Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Segunda guerra mundial (1939 1945)

285 views

Published on

Aula Inicial sobre Segunda Guerra Mundial

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Segunda guerra mundial (1939 1945)

  1. 1.  Em 1933, Hitler assume o cargo de Chanceler alemão. Inicia-se o governo nazista que internamente era baseado na propaganda do regime e na repressão à oposição.
  2. 2.  A propaganda nazista era realizada através da promoção do regime como o melhor para a Alemanha e da degeneração dos inimigos do regime, principalmente, comunistas e judeus.
  3. 3.  Outra forma de propaganda eram os grandes comícios nazistas, reafirmando o caráter popular e a força do partido, a ordem e a disciplina imposta a Alemanha.
  4. 4.  O outro pilar do governo nazista era a violência contra a oposição feito através da Gestapo e da SS nazista.
  5. 5.  O nazismo promoveu a “solução final” onde as raças “inferiores” (judeus, eslavos, deficientes...) foram exterminados em nome do ideal ariano, de uma raça pura.
  6. 6.  Os judeus foram sendo excluídos da vida alemã por leis de separação (como a proibição de convívio nos mesmos espaços e proibição dos casamentos inter-raciais) ...
  7. 7.  ... chegando até um programa sistemático de extermínio desses “inferiores”. Um dos métodos mais eficientes foram os campos de concentração.
  8. 8. O campo de concentração mais famoso foi Auschwitz na Polônia.
  9. 9.  A II Guerra Mundial começou pela política externa agressiva da Alemanha. Desde 1936, Hitler invadiu e anexou territórios e países, tudo sob a “vista grossa” da Inglaterra e França.
  10. 10.  Hitler promoveu o rearmamento da Alemanha, invadiu a Tchecoslováquia (1936), sob a alegação de que a população alemã que ali vivia era perseguida, e anexou a Áustria (1938).
  11. 11.  Os aliados alemães também realizaram suas conquistas:  A Itália fascista invadiu e conquistou a Etiópia em 1936, após diversas derrotas no século 19.
  12. 12.  O Japão avançou sobre o Extremo- Oriente e conquistou a Coréia, parte da China (Manchúria), Malásia, Indonésia, Tailândia, Filipinas, Singapura...
  13. 13.  A brutalidade dos japoneses foi tamanha – milhares de homens foram escravizadas/mortos e milhares de mulheres feitas de escravas sexuais – que a ocupação japonesa ficou conhecida como o “Grande estupro da Coréia”, o “estupro de Nanquim”.
  14. 14.  Um filme que mostra a ocupação japonesa na China:“Flores do Oriente”.
  15. 15.  Inglaterra e França toleraram as invasões nazistas (um confronto ao Tratado de Versalhes) pois entendiam que o verdadeiro inimigo, o maior problema era a URSS.
  16. 16.  A complacência das potências garantiu o rearmamento da Alemanha um progressivo avanço dos nazistas pela Europa e o planejamento de novas invasões.
  17. 17.  Em 1939, Hitler assinou com Stalin (URSS) um pacto de não agressão e acertaram a divisão da Polônia entre os dois. A invasão da “sua” parte da Polônia levou a declaração da II GM.
  18. 18.  Hitler baseou seu ataque em uma tática chamada Blitzkrieg (“ataque- relâmpago”) que era uma ataque surpresa e combinado de força aérea e exército...
  19. 19.  ... o Blitzkieg permitiu que a Dinamarca fosse dominada em duas horas, a Polônia dominada em 20 dias, a da Tchecoslováquia em um dia e a Europa quase toda dominada em menos de 2 anos.
  20. 20.  De 1939 a 1941 a guerra foi uma ofensiva alemã com a tomada pelos nazistas da Dinamarca, Holanda, Bélgica, Noruega, França, Polônia e Norte da África.

×