Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tarefa 2 informática educativa 1

92 views

Published on

Tarefa da semana 2

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Tarefa 2 informática educativa 1

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE IME - Instituto de Matemática e Estatística LANTE – Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino PEDAGOGIA RACIONAL- TECNOLÓGICA E A CIBERCULTURA Luciano Yukio Motizuki Grupo 2 Polo : Ceu menino
  2. 2. O objetivo desse trabalho é destacar umas das correntes pedagógicas do texto “ AS TEORIAS PEDAGÓGICAS MODERNAS RESIGINIFICADAS PELO DEBATE CONTEMPORÂNEO DA EDUCAÇÃO” de José Carlos Libâneo, especificamente a racional - tecnológica fazendo uma analogia com a cibercultura.
  3. 3. No quadro mostraremos as pedagogias contemporâneas que vieram da releitura da teoria moderna e outras com intenção de desmontar as propostas já existentes. O quadro foi feito através de pesquisa bibliográfica e difusão de ideias de seminários e congressos.
  4. 4. É uma prática pedagógica que forma cidadãos para o sistema de trabalho. O professor é um técnico e o aluno um “recurso humano”. Acredita - se que para ter uma boa educação a escola tem que estar equipada (com jogos na sala, laboratórios organizados, etc.); não se preocupando com a aprendizagem dos alunos, pois se a escola está bem equipada, a aprendizagem é uma conseqüência. A escola liberta o homem da eficiência e privilegia o técnico.
  5. 5. A ideia da corrente racional – tecnológica seria : “À educação escolar compete organizar o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. (...) A escola atua, assim, no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo (...) seu interesse imediato é o de produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho.” (LIBÂNEO, 2006, p.28-29)
  6. 6. - A utilização de computadores e mídias. - Excessivo uso das técnicas para atingir objetivos institucionais.
  7. 7. - Um ensino de excelência, para formar uma elite intelectual. - Ensino para formar a mão de obra eficaz para o mercado de trabalho.
  8. 8. - Centralidade na formação tecnológica - Transformação da educação em ciência - Produção do aluno como técnico - Utilização de aparatos tecnológicos - Racionalização e objetivação do ensino
  9. 9. È um conjunto de técnicas, de práticas , de atitudes, de modo de pensar que se desenvolvem com o crescimento da internet como novo meio de comunicação juntamente com a educação.
  10. 10. Essa corrente utiliza técnicas mais refinadas como computadores e mídias. O foco desta corrente é a tecnologia; os materiais didáticos acabam se tornando secundários em sala de aula, pois o importante não é utilizá-los, mas tê-los. Ou seja, esta corrente tem como protagonista os equipamentos (laboratórios organizados, salas específicas etc.), ignorando a maneira como eles são utilizados. O professor em sala de aula, acaba se tornando apenas um mero transmissor entre o aluno e o conhecimento contido nestes materiais.
  11. 11. A tecnologia têm um grande potencial para trazer mudanças no ensino . Não será uma tarefa fácil. A cibercultura fazendo um elo entre a informática , a comunicação e a educação através das mídias sociais como facebook, twitter, youtube será uma ótima ferramenta para o educador trabalhar em sala de aula. O professor sendo mediador, isso contribuirá para a criação crítica do aluno.
  12. 12. SITES VISITADOS: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8 /_files/qMP2rpp.pdf http://christiannenery.blogspot.com.br/2011/04/descrever- comparar-e-analisar-escola_01.html - http://www.com.ufv.br/cibercultura/interatividade-2/ LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21ª ed. São Paulo: Loyola, 2006. LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas resignificadas pelo debate contemporâneo na educação. In : Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo : Alinea, 2005

×