Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Os têxteis

1,332 views

Published on

Um pouco sobre os texteis

Published in: Education
  • Be the first to comment

Os têxteis

  1. 1. Ed. tecnológica Trabalho realizado por: Luís Jesus, Nº17, 6ºC Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
  2. 2. Indice  Introdução………………………………………….3  Matéria prima……………………………………...4  História………………………………………............5  Propriedades…………………………………........6  Normalização……………………………………...7  Armazenamento………………………………….8  Transformação…………………………………….9  Conclusão………………………………………...10  Fontes de informação………………………….11
  3. 3. Matéria Prima  É a matéria prima fibrosa a partir da qual os tecidos têxteis são fabricados. As fibras são transformadas em fios pelo processo de fiação , os fios em tecidos e os tecidos em peças de vestuário, roupas de cama e mesa…
  4. 4. História  Para se proteger do frio o ser humano utilizava as peles dos animais que caçava. Descobriu mais tarde que entrelaçando os fios de linho e algodão criava tecidos. A seda é obtida através dos casulos do bicho da seda, sendo ela um tecido leve bastante utilizado pela cultura chinesa. O algodão e o linho são os que mais têm implementação no nosso país.
  5. 5. Propriedades  A grande maioria dos tecidos é permeável, ou seja, deixa passar a água e o ar, mas, também existem os impermeáveis. São usados pelas suas propriedades térmicas que permitem manter a temperatura. A maioria deles são inflamáveis. São resistentes à fricção e elásticos retomando a forma depois de deformados. Para serem duráveis, alguns precisam de cuidados.
  6. 6. Normalização  Os tecidos são armazenados em rolos e são cortados através de réguas e máquinas industriais.  Os fios são vendidos especialmente em rolos e novelos.
  7. 7. Armazenamento  Os têxteis devem ser conservados tendo em conta as indicações do seu fabricante. As etiquetas da roupa têm a função de indicar a sua matéria prima, assim como indicar se pode ser lavado à máquina, à mão, se pode ser passado a ferro… etc
  8. 8. Processo de Transformação  Processo de transformação do linho:  Após o corte:  Realiza-se a ripagem (retirada de semente), curtimento (apodrecimento em água da parte lenhosa facilitando a separação das suas fibras), secagem, massagem (libertação das fibras das partes lenhosas), espadelagem (libertação das fibras das partes lenhosas ainda agarradas), assedagem (seleção das fibras longas das curtas), flor (passagem das fibras a fios com a ajuda da roca e do fuso ou roda de fiar), passagem a meada (cozedura em barretos; lavagem; secagem; dobagem).
  9. 9. Conclusão  Com este trabalho aprendi que as plantas para além de nos fornecer oxigénio também são fontes de matéria- prima para que daí se aproveite alguns componentes para fabricar produtos, na grande maioria com ajuda de produtos químicos. Mas também existe o linho natural, tem este nome porque no seu processo de fabrico não lhe é adicionado químicos.
  10. 10. Fontes de informação o Wikipédia, a enciclopédia livre o Livro E.T, 5º e 6º ano o Google Imagens o Ask search o O bichinho do saber

×