Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Artigo cientifico projeto integrador 2015

753 views

Published on

COnsumo de energia

Published in: Technology
  • Be the first to like this

Artigo cientifico projeto integrador 2015

  1. 1. Monitor de Consumo de Energia L. G. Alves1 , M. Mutton2 , P. M. Vrech4 e W. Nascimento4 1 e 2 Curso de Engenharia de Computação 2 e 4 Curso de Engenharia Elétrica Universidade São Francisco, campus Itatiba Abstract  Based on OpenEnergyMonitor, was made a simple prototype. At a current sensor, we get data of an electric network, this data are treated in a circuit to send it in a form that Arduíno can comprehend and make the communication through wireless with the computer. At server, we have the receivement and storage data of measurement, the calculation of energy consumption and presentation of results in a web page. Keywords  Energy consumption, energy saving, Arduino, open source. I. INTRODUÇÃO “O surgimento da eletricidade foi uma das maiores invenções do homem. Com ela, foi possível produzir mais, viver melhor e inventar mais coisas. A internet, por exemplo, tem tudo a ver com eletricidade, pois assim como a energia que você recebe em sua casa, ela também chega por meio de redes de transmissão”. [1]. A realização desse projeto foi baseada em algumas perguntas, como: O que poderia ser feito para otimizar o gasto com energia elétrica? De que forma poderíamos ter um controle em tempo real deste gasto? Como é possível conscientizar as pessoas a reduzir para economizar? A partir disso surgiu a ideia do monitor de consumo de energia. A intenção desse projeto, foi criar métodos para otimizar o consumo de energia, com objetivo de oferecer ao cliente um controle de custo da energia utilizada em determinados equipamentos, ou até mesmo de modo geral em uma residência. L. G. Alves, Universidade São Francisco (USF), Itatiba, São Paulo, Brasil, lalves@sifco.com.br M. Mutton, Universidade São Francisco (USF), Itatiba, São Paulo, Brasil, mmutton@hotmail.com P. M. Vrech, Universidade São Francisco (USF), Itatiba, São Paulo, Brasil, paulo@luizrosa.com.br W. Nascimento, Universidade São Francisco (USF), Itatiba, São Paulo, Brasil, welington.nascimento@hotmail.com.br II. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO A. Hardware: Usando como base o OpenEnergyMonitor, fizemos uma versão simplificada, utilizando um sensor de corrente e um servidor para receber os dados de corrente e potência aproximada. Através do sensor de corrente, coletamos os dados de uma determinada rede elétrica, esses dados são tratados em um circuito, para serem enviados de forma que o Arduino entenda e faça a comunicação via wireless com o computador. Criamos uma interface do sensor de corrente com o Arduino, através de um circuito com 2 resistores 470 KΩ, 1 resistor 33Ω, 1 capacitor µF. Conforme mostrado na figura 1. Fig. 1 Diagrama Elétrico B. Software: No Arduino foi programado um código para realização
  2. 2. das medidas elétricas (emonLib), e um para conexão com o servidor (EthernetLib), para essa conexão com o servidor foi utilizado uma Ethernet Shield. Ambos feitos na linguagem C. No servidor, temos o recebimento e armazenamento das medidas, que podem ser monitoradas em tempo real, ou por consultas anteriores, o cálculo da energia consumida, e apresentação dos resultados em um aplicativo mobile e em uma página web. Utilizamos um banco de dados MySQL e desenvolvemos a página em PHP. Essa página web onde é exibido os resultados pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado a mesma rede wireless. O resultado é exibido em forma de tabela com horario exato da medição, valor da corrente e da potência, conforme mostrado na tabela I. No aplicativo também são exibidos os resultados em tempo real, e desenvolvemos também ferramentas como ligar/desligar determinado equipamento que está sendo medido, entre outras funções. TABELA I TABELA DE DADOS COLETADOS EM TEMPO REAL Na página de resultados também é exibido um gráfico para melhor visualização do gasto. Exibido na figura II. Fig. II Uma amostra do gráfico apresentado junto a tabela. Ao lado podemos ver uma imagem do modelo incial do aplicativo. Vale lembrar que o mesmo está em desenvolvimento ainda. . Fig. III Print da tela do aplicativo III. CONCLUSÕES FINAIS Ao decorrer do desenvolvimento deste projeto, conseguimos ir além do nosso objetivo inicial, que seria apenas um monitor de consumo. As pesquisas, consultas e os estudos, nos permitiram amadurecer a ideia e projetar novos caminhos para o protótipo inicial. Além de um controle de gastos, pensamos em desenvolver métodos para diminuir o consumo, acreditamos que com o mínimo de energia desperdiçada já é suficiente para fazer a diferença. REFERÊNCIAS [1] CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003 [2]OPENENERGYMONITOR. , 2014. Disponível em: <htttp://openenergymonitor.org/emon>. Acesso em: 13 mar. 2015.

×