Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Prática ii portas lógicas - UFC

214 views

Published on

Laboratório de Digital

Published in: Engineering
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Prática ii portas lógicas - UFC

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS DE SOBRAL CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA PROFESSOR: EBER DINIZ EXPERIMENTO II – IMPLEMENTAÇÃO DE PORTAS LÓGICAS NOME:_______________________________________________________ DATA: ____________ OBJETIVOS: • Fornecer ao aluno um contato inicial com o laboratório de Eletrônica Digital. • Verificar o funcionamento de portas lógicas. Implementar uma função lógica simples na prática. 1. DICAS IMPORTANTES • Alimente todos os CIs usados no protoboard. Lembre-se que o pino referente ao Vcc deve ter uma tensão de 5 Volts (1 lógico) e o pino referente ao GND deve ter uma tensão de 0 Volt (0 lógico).Em outros CIs (MSI por exemplo) Vcc e GND ocupam outra pinagem evidentemente. Jamais inverta essas conexões, pois você pode danificar o integrado; • Verifique as conexões de cada fio; • Verifique se há no seu circuito fios quebrados; • Lembre-se que estamos trabalhando com CIs. Cada integrado tem um número • específico de portas lógicas. É imprescindível testar cada porta lógica do CI. Caso • uma porta não funcione tente a próxima. Se não funcionar, avise ao professor, pois, esse integrado deve ser eliminado. PARTE EXPERIMENTAL 1. Lista de Material: 1 Protoboard; 1 Fonte de Alimentação Regulável Vcc; 1 Multímetro; 1 Resistor; R = 330 ohms R = 3k3 ohms R = 33k ohms 1 CI 74LS00; 1 Led. * A quantidade dos fios vai depender da prática 2.Prática a) Com a utilização do CI 74LS00 para o circuito da figura abaixo verifique por meio da tabela verdade o comportamento do led. Com um multímetro veja a tensão Vs que representa a saída da porta lógica de acordo com os níveis de tensão (Vcc) Aplicados em Va e Vb.
  2. 2. b) Observe o que ocorre com a borda do sinal quando se é injetado uma onda quadrada com frequência variável em uma das entradas, enquanto a outra permanece em 1 lógico. Varie a frequência da ordem de Hertz a Megahertz. c) Altere o nível de tensão de uma entrada para 1 lógico utilizando a fonte de tensão, enquanto a outra entrada permanece com 5V (1 lógico). Diminua o valor de tensão até observar que não se pode obter mais o 1 lógico. Repita o procedimento para o 0 lógico. d) Utilizando o CI 74LS00 para o circuito abaixo, veja os valores de queda de tensão na saída da porta lógica e no resistor(R1), faça a medição com valores de resistências diferentes conforme tabela abaixo. Aplique diferentes frequências na entrada e observe o comportamento no osciloscópio.
  3. 3. e) Utilizando o CI 74LS00 para o circuito abaixo, faça o mesmo conforme item b desta prática. Sendo agora a porta lógica com alimentação de 5 volts em Va e Vb. Trace um gráfico da tensão(Vs) versus a corrente(Is) e comente os resultados.

×