TéCnicas E Instrumentos De AvaliaçãO

46,974 views

Published on

Published in: Education, Technology
1 Comment
6 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
46,974
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
14
Actions
Shares
0
Downloads
824
Comments
1
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

TéCnicas E Instrumentos De AvaliaçãO

  1. 1. Técnicas e instrumentos de Avaliação Avaliação Educacional Profª Heloisa Argento Curso de pedagogia 2002/1
  2. 2. Vale lembrar Para que uma avaliação possa desempenhar as funções que a educação moderna exige, faz-se necessário o uso combinado de várias técnicas e instrumentos. Não medimos a aprendizagem e sim alguns comportamentos que nos permita inferir se houve ou não aprendizagem. “ A avaliação envolve a obtenção de evidencia sobre mudanças de comportamento nos estudantes ”.
  3. 3. Vale lembrar... Quando o professor verifica o rendimento escolar dos alunos, ele está avaliando comportamentos que lhe permitam deduzir o que o aluno aprendeu.   Quanto maior for a amostragem, mais perfeita é a avaliação. Todos os recursos disponíveis de avaliação devem ser utilizados para a obtenção dos dados.
  4. 4. Procedimentos para que a avaliação proceda de forma satisfatória         A Avaliação deve ser constante e continua;         Verificações periódicas fornecem maior número de amostras;         As verificações podem ser informais ( trabalhos , exercícios, seminários , debates, dinâmicas etc)         É importante que o aluno conheça suas dificuldades para poder afirmar seus acertos. Isso garante a eficácia da avaliação.
  5. 5. Classificação das técnicas e instrumentos de avaliação <ul><li>        Aplicação de provas </li></ul><ul><li>        Observação </li></ul><ul><li>        Estudo de caso </li></ul><ul><li>        Dinâmicas de grupo </li></ul><ul><li> Auto- Avaliação         </li></ul>São classificadas de diversas formas. Em geral, as classificações são elaboradas de acordo com a forma de coleta de dados. 
  6. 6. Seleção das técnicas e instrumentos de avaliação <ul><li>      D a natureza da área de estudo ou do componente curricular, </li></ul><ul><li>        D os objetivos visados ( informações , habilidades , atitudes , aplicação de conhecimentos etc) </li></ul><ul><li>        Das condições de tempo do professor </li></ul><ul><li>        Do número de alunos  </li></ul>As técnicas e instrumentos selecionados para avaliar devem , também , estar adequados aos métodos e procedimentos usados no ensino.. A seleção das técnicas e instrumentos de avaliação depende:
  7. 7. Avaliando a partir de um Currículo Integrado ( Temas Transversais )       A existência de conteúdos atitudinais – os conteúdos dos temas transversais tem uma relevância em atitudes. As disciplinas tradicionais sempre foram centradas na aquisição de conhecimentos, sendo as únicas aprendizagens valorizadas e avaliadas.   A importância do clima do contexto - umas das características distintas da transversalidade é que sua principal ação educativa é exercida no contexto da escola e da sala de aula. Elementos para serem levados me conta:
  8. 8. Planejamento do trabalho cooperativo - outra das características comuns dos diferentes temas transversais é que os alunos aprenderão desde o início que a solução dos problemas sociais e inclusive, seu próprio problema como estudantes e como pessoas , exige um trabalho em equipe em ambiente cooperativo.   O caráter aberto e democrático – uma escola que integre bem os temas transversais sairá do paradigma isolacionista da escola para abrir-se ao meio. O estímulo à responsabilidade – uma escola que pretenda fomentar o crescimento da responsabilidade entre os alunos de vê estimular a autonomia em cada criança. Avaliando a partir...
  9. 9. A transversalidade obriga-nos a ampliação das estratégias de avaliação .   A avaliação de um currículo integrado implica um processo diferente em relação ao tradicional. Avaliação autentica – centrada nas capacidades reais do alunos. A retroalimentação do processo passa a propriedade fundamental da avaliação. A avaliação não é obtida somente coma qualificação do processo, mas com técnicas diversificadas , tais como portfólios, diários, lista de observações, co-avalição auto-avalição. Auto- avaliação e co-avaliação de todos os atores envolvidos na educação. Avaliação das habilidades, atitudes e outros valores  
  10. 10. Referência bibliográfica Artigo Revista pátio ano3 nº12 fev/mar 2000 Profº Rafael Yus ramos A transversalidade obriga-nos a ampliação das estratégias de avaliação . Os resultados não são medidos; Estão menos centrados nos conteúdos; Implicam a demonstração do pensamento crítico e das habilidades vitais críticas .

×