[RESUMO] Amor de salvação - Camilo Castelo Branco

9,894 views

Published on

Slides contendo o resumo da obra Amor de Salvação de Camilo Castelo Branco. Cada slide possui uma imagem que representa o que está escrito no mesmo.

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,894
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
91
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

[RESUMO] Amor de salvação - Camilo Castelo Branco

  1. 1. AMOR DE SALVAÇÃO Luryan Fischer Carol Aroldi
  2. 2. AMOR DE SALVAÇÃO PERSONAGENS Afonso: Apaixonado por Teodora. Teodora: Apaixonada por Afonso. Dona Eulália: Mãe de Afonso. Libana: Amiga de Teodora, viviam juntas no convento. Eleutério: Primo de Teodora.
  3. 3. AMOR DE SALVAÇÃO PERSONAGENS Padre Hilário: Tio de Eleutério. Mafalda: Prima de Afonso, filha de Fernão. José de Noronha: Amigo de Afonso. Tranqueira: Criado da família de Afonso. Fernão: Tio de Afonso. Noronha: Amigo que Afonso conhece.
  4. 4. AMOR DE SALVAÇÃO Teodora e Afonso foram prometidos um ao outro por suas mães, que eram amigas desde os tempos que estudavam juntas em um convento.
  5. 5. AMOR DE SALVAÇÃO Após a morte da mãe, Teodora vai para um convento e tem como tutor seu tio, pai de Eleutério Romão.
  6. 6. AMOR DE SALVAÇÃO Teodora e Afonso eram apaixonados e ansiosos para se casarem, só estavam aguardando o momento certo.
  7. 7. AMOR DE SALVAÇÃO Afonso resolve estudar fora por dois anos. Teodora influenciada pela amiga Libana quer casar- se o mais rápido possível.
  8. 8. AMOR DE SALVAÇÃO A mãe de Afonso, Dona Eulália, sabendo da louca paixão de seu filho por Teodora, pede-lhe para aguardar o retorno de Afonso, mas é tudo em vão.
  9. 9. AMOR DE SALVAÇÃO Com a saída de Libana do convento. Teodora se desespera e resolve casar- se com seu primo, Eleutério, para libertar-se das grades do convento.
  10. 10. AMOR DE SALVAÇÃO Eleutério era o oposto a beleza de Teodora, era rude e vestia-se de forma hilariante. Apesar da tentativa de seu tio, o padre Hilário, em ensinar- lhe a ler, nada conseguiu.
  11. 11. AMOR DE SALVAÇÃO Teodora viveu luxuosamente, mas nunca se esquecia de Afonso e ele, por sua vez, nunca esqueceu sua paixão por Teodora e sofria exacerbadamente por saudades de sua amada.
  12. 12. AMOR DE SALVAÇÃO Para amenizar sua dor resolve se ausentar de Portugal.
  13. 13. AMOR DE SALVAÇÃO Longe de casa, Afonso contava sempre com o apoio de sua mãe e de sua prima Mafalda através de cartas, Mafalda por sua vez, o amava pacientemente.
  14. 14. AMOR DE SALVAÇÃO Durante anos Afonso recebia cartas de Teodora, porém não as respondia por conta de sua consciência religiosa que o opunha ao adultério
  15. 15. AMOR DE SALVAÇÃO Após anos de sofrimento e angústia. Influenciado pelos amigos, Afonso resolve responder uma das cartas de sua amada.
  16. 16. AMOR DE SALVAÇÃO Por azar, a carta foi parar nas mãos de Eleutério, que não compreendeu nada do conteúdo da carta por conta de sua falta de instrução e do vocabulário complexo de Afonso.
  17. 17. AMOR DE SALVAÇÃO Para interpretar a carta, Eleutério pediu ajuda a Fernão de Teive e sua filha Mafalda que logo reconhecem a escrita de Afonso. A carta é rasgada.
  18. 18. AMOR DE SALVAÇÃO Inconformado, Afonso parte para Portugal para encontrar sua amada Teodora.
  19. 19. AMOR DE SALVAÇÃO Chegando a Portugal, encontra-se com Teodora e beijam-se ardentemente. Eleutério os encontra juntos e exige uma explicação, Teodora o abandona e vai viver com Afonso.
  20. 20. AMOR DE SALVAÇÃO Passam momentos, ilusoriamente, felizes. Afonso abandona até a sua própria mãe para viver ardentemente esta paixão que sempre o consumiu.
  21. 21. AMOR DE SALVAÇÃO Sua mãe sempre afetuosa, apesar da grande tristeza, sustenta a vida luxuosa que Afonso tem ao lado de Teodora.
  22. 22. AMOR DE SALVAÇÃO Algum tempo depois, Afonso recebe notícias que sua mãe morreu através de uma carta escrita por sua prima Mafalda, e se desespera.
  23. 23. AMOR DE SALVAÇÃO Teodora tenta consolá-lo, mas ele sente em suas palavras ironia e sente nojo de tamanho fingimento. Procura isolar-se de Teodora e dos amigos.
  24. 24. AMOR DE SALVAÇÃO Durante este período, Tranqueira, velho criado da família, alerta-o sobre as intenções do amigo José de Noronha por Teodora.
  25. 25. AMOR DE SALVAÇÃO Ele encontra cartas de Noronha a Teodora que confirmam a traição. Afonso desespera-se, Teodora dissimulada tenta negar, mas é em vão. O relacionamento desmorona.
  26. 26. AMOR DE SALVAÇÃO Apesar de sentir saudades de Teodora ele vai para Paris em busca de um amor que o salve da amargura que é sua vida. Em busca de um Amor de salvação.
  27. 27. AMOR DE SALVAÇÃO Gasta todo o seu dinheiro e acaba tendo que pedir ajuda a seu tio Fernão de Teive. Mafalda preocupada implora ao pai que o ajude, o pai assim o faz...
  28. 28. AMOR DE SALVAÇÃO Afonso afunda-se no álcool e planeja suicidar-se, seu fiel criado percebendo a situação tem uma franca conversa com Afonso que desiste da loucura e passa a viver uma vida regrada, trabalhando e voltando a estudar.
  29. 29. AMOR DE SALVAÇÃO Fernão de Teive adoece, e prestes a morrer pede ao padre Joaquim que vá a Paris entregar a Afonso, os documentos de propriedade da casa a qual comprara, apenas para ajudar o sobrinho.
  30. 30. AMOR DE SALVAÇÃO Após a morte de Fernão, Mafalda sentindo-se sozinha, resolve viajar com o padre Joaquim para Paris com a objetivo de juntar-se as irmãs de caridade.
  31. 31. AMOR DE SALVAÇÃO Chegando lá, Mafalda conta ao primo a sua decisão, mas o padre pede-lhes que invés disso se casem. Afonso aceitou de imediato e agradeceu à Deus por ter ouvido os pedidos de suas mães.
  32. 32. AMOR DE SALVAÇÃO Afonso e Mafalda voltaram para sua cidade, casaram-se, tiveram oito filhos e foram muito felizes.
  33. 33. AMOR DE SALVAÇÃO Afonso e Mafalda voltaram para sua cidade, casaram-se, tiveram oito filhos e foram muito felizes. Apesar do título “Amor de Salvação” a novela relata em quase toda sua extensão, um “amor de perdição” entre Afonso de Teive e Teodora Palmira. Ao “amor de salvação”, Mafalda, são dedicadas somente as ultimas páginas do romance.
  34. 34. AMOR DE SALVAÇÃO Afonso e Mafalda voltaram para sua cidade, casaram-se, tiveram oito filhos e foram muito felizes.

×