Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como adquirir conhecimento por meio do conceito h e pbl

1,455 views

Published on

Apresentação realizada no âmbito do Curso de Especialização em Inovação em Mídias Interativas da Universidade Federal de Goiás.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Como adquirir conhecimento por meio do conceito h e pbl

  1. 1. Especialização em Inovação em Mídias Interativas – 2014 Universidade Federal de Goiás
  2. 2. • Conceito H É uma extrapolação do conceito de AVA. Pelo ,método "H" há a concepção de que toda a internet é um ambiente de aprendizado, e não somente um local específico como um AVA. Ou seja , "H" é a extrapolação de limites, e a constatação de que toda a rede é possivelmente e, potencialmente, um local de aprendizado.
  3. 3. • PBL (Problem Based Learning) É uma nova metodologia de ensino que tem relação direta com o desenvolvimento das novas ferramentas de interação e, também, com o desenvolvimento que ocorrem nas empresas e até nas escolas. É um tipo de aprendizagem baseada em projetos, segundo a qual o aluno é capaz de aprender por si só, de ser um agente ativo na construção de sua aprendizagem. Resumindo é uma estratégia de ensino que objetiva desenvolver as competências, estimular as habilidades individuais e o trabalho colaborativo dos estudantes.
  4. 4. • Conceito H Exige que o aluno construa sua autonomia, que vá em busca de seu conhecimento e de sua construção de saberes. Diante dessa realidade, os alunos precisam ter e desenvolver a curiosidade, a auto motivação e a experimentação. • PBL (Problem Based Learning) Exige que o aluno desenvolva as seguintes habilidades e atitudes: Aprender a aprender. Aprender a fazer. Aprender a conviver. Aprender a ser.
  5. 5. Através da interação dos conteúdos, da busca de informações por meio do acesso a diversos endereços, dispersos na internet, que proporcionam o aprendizado baseado na busca, que obviamente, presume, também, a construção de um determinado filtro, para criar juízo de valor, como "o que" e "onde" se busca, a fim de que seja possível garantir a idoneidade das informações.
  6. 6. Após este processo, é criado o diálogo, ou seja, o processo de interação com os colegas e orientador, para seja possível o exercício da aprendizagem. Desta forma é importante que cada aluno tenha a capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, o que motiva, por consequência o indivíduo a desenvolver suas competências. O desafio é encontrar soluções criativas e efetivas para determinado problema em parceria, ou seja, de forma colaborativa com os colegas.

×