O Herpes

6,201 views

Published on

Herpes

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
6,201
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
79
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O Herpes

  1. 1. HERPESO herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna,causada pelos vírus Herpes simplex 1 e 2, que afeta principalmentea mucosa da boca ou região genital, mas pode causar gravescomplicações neurológicas. Não tem cura, mas alguns remédiospodem ser utilizados para diminuir os sintomas. Os tipos.Existem dois tipos de herpes: o simples que é mais comum, quenão tem cura e aparece de vez em quando; e o herpes zoster, quesó ataca uma vez e imuniza a pessoa.Ambos causam dor intensa, mas o herpes zoster provoca uma dordesesperadora porque destrói o nervo onde está alojado. Essa dorpersiste por meses e até anos porque o nervo demora muito parase regenerar.O herpes simples é contagioso e geralmente aparece no contornodos lábios, ao lado da boca, nos órgãos genitais, nádegas e atédentro dos olhos (raramente), podendo levar à cegueira. Herpes simples.Há dois tipos de Herpes simples, O Herpes labial e o Genital. OHerpes labial Causa bolhas febris, um tipo de erupção quegeralmente ocorre em várias doenças infecciosas febris (resfriados,gripe, pneumonia). As bolhas aparecem ao redor dos lábios e naboca (chama-se também herpes labial). O herpes genitalé umadoença sexualmente transmissível de importância crescente. Inicia-se com um prurido local moderado, seguido da erupção progressivade vesículas.
  2. 2. Herpes zoster.Acomete os nervos e a pele, causando uma dor terrível, atacapessoas de baixa imunidade. Geralmente ataca os nervos queficam entre as costelas (na horizontal) e o nervo trigêmeo da face, apartir da orelha. Podendo durar de quatro a seis semanas, mas ador permanece por meses ou anos. Tratamentos.Para o Herpes simples;Tanto para o Herpes Labial como Genital o tratamento é o mesmo,consiste-se na aplicação tópica de medicamentos, usualmente naforma de cremes que devem ser aplicados no local das lesões. Eentre os mais eficazes está o princípio ativo aciclovir em formato decomprimidos ou creme.Para o Herpes zoster;Tratamentos possíveis em caso de herpes zoster- Contra a dor, antálgicos como o paracetamol, AINS(aspirina, ibuprofeno,...), antálgicos mais fortes como os derivadosda morfina.- Para evitar a multiplicação dos vírus e diminuir a dor e a duraçãodos sintomas, antivirais como o aciclovir, valaciclovir,ofamciclovir,a brivudina, etc.- Para evitar a dor e reduzir a duração dos sintomas: corticoides.- Eventualmente antibióticos sob forma tópica (creme) para evitaruma infecção bacteriana, em caso de infecção por bactérias dasvesículas do herpes zoster.
  3. 3. Fontes: http://www.criasaude.com.br/N2064/doencas/herpes-zoster/tratamento-herpes-zoster.htmlhttp://www.santalucia.com.br/dermatologia/herpes-p.htmhttp://farmaceutico.planetaclix.pt/pelevirus.htmlSites acessados em 24/3/2012 16:39

×