Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
CRÔNICAPAUSAMoacyr ScliarPlano de aulaTurma9º ano (8ª série).Tempo previsto4 aulas.Objetivos- Reconhecer a leitura como um...
Plano de aula crônica
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Plano de aula crônica

18,417 views

Published on

Plano de aula crônica

  1. 1. CRÔNICAPAUSAMoacyr ScliarPlano de aulaTurma9º ano (8ª série).Tempo previsto4 aulas.Objetivos- Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para compreender e interpretar, neste caso, acrônica “Pausa”, de Moacyr Scliar, inferindo seus traços característicos;- Aprender procedimentos de leitor em situação de estudo;- Adquirir o prazer da leitura;- Estabelecer relação entre um texto lido e outros já conhecidos;- Desenvolver a capacidade de comentar o que leu.Competências e habilidades de leitura- Ler e interpretar uma crônica;-Inferir informação pressuposta ou subentendida na crônica “Pausa”, com base em suacompreensão global;- inferir a reflexão trazida pela crônica;- Debater oralmente sobre questão relacionada ao texto;- Fruir esteticamente objeto cultural.ConteúdoLeitura e compreensão de texto.Material necessário- Cópia impressa do texto;- Dicionário.Metodologia e estratégias- Passo 1: revisão de características do gênero textual crônica, extraindo dos alunos osconhecimentos prévios a respeito desse gênero.- Passo 2: levantamento de hipóteses: será registrado no quadro o título do texto, fonte e autorpara que os alunos antecipem o assunto baseados apenas no título;- Passo 3: distribuição da crônica “Pausa”, de Moacyr Scliar, para que os alunos façam umaleitura silenciosa e individual, orientando-os para que selecionem a ideia principal e relevanteretida por cada um;- Passo 4: confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadasdurante a leitura;- Passo 5: leitura da crônica feita pelo professor para identificação do efeito de sentido produzidopelo uso intencional de pontuação expressiva, possibilitando uma maior compreensão textual.- Passo 6: interação entre o leitor e o texto - comparação de informações do texto relacionadas àsvivências dos alunos. Questões: “Você também tem seus momentos de pausa (fuga)? Por quê?”.- Passo 7: construir opinião crítica a partir de informações e análises apresentadas pela crônica.Avaliação- Elaboração de apreciação estética e/ou afetiva (gostamos ou não pelas mais variadas razões);- Definir as bases de nossas atitudes ideológicas em relação ao mundo, ao nosso comportamento;- Réplica ou crítica ao texto.

×