Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Relatório de ensaio de permeabilidade

12,434 views

Published on

MECANICA DOS SOLOS

Published in: Engineering
  • Be the first to comment

Relatório de ensaio de permeabilidade

  1. 1. UNIVERSIDADE VILA VELHA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EC6N – EQUIPE 02 ENSAIO DE PERMEABILIDADE DO SOLO REALIZADO EM LABORATÓRIO VILA VELHA 2014
  2. 2. VILA VELHA 2013
  3. 3. SUMÁRIO 1 - INTRODUÇÃO . 2 - OBJETIVO 3 - EQUIPAMENTOS 4- PREPARAÇÃO DA AMOSTRA 5 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6 - CÁLCULOS 7 - RESULTADOS 8 - ANEXOS 9 - BIBLIOGRAFIA
  4. 4. 1. INTRODUÇÃO Permeabilidade é a propriedade que representa uma maior ou menor dificuldade com que a percolação da água ocorre através dos poros do solo. Nos materiais granulares não coesivos como as areias, por exemplo, há uma grande porosidade o que facilita o fluxo de água através dos solo, enquanto que nos materiais finos e coesivo como as argilas, ocorre o inverso o que torna este tipo de material ideal para barragens por apresentar baixa permeabilidade. A permeabilidade do solo é representada pelo coeficiente de permeabilidade K, que pode ser obtido em laboratório através de dois tipos de ensaios. Para materiais granulares de alta permeabilidade é utilizado do ensaio de permeabilidade de carga constante e para os materiais de baixa permeabilidade é realizado o ensaio de carga variável. O coeficiente de permeabilidade é a grandeza que mede a facilidade com que um fluído escoa através de um meio poroso. Seu valor depende da viscosidade do fluído, do índice de vazios, do grau de saturação, do tamanho e da forma das partículas, etc. Sua determinação baseia-se na lei de Darcy para escoamento laminar, segundo a qual a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico, e pode ser feita em laboratório por permeâmetros (carga constante ou carga variável). O conhecimento do coeficiente de permeabilidade é importante em problemas de drenagem, percolação, rebaixamento de nível d’água, recalques, etc.
  5. 5. 2. OBJETIVO Realização do ensaio de permeabilidade através dos permeâmetros de carga constante e carga variável em corpos de prova deformados de solos para a obtenção do coeficiente de permeabilidade.
  6. 6. 3. EQUIPAMENTOS São os seguintes os equipamentos utilizados nesse ensaio:  Peneira;  Balança;  Permeâmetros;  Destilador de água;  Bureta;  Cronômetro;  Proveta;  Reservatório de água;  Filtro;
  7. 7. 4. PREPARAÇÃO DA AMOSTRA A amostra não ficou na bomba de vácuo, para a retirada do ar presente nos poros.Porque na faculdade não há a mesma, com isso os resultados obtidos não foram reais. Logo após, foi aberto o reservatório de água, a uma altura superior (conforme foto em anexo), fazendo com que se criasse um gradiente hidráulico e a água fluísse do reservatório e preenchendo-a. A amostra foi então, saturada. O permeâmetro foi conectado aos tubos manométricos e o reservatório foi ajustado para que mantivesse a altura da água constante.
  8. 8. 5. CÁLCULOS Para calcular a permeabilidade do solo em (cm/s), usa-se: - Permeabilidade de carga constante: 푘 = 푄 . 퐿 퐴 . ℎ . 푡 Onde: k: coeficiente de permeabilidade (cm/s); Q: volume de água percolada (cm3); L: altura do c.p. (cm); t: tempo decorrido (s); h: carga hidráulica (cm); A: área do c.p.(cm2). - Permeabilidade de carga variável: 푘 = 2,30 푎 . 푙 퐴 . 푡 . log ℎ1 ℎ2 Onde: a: área da bureta (cm2); L: altura do c.p. (cm); A: área do c.p.(cm2); h1 e h2: carga hidráulica (cm); t: intervalo de tempo entre a ocorrência das cargas (s).
  9. 9. OBS: CONCLUÍMOS QUE NÃO FOI POSSÍVEL UM RESULTADO SATISFATÓRIO POR FALTA DE EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA CONCLUSÃO DO EXPERIMENTO.
  10. 10. 6. RESULTADOS Os resultados encontrados foram: - Para permeabilidade de carga constante (Solos granulares): 퐷푐푖푙푖푛푑푟표 = 16푐푚 퐷푖푛푡푒푟푛표 = 14,8 푐푚 퐴 = 23푐푚 푉푐푖푙푖푛푑푟표 = 3.956,77 푐푚³ 푡 = 2푚 = 120푠 Δℎ = 45 - 35 = 10 cm Logo, 푘 =0,11 m/s - Para permeabilidade de carga variável (Solos finos): 푀푠+푐 = 6.532푔 Á푔푢푎 = 400 + 300 = 700푚푙 푇푎푟푎 = 980푔 푀푠 = 6.532 − 980 = 5.552푔 푛 = 3푐푎푚푎푑푎푠 푁 = 26 푔표푙푝푒푠 퐷푖푛푡푒푟푛표 = 15푐푚 퐴푠표푙표 = 14,5 − 3,5 = 11,5푐푚 ℎ1 = 100 푐푚 ; ℎ2 = 40푐푚 푡 = 1푚 푒 13푠 − 52푠 = 21푠 퐷푡푢푏푖푛ℎ표 = 1,2푐푚 Logo, 푘 = 0,11cm/s
  11. 11. 7. NEXOS
  12. 12. 8. BIBLIOGRAFIA http://pt.wikipedia.org/wiki/Permeabilidade_(geologia)

×