Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Variação Lingüística

4,659 views

Published on

1° trabalho do 3° ano letivo de língua portuguesa.

Published in: Education
  • Login to see the comments

Variação Lingüística

  1. 1. T RABALHO DE PORTUGUÊSExpressões idiomáticas, jargões, gíriase variações linguísticas...
  2. 2. C OMPONENTES Emerson Renan João Victor Letícia Gabriela Luiz Neto Maria Juliane
  3. 3. VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
  4. 4. VARIEDADE LINGUÍSTICA Em um único sistema linguístico podemos encontrar variações no que se refere ao modo como ele é utilizado pelos falantes. É isso que caracteriza as variações linguísticas .
  5. 5. T IPOS DE VARIEDADES Os dialetos: Ocorrem em função das pessoas que usam a língua, ou seja, dos emissores. (regional,social,idade,sexo,geração, função); Os registrados: ocorrem em função do uso que se faz da língua, da mensagem da situação. (grau de formalismo).
  6. 6. E XEMPLOS DE VARIAÇÕESUso de “r” pelo “l” em final de sílaba e nos gruposconsonantais: pranta/planta; broco/bloco.Alternância de “lh” e “i”: muié/mulher; véio/velho.Tendência a tornar paroxítonas as palavras proparoxítonas:arve/árvore; figo/fígado.Redução dos ditongos: caxa/caixa; pexe/peixe.Simplificação da concordância: as menina/as meninas.
  7. 7. E XPRESSÕES IDIOMÁTICAS pedra no sapatoTempestade num copo dágua
  8. 8. E XPRESSÕES IDIOMÁTICASExpressão idiomática é umconjunto de palavras que nãopossui tradução perante outrosidiomas, são geradas por gíriasde certa região, se fazendoassim como se fosse um traçocultural de cada lugar.
  9. 9. E XEMPLOS DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS“Bater as botas”Falecer O médico alertou ao bêbado que se ele não parasse com a bebida em excesso, iria bater as botas.
  10. 10. [...]“Chá decadeira” Fazeresperar. Você está num consultório médico há 2 horas aguardando ser atendido. Você está tomando um chá de cadeira.
  11. 11. [...] “Mão na roda” Ajuda degrande valor. -Ter um mecânico na nossa equipe foi uma mão na roda na hora que o carro deu problema.
  12. 12. [...] Segurando vela”Pessoa que sempreestá junto de umcasal de namorados.Solteiro na roda decasais. -Como ela não arranjava namorado, ficava sempre segurando vela nas festas.
  13. 13. [...]“Queimara rosca” (...) Todos desconfiam que aquele rapaz gosta de queimar a rosca escondido.
  14. 14. J ARGÕES
  15. 15. J ARGÕES O que é Jargão? Jargão: É a Gíria Profissional. Definição de “jargão” no Dicionário Houaiss: Código linguístico próprio de um grupo sociocultural ou profissional com vocabulário especial, difícil de compreender ou incompreensível para os não-iniciados.
  16. 16. E XEMPLOS DE JARGÕES
  17. 17. [...]
  18. 18. [...]
  19. 19. [...]
  20. 20. G ÍRIAS A gíria é a cultura do povo – Bezerra da Silva
  21. 21. G ÍRIAS O que é Gíria? A gíria é um fenômeno de linguagem especial usada por certos grupos sociais pertencentes a uma classe ou a uma profissão em que se usa uma palavra não convencional para designar outras palavras formais da língua com intuito de fazer segredo, humor ou distinguir o grupo dos demais criando um jargão próprio.
  22. 22. E XEMPLOS DE GÍRIAS  Legenda: Quadro1: WOOHOOOOOOOO! Quadro2: - Caraca, mano, aquele mano corajoso foi nadar com os tubarões! Quadro3: - Corajoso nada, o coitado era analfabeto!
  23. 23. [...] BABACA = pessoa atividade, pedido, chata. questão, bobagem, não presta. BABADO = fofoca, falador, língua solta,  CABA = homem, fala o que não deve indivíduo, cara, para outra pessoa. pessoa. BABÃO = molão,  CABA RUIM = pessoa estranho, admirador, ruim. elogiador.  CABUETA = delator, BAGAÇA = objeto, dedo-duro, alguém coisa, trabalho, que entrega o outro.
  24. 24. Referencias•http://veja.abril.com.br/180707/p_100.shtml•http://www.clerioborges.com.br/girias.html•http://www.clerioborges.com.br/girias.html•http://educacao.uol.com.br/portugues/variacoes-linguisticas-o-modo-de-falar-do-brasileiro.jhtm•http://www.osdezmais.com/curiosidades/as-10-girias-mais-comuns-no-brasil/•http://dicionariopopular.blogspot.com.br/

×