Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
It’s a match!?
Um estudo sobre as novas
manifestações do amor.
A definição do amor, inspiração de Shakespeare
a Lady Gaga, pouco mudou através dos séculos.
Já os relacionamentos passara...
#Democratização do debate #Empoderamento feminino #Não monogamia
#Comunidades de Relacionamento #Estilo de Vida #Consentim...
A ascensão de temas em outras esferas da vida
social trouxe reflexos para o campo afetivo. O
empoderamento feminino e o qu...
Bumble
App que serve para que as mulheres tenham
um controle maior diante dos perfis
masculinos. Apenas elas podem iniciar...
Praticidade
no Amor
#Zona de conforto #Segurança
#Imediatismo #Clusterização
#Conveniência #Geolocalização
O conceito “big...
Segundo Zigmunt Bauman, “quando a qualidade
decepciona, você procura salvação na
quantidade. Quando a duração não está
dis...
Yik Yak
Baseado em geolocalização, o aplicativo
mostra posts de pessoas que estão nas
redondezas, usando a proximidade com...
Valorização
do Amor
Romântico #Experiência
#Offline
#Concretização de sentimentos
#Romantismo
#Humanização das interações
...
Embora a velocidade que condiciona o modo de
vida contemporâneo, o amor se diferencia e se
sobressai em comparação à inúme...
Love Project
O Love Project é um estudo em design,
ciência e tecnologia que transforma emoções
em objetos. Os participante...
#Controle de barreiras #Pertencimento #Compartilhamento
#Fuga #Disponibilidade #Relacionamentos programados
Compartimental...
O auxílio tecnológico e novas
iniciativas sociais permitiram
um maior controle sobre o
“acaso”, possibilitando a
inserção ...
Shhhh
Aplicativo que desliga todas as notificações e
alarmes do celular. Depois de instalar o app,
você não será incomodad...
Intimidade Efêmera
#Anonimato #Segredo
#Privacidade #Conteúdo Auto Destrutivo
A
r e s -
signifi-
cação da
noção de au-
tor...
Para que o compartilhamento de
conteúdos que geram algum desconforto
ou insegurança em seus receptores seja
possível, apps...
Cyber Dust
Serviço de troca de mensagens instantâneas
similar ao Whatsapp, com o diferencial que
as mensagens são codifica...
Mercantilização
do Amor
#Amor como negócio
#Lógica Comercial para Relacionamentos
#Produtização das relações
#Profissionai...
Um novo formato de comércio foi desenvolvido
a partir do anseio por amor e troca afetiva. Na
aposta por um par, é possível...
Namoro Fake
Site onde as pessoas podem contratar
a l g u é m p a r a f i n g i r e s t a r e m u m
relacionamento dentro d...
Gameficação do Amor
#Manutenção e monitoramento das relações
#Ludicidade
#Suspense
#Foco no processo e não no fim
Em tom d...
Visando despertar o engajamento e
tornar leve a necessidade de dedicar
e n e r g i a à m a n u t e n ç ã o d o s
relaciona...
PPLKPR
Usando um SmartWatch, o app monitora a
resposta física e emocional dos usuários com
as pessoas ao redor através da ...
• Livro: Amor líquido: sobre a fragilidade
dos laços humanos - Zygmunt Bauman
• Livro: Monogamish: The Millennial
Couple's...
+
Carol Incerti
Carol Soares
Wil Correia
Colagens:MarinaFerreira
Realização:
Contato:
lupa@lupa.etc.br
www.lupa.etc.br
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

It's a match!? - Um estudo sobre as novas manifestações do amor

1,507 views

Published on

Trend Report sobre os relacionamentos modernos, desenvilvido pela Lupa | códigos culturais em parceria com os pesquisadores Carol Incerti, Carol Soares e Wil Correia.

Published in: Lifestyle
  • Be the first to comment

It's a match!? - Um estudo sobre as novas manifestações do amor

  1. 1. It’s a match!? Um estudo sobre as novas manifestações do amor.
  2. 2. A definição do amor, inspiração de Shakespeare a Lady Gaga, pouco mudou através dos séculos. Já os relacionamentos passaram por uma revolução. As mudanças comportamentais da sociedade refletiram diretamente, como era de se esperar, nas dinâmicas de busca por um (ou vários) parceiros e a internet potencializou a demanda disponibilizando um leque rebuscado de alternativas. A tecnologia se afirma, portanto, como protagonista nos atuais enredos afetivos, seja disponibilizando filtros complexos para relacionamentos efêmeros e assertivos ou permitindo a contratação de serviços e experiências voltados ao resgate do contato humano. Tanta liberdade, em um universo que vai muito além das possibilidades tradicionais, trouxe o foco para padrões pouco discutidos e popularizou o debate sobre tantos outros ainda questionados. No final das contas, nunca possuímos tantos recursos para a mais inerente das características humanas: amar.
  3. 3. #Democratização do debate #Empoderamento feminino #Não monogamia #Comunidades de Relacionamento #Estilo de Vida #Consentimento #Dessexualização Ruptura de Padrões As redes deram visi- bilidade a formatos de relacionamentos que perma- neciam velados e alavancaram novas lógicas de contato afetivo. Graças a esse impulsionamento, outras possibilidades passaram a ser consideradas pela socie- dade e o debate ganhou espaço dentro de veícu- los de massa.
  4. 4. A ascensão de temas em outras esferas da vida social trouxe reflexos para o campo afetivo. O empoderamento feminino e o questionamento acerca de comportamentos consolidados, como casar-se, viver relações monogâmicas ou necessariamente exercer a sexualidade dentro de um relacionamento, propiciaram uma série de iniciativas, sejam elas apps ou a formação de grupos, que tiraram muitos temas da “clandestinidade”. Hoje, mulheres reforçam sua autonomia de escolha e igualdade de direitos através de sites de relacionamento e adeptos de poliamor ganham voz através de comunidades cada vez mais difundidas. O desafio ao status quo se tornou estilo de vida para inúmeras pessoas que contribuem diariamente para a popularização do debate sobre os novos formatos de relacionamento.
  5. 5. Bumble App que serve para que as mulheres tenham um controle maior diante dos perfis masculinos. Apenas elas podem iniciar um papo com a combinação do par. Se isso não acontecer em até um dia, quem tem match com uma mulher perde a chance de falar com ela, já que o match é desfeito. Adote um Cara Rede social para aproximar pessoas com os mesmos gostos. Funciona como um “supermercado de encontros”, onde as meninas fazem “bons negócios”. Aqui, os homens são vistos como o “produto” e a mulher é quem escolhe com quem quer falar. Good2Go Aplicativo americano cujo objetivo é o de deixar bem explícito se o sexo entre duas pessoas é consentido. Através do app, pergunta-se para o par se ele está pronto para ir além e apresenta três opções de resposta: Não, obrigado; Sim, mas… precisamos falar e Sim, estou pronto. Poliamor RJ - Procura-se Grupo do Facebook criada para possibilitar que poliamoristas no Rio de Janeiro busquem relações individualmente ou como casal, trisal, etc.
  6. 6. Praticidade no Amor #Zona de conforto #Segurança #Imediatismo #Clusterização #Conveniência #Geolocalização O conceito “big dating”, referência ao grande volume de dados dis- poníveis na web e utilizado a serviço da busca por novos parceiros, exem- plifica com propriedade o movimen- to orientado à conveniência afetiva e imediatismo nas relações.
  7. 7. Segundo Zigmunt Bauman, “quando a qualidade decepciona, você procura salvação na quantidade. Quando a duração não está disponível, é a rapidez da mudança que pode redimí-lo”. Os apps tornaram o amor um valor reproduzível em escala através da disponibilidade de uma ampla gama de parceiros, sempre de acordo com os filtros estabelecidos: só loiros, só os que estão no meu bairro, só os que tem vínculo com a minha rede de relacionamentos. O aperfeiçoamento e a acuidade dos matches tem seu foco em pessoas cansadas de datings “inúteis” e promove a massificação de encontros cada vez mais nichados. Tecnologias como geolocalização e cruzamento de dados permitem conveniência e segurança a usuários menos dispostos a romper com sua zona de conforto e a fracassar em suas abordagens, na busca por relacionamentos práticos, instantâneos e eficientes.
  8. 8. Yik Yak Baseado em geolocalização, o aplicativo mostra posts de pessoas que estão nas redondezas, usando a proximidade como filtro. Serve, por exemplo, para iniciar conversas num show. Porém, mesmo sem se identificar, usuários podem, por exemplo, citar o nome de outras pessoas abertamente. Wingman Ainda na versão beta, funciona como o Tinder, mas é dirigido para pessoas dentro de um mesmo vôo ou aeroporto. Whim O aplicativo Whim marca encontros entre os seus usuários, mas sem permitir que eles troquem mensagens durante o processo. O usuário só precisa dizer em que datas ele está disponível e de quem ele gosta. O site prevê o lançamento para 2015. League Enquanto o Tinder faz matches aleatórios, o objetivo do League é criar uma comunidade selecionada, que usa infor mações profissionais do Linkedin. Permite apenas cinco matches por dia.
  9. 9. Valorização do Amor Romântico #Experiência #Offline #Concretização de sentimentos #Romantismo #Humanização das interações #Criação de intimidade Na contracorrente do movimento de reprodução em escala de relacionamentos afetivos, percebe-se a busca de humanização das relações. Utilizando a tecnologia para a criação de experiências offline, os indivíduos retomam o ideal de amor romântico e intimidade.
  10. 10. Embora a velocidade que condiciona o modo de vida contemporâneo, o amor se diferencia e se sobressai em comparação à inúmeros outros acontecimentos. A percepção de que é preciso amar ou estabelecer laços afetivos para alcançar a plenitude ainda soa como verdade em nossa sociedade e a internet serve de suporte para que a intimidade possa aflorar através do contato não necessariamente sexual.
  11. 11. Love Project O Love Project é um estudo em design, ciência e tecnologia que transforma emoções em objetos. Os participantes são convidados a contarem a sua história de amor, utilizando sensores que captam as suas reações corporais e traduzem esses sinais em desenhos. O objetivo é criar produtos que carreguem a história desses relacionamentos e assim tenham um ciclo de vida mais duradouro. Minha Carta de Amor Projeto que convida pessoas a escreverem cartas sem destinatário sobre o que elas aprenderam com o amor. How About We O usuário do app cria um perfil com uma sugestão de encontro e busca por outros usuários que procuram o mesmo tipo de encontro e estão próximos de sua localização ou que tenham interesses semelhantes. Cuddle U NYC Como um serviço de massagem, onde você paga US$60 por 45 minutos, é possível contratar o serviço de “terapia do afago”. Aqui, o cliente paga para receber carinho, afagos e um ombro amigo quando necessário, sem envolver qualquer tipo de relação sexual.
  12. 12. #Controle de barreiras #Pertencimento #Compartilhamento #Fuga #Disponibilidade #Relacionamentos programados Compartimentalização dos relacionamentos A necessidade de de- sempenhar inúmeros papeis sociais obrigou que as pessoas delimitassem espaços para a interação com sua rede a- través da organização da vida pes- soal em diversas esferas de respon- sabilidades. Hoje é possível definir os momentos em que existe dis- ponibilidade para interagir e as pessoas que merecem essa atenção.
  13. 13. O auxílio tecnológico e novas iniciativas sociais permitiram um maior controle sobre o “acaso”, possibilitando a inserção ou retirada de barreiras à aproximação. A abertura programada aos relacionamentos, seja através de apps ou intervenções offline, dá aos usuários a sensação de pertencimento através da convivência e do compartilhamento da rotina. A o m e s m o t e m p o , dispositivos virtuais permitem a interrupção do fluxo natural dos encontros, centrando o indivíduo nas relações que julga válidas. Nunca as i n t e r a ç õ e s f o r a m t ã o selecionadas.
  14. 14. Shhhh Aplicativo que desliga todas as notificações e alarmes do celular. Depois de instalar o app, você não será incomodado por notificações que podem distraí-lo do momento que você está dedicando às companhias. Split Aplicativo onde você seleciona pessoas que não quer encontrar (ex namorados, “amigos”, chefe...) e programa para receber um aviso sempre que elas estiverem próximas. Sua tecnologia utiliza dados públicos como check-ins e indicadores de localização e as próprias informações de entradas fornecidos pelos usuários para a prestação do serviço. This Is Your Way Out “O botão ‘ejetar’ da vida real”: um dispositivo eletrônico que contém apenas um botão para situações indesejadas. Quando o botão é apertado, o usuário recebe uma “ligação emergencial” imediatamente, podendo assim fugir da pessoa que não quer encontrar. Mesa Livre Intervenção que estimula a divisão de mesas, conectando pessoas sozinhas.Com realização em bares ou restaurantes, tem a vantagem de liberar mais espaço para os clientes e ainda promover o surgimento de novas amizades.
  15. 15. Intimidade Efêmera #Anonimato #Segredo #Privacidade #Conteúdo Auto Destrutivo A r e s - signifi- cação da noção de au- toria de con- teúdos, seja pela não identificação do emissor ou pelo breve tempo de registro das men- sagens, permite que novas nuances do comportamen- to sejam expres- sas. É a amplifi- cação do eu, liber- to do peso social de suas ações, que escancara a intimi- dade e cria novas lógicas de ex- posição e relacio- namento.
  16. 16. Para que o compartilhamento de conteúdos que geram algum desconforto ou insegurança em seus receptores seja possível, apps voltados ao anonimato ou a autodestruição das mensagens se disseminam com rapidez. Ainda, quando a identidade o emissor é consentidamente revelada, o mecanismo delimita o tempo de vida da mensagem, ressaltando a relevância do presente e a constante exaltação do efêmero em relacionamentos cada vez mais urgentes e dinâmicos.  
  17. 17. Cyber Dust Serviço de troca de mensagens instantâneas similar ao Whatsapp, com o diferencial que as mensagens são codificadas e se autodestroem alguns segundos após serem lidas, garantindo que o que foi dito permaneça apenas na cabeça de quem leu. Para isso, oferece até um alerta caso o destinatário tente tirar uma foto da tela. Post Secret Participantes enviam seus segredos escritos anonimamente em um cartão postal. Os segredos selecionados são publicados na página ou em publicações relacionadas. Ansa Aplicativo de mensagens que permite que - sempre que você não se sinta confortável com o envio de mensagens que vão ficar no telefone do seu amigo - possa desativar a gravação. Assim, cada mensagem é apagada 60 segundos depois da leitura. FaceBoi Destinado apenas ao público masculino, o app permite que os próprios amigos, de forma anônima, indiquem por meio de tags se a sua companheira está ou não traindo você.
  18. 18. Mercantilização do Amor #Amor como negócio #Lógica Comercial para Relacionamentos #Produtização das relações #Profissionais do Amor #Auxílio na tomada de decisões #Lógica de leilão A efemeridade das inte- rações contemporâneas e a busca por pares visando o cumprimento de mais uma demanda social asso- ciada à auto realização, deram origem a um mer- cado onde o produto principal é o relaciona- mento. Novas lógicas de troca, onde a moeda ex- trapola o contato e os sentimentos a ele relacio- nados, e profissiões sur- gem com o objetivo de garantir êxito afetivo.
  19. 19. Um novo formato de comércio foi desenvolvido a partir do anseio por amor e troca afetiva. Na aposta por um par, é possível negociar um encontro com a pessoa desejada, adquirir um namorado virtual ou contratar os serviços de uma ‘heart hunter’ com a promessa de experenciar momentos, ainda que breves e superficiais, de afeição. Quando o fim é inevitável, a lógica de mercantilização permanece presente através da negociação das lembranças do relacionamento fracassado. O nicho permite que novas profissões e formatos de geração de renda sejam criados, seja através de consultorias ou negociação de tempo, imagem e contato.  
  20. 20. Namoro Fake Site onde as pessoas podem contratar a l g u é m p a r a f i n g i r e s t a r e m u m relacionamento dentro do Facebook. A startup oferece pacotes de ficante, namorado(a), namorado(a) virtual e namorada(o) top. Unboxlove Uma espécie de assessoria para noites especiais e melhoraria do relacionamento. Funciona assim: todo mês uma caixa chega em casa com apetrechos e ideias que vão convidar os casais a se conhecerem melhor e experimentar novas experiências juntos. The Heart Break Box Uma caixa de papelão, onde você pode colocar todos os pertences do seu ex-amor e mandá-los para a empresa que avalia o valor dos pertences pagando de volta às pessoas que enviaram os produtos o preço correspondente. Além disso, para cada box recebida, a empresa doa cerca de 1 dólar para uma ONG que apoia mulheres grávidas e casais em países subdesenvolvidos. Eclipse Love 1ª Agência do Brasil que oferece o serviço de heart hunter, voltado para relacionamentos, que busca o par perfeito para para quem não tem tempo para isso.
  21. 21. Gameficação do Amor #Manutenção e monitoramento das relações #Ludicidade #Suspense #Foco no processo e não no fim Em tom de brincadeira, diversos aplicati- vos permitem aos usuários começar, manter e monitorar relacionamentos. A in- ternet torna-se uma aliada na construção de relações à medida que fornece ferra- mentas adequadas ao estreitamento, ou não, dos laços afetivos.
  22. 22. Visando despertar o engajamento e tornar leve a necessidade de dedicar e n e r g i a à m a n u t e n ç ã o d o s relacionamentos, sejam eles amorosos ou não, aplicativos reproduzem a lógica de jogo para um contexto afetivo, onde o usuário é convidado a entrar em contato com sua rede de convivência, fazer uma surpresa para o companheiro ou organizar o tempo afim de contemplar mais alguém em sua rotina. Ainda, a possibilidade de curadoria das relações existentes evita a permanência em interações desgastantes, onde uma série de critérios pré-estabelecidos determina a relevância do parceiro.
  23. 23. PPLKPR Usando um SmartWatch, o app monitora a resposta física e emocional dos usuários com as pessoas ao redor através da variabilidade da freqüência cardíaca, que usa mudanças sutis no ritmo do coração para determinar os relacionamentos que são válidos e aqueles que devem podem ser removidos. Flirt Planet Um jogo onde o usuário cria um avatar para interagir e flertar com personagens do ambiente virtual. O objetivo é conseguir seduzir outros personagens. Depois que isso acontece, o aplicativo redireciona o usuário para o Flirt Planet Meet, onde a interação pode levar a um encontro real. Romantimatic App que ajuda a lembrar de enviar mensagens ou ligar para a pessoa amada, através de alarmes que são configurados de acordo com as necessidades do usuário. The Boyfriend Log Aplicativo que funciona como um diário, onde se responde diariamente a pergunta “Como foi o seu relacionamento hoje?”. As respostas são atribuídas a cores (que variam do verde até o vermelho), que preenchem o calendário e permitem que o usuário acompanhe seus relacionamentos de uma maneira mais abrangente.
  24. 24. • Livro: Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos - Zygmunt Bauman • Livro: Monogamish: The Millennial Couple's Guide to Open-Relationships - Alex e Kate Smith • Livro: The Ethical Slut: A Practical Guide to Polyamory, Open Relationships & Other Adventures - Dossie Easton & Janet W. Hardy • Matéria: Loneliness: a silent plague that is hurting young people most - The Guardian • Post: O meu relacionamento aberto - Noo • Post: Prisão monongâmica - Papo de Homem • Report: Amor | Pesquisas do ano do Google 2014 Indo Além:
  25. 25. + Carol Incerti Carol Soares Wil Correia Colagens:MarinaFerreira Realização: Contato: lupa@lupa.etc.br www.lupa.etc.br

×