
  3. 3. Porque é importante preservar o património cultural?q É importante preservar o património cultural, porque caracteriza a humanidade, garante o pluralismo cultural e é um factor do desenvolvimento das sociedades. É uma herança comum da humanidade e a sua salvaguarda deve constituir um imperativo ético, inseparável do respeito pela dignidade humana.
  4. 4. O que leva a Unesco a declarar uma cidade “património da humanidade”?q A Unesco ao declarar uma cidade como património da humanidade imprime uma espécie de selo de garantia. O local e a nação a que a Unesco confere o seu aval passam a contar com ajudas técnicas e financeiras, obrigando-se a respeitar um conjunto de normas que impedem a adulteração ou a degradação dos sítios que caso venha a ser ignorado podem levar à sua desclassificação. A protecção do património cultural e natural da humanidade serve de exemplo para a comunidade internacional defender a sua herança comum.
  5. 5. Alguma cidade portuguesa já recebeu esse título? Aponte os motivos.q A cidade portuguesa que já recebeu esse título foi a cidade do Porto.Ø Por ser uma cidade com uma grande variedade de monumentos antigos, e com um Centro Histórico de grande valor cultural e patrimonial. Também a sua cultura tem antecedentes que remontam à época da monarquia, como a gastronomia que tem reminiscências ao período dos descobrimentos.
  6. 6. O que há de novo sobre as implicações da globalização para a política de identidade?v A globalização implica uma perda de identidade porque com a facilidade de livre circulação de bens, pessoas e consequentemente os seus usos e costumes, leva a que haja uma profunda mistura de identidades, culturas e tradições.v Se os países mais poderosos ganham com esta multiculturalidade, os mais frágeis vêm a sua herança cultural em risco. A globalização provoca na sociedade um conjunto de ideologias multiculturais, de inclusão social de diálogo e de respeito pela diferença, que são fulcrais para a existência de uma sociedade contemporânea que se quer tolerante e integrante.

×