Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Testemunhas de Jeová
Compilação: Pr. Luan Almeida
“Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os
quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal
é o engan...
Testemunhas de Jeová
Os T.J fazem parte do chamado
Cristianismo de Fronteira. São
grupos que usam a Bíblia como
referência...
• Tem mais de 9 milhões de praticantes no mundo;
• Estão presentes em 239 países e territórios;
• Suas publicações já atin...
História
A seita conhecida hoje em dia como as
Testemunhas de Jeová iniciou no estado
americano da Pensilvânia em 1870, co...
Após a morte de Russell em 1916, Judge J. F.
Rutherford, amigo e sucessor de Russell, escreveu o
sétimo e último volume da...
Charles Taze Russell
Charles Taze Russell era comerciante e foi
criado como presbiteriano, mas filiou-se à
Igreja Congrega...
Charles Taze Russell
Russel fundou a associação religiosa
conhecida como Sociedade Torre de Vigília
para divulgação dos se...
Literatura T.J
1. Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas
Trata-se da Bíblia de edição particular das Testemunhas d...
Literatura T.J
A Tradução do Novo Mundo das Escrituras
Sagradas não é uma tradução das línguas
originais, mas uma adaptaçã...
Literatura T.J
João 1.1
RC “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava
com Deus, e o Verbo era Deus”.
TNM “No princípio er...
Literatura T.J
Colossenses 1.15-17
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito
de toda a criação; pois por meio dele f...
Literatura T.J
Hebreus 1.8
Mas a respeito do Filho ele diz: “Deus é o seu
trono para todo o sempre, e o cetro do seu Reino...
A fé T.J.
Negam a Trindade
As TJ combatem ferozmente a doutrina da Trindade. Negam
a divindade de Jesus e negam também a d...
A fé T.J.
Rejeição da divindade de Jesus
As TJ negam explicitamente a divindade de Jesus Cristo. No conjunto
de seus falso...
A fé T.J.
Outro absurdo é que os TJ creem que Jesus, na sua
existência pré-humana, era o Arcanjo Miguel.
Esses falsos ensi...
A fé T.J.
Rejeição da divindade e pessoalidade do Espírito
Santo
Quanto ao Espírito Santo, as Testemunhas de Jeová
negam S...
A fé T.J.
As Escrituras Sagradas, em contrapartida, dizem que o Espírito Santo:
Fala (At 8.29; 13.2), intercede (Rm 8.26-2...
A fé T.J.
Os 144 mil
Em resposta a pergunta: “Quantos vão para o Céu?”, a seita cita
Apocalipse (Rev.) 7.4-8, 14.1, afirma...
Proibições T.J
1. As mulheres não devem usar calças. Os homens, nem bigode, nem
barba, nem cabelo comprido;
2. Não se deve...
Proibições T.J
9. Não se deve dar esmola aos mendigos;
10. Não se deve jogar xadrez;
11. Não se deve deixar fazer transfus...
15 razões pelas quais são considerados uma seita
1. Negam a divindade absoluta e singular de Jesus
Cristo;
2. Ensinam que ...
6*. Negam a volta física e visível de Jesus Cristo;
7. Negam a presença do crente com Cristo após a
morte;
8. Reprovam a e...
11. Negam o patriotismo e a continência à bandeira;
12. Estão confusos quanto aos 144.000;
13. Usam uma tradução deturpada...
Conclusão
Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas
aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. (1 João
2:23...
Conclusão
Caso seja confrontado por Testemunhas de Jeová:
1. Não discuta acerca da crença deles.
2. Fale com autoridade e ...
Referências:
Quem são os 144 mil descritos em Apocalipse? – Blog Esboçando ideias:
https://www.esbocandoideias.com/2017/08...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Testemunhas de Jeová - Seitas e Heresias

2,417 views

Published on

Estudo de número 4 da série sobre Seitas e Heresias, ministrada na Igreja Batista de Poxim, Canavieiras-BA. Compilado pelo Pr. Luan Almeida.

Published in: Spiritual
  • This is your last chance to grab all 16,000 plans at this discount price. I've been told that Ted will only extend this offer until midnight tonight and this offer will NOT be repeated again. =>> https://t.cn/A62YeZUX
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Get access to 16,000 woodworking plans, Download 50 FREE Plans... ➣➣➣ https://url.cn/ktFCrsHZ
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Testemunhas de Jeová - Seitas e Heresias

  1. 1. Testemunhas de Jeová Compilação: Pr. Luan Almeida
  2. 2. “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.” 2 João 1:7-11
  3. 3. Testemunhas de Jeová Os T.J fazem parte do chamado Cristianismo de Fronteira. São grupos que usam a Bíblia como referência, mas também se valem de outras fontes de revelação/verdade que, eventualmente, podem contradizer a doutrina cristã. As principais igrejas são a Adventista, a Mórmon e a Testemunhas de Jeová.
  4. 4. • Tem mais de 9 milhões de praticantes no mundo; • Estão presentes em 239 países e territórios; • Suas publicações já atingiram 473 línguas; • No Brasil já são 1.393.209 seguidores; • A seita chegou ao Brasil em 1923 trazida por 8 marinheiros norte americanos que chegaram ao Rio de Janeiro; • Sua sede nacional fica em São Paulo. Testemunhas de Jeová Fotos da sede nacional em SP. Fotos da sede nacional em SP.
  5. 5. História A seita conhecida hoje em dia como as Testemunhas de Jeová iniciou no estado americano da Pensilvânia em 1870, como uma escola bíblica iniciada por Charles Taze Russell. Russell nomeou seu grupo de “Estudos Bíblicos Aurora do Milênio” e começou a escrever uma série de livros chamada “Aurora do Milênio”, que se estendeu por seis volumes antes da sua morte e que continha grande parte da teologia agora seguida pelas Testemunhas de Jeová.
  6. 6. Após a morte de Russell em 1916, Judge J. F. Rutherford, amigo e sucessor de Russell, escreveu o sétimo e último volume da série “Aurora do Milênio”, “O Mistério Consumado”, em 1917. A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados foi fundada em 1886 e rapidamente tornou-se o veículo através do qual o movimento “Aurora do Milênio” passou a distribuir suas visões aos outros. O grupo era conhecido como os “russellitas” até 1931 quando, devido a uma divisão na organização, esta foi renomeada “Testemunhas de Jeová”. História
  7. 7. Charles Taze Russell Charles Taze Russell era comerciante e foi criado como presbiteriano, mas filiou-se à Igreja Congregacional. Um dia, desiludido com as religiões, participou de um culto na Igreja Adventista e viu de novo brotar sua fé. Formou um grupo de estudantes da Bíblia e em 1879, começou a publicar uma revista que se tornou A Sentinela, onde publicava suas pesquisas bíblicas e novas doutrinas.
  8. 8. Charles Taze Russell Russel fundou a associação religiosa conhecida como Sociedade Torre de Vigília para divulgação dos seus impressos. Charles tinha envolvimento com a piramidologia, a maçonaria e a astrologia, de onde se baseou, junto com cálculos de um inglês, para marcar datas sobre o fim do mundo e a guerra final entre Jesus e Satanás. Ele previu o “fim” para 1914, 1915, 1918, 1925, 1941, 1975, 2000.
  9. 9. Literatura T.J 1. Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas Trata-se da Bíblia de edição particular das Testemunhas de Jeová. 2. Estudo das Escrituras Essa obra de seis volumes escritos por Russel é a base de suas doutrinas. Ele afirmou que não seria errado chamar esses seis volumes de “Bíblia em forma ordenada”. 3. A Sentinela Esse periódico tem a tiragem quinzenal de 15 milhões de exemplares, em 111 línguas. 4. Despertai Outro periódico da seita, que possui uma tiragem quinzenal de 13 milhões de exemplares.
  10. 10. Literatura T.J A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas não é uma tradução das línguas originais, mas uma adaptação de uma versão em inglês. Os textos da TNM foram reescritos, distorcendo diversas doutrinas essenciais do cristianismo, a fim de apoiar as argumentações publicadas por Russel em seus Estudos das Escrituras.
  11. 11. Literatura T.J João 1.1 RC “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. TNM “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus e a Palavra era [um] deus”. Eles traduziram erradamente este versículo como "um deus". Novamente, isto é porque eles negam quem Jesus é, e devem mudar a Bíblia para que ela se torne adequada à sua teologia.
  12. 12. Literatura T.J Colossenses 1.15-17 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois por meio dele foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer domínios, quer governos, quer autoridades. Todas as outras coisas foram criadas por meio dele e para ele. Também, ele já existia antes de todas as outras coisas, e por meio dele todas as outras coisas vieram a existir.
  13. 13. Literatura T.J Hebreus 1.8 Mas a respeito do Filho ele diz: “Deus é o seu trono para todo o sempre, e o cetro do seu Reino é o cetro da retidão. Já que as T.J. não concordam com a divindade de Cristo, de novo, eles alteraram a Bíblia para que ela se adequasse à sua teologia. O problema com a tradução das T.J. é que esta passagem é uma citação do Salmo 45.6 que, no Hebraico, só pode ser traduzido como "...O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos ..."
  14. 14. A fé T.J. Negam a Trindade As TJ combatem ferozmente a doutrina da Trindade. Negam a divindade de Jesus e negam também a divindade e a pessoalidade do Espírito Santo. Afirmam que não pode haver trindade porque tal palavra não se encontra na Bíblia. E, por outras religiões antigas representarem seus deuses pagãos por meio figuras de trindade. A Bíblia é categórica ao afirmar a existência de uma trindade: Gn 1.1, 26; 3.22; 11.7; Êx 20.2; Jó 33.4; Mt 3.16-17; 28.19; Jo 1.3; 20.28; At 5.3-4; 1Co 12.4-6; 2Co 13.13; 1 Pe 1.2; Jd 20- 21; Ap 1.4-5.
  15. 15. A fé T.J. Rejeição da divindade de Jesus As TJ negam explicitamente a divindade de Jesus Cristo. No conjunto de seus falsos ensinos, contrariamente a tudo o que as Escrituras claramente revelam, eles concluem que Jesus: a) Não é Deus; b) Foi simplesmente uma pessoa espiritual; c) Não é Todo-Poderoso; d) Foi criado pelo Pai; e) Não é o Autor da Criação; f) Não tem poder para expiar pecados.
  16. 16. A fé T.J. Outro absurdo é que os TJ creem que Jesus, na sua existência pré-humana, era o Arcanjo Miguel. Esses falsos ensinamentos tem como principal fonte uma heresia conhecida como arianismo (Ário) do século III e IV, que negava a divindade de Cristo e a Trindade. “A primeira obra dele (Deus) foi Jesus Cristo, não a partir de Maria que foi obra do Espírito Santo para ser feito carne. Antes ele já existia...”. Valdemiro Santiago
  17. 17. A fé T.J. Rejeição da divindade e pessoalidade do Espírito Santo Quanto ao Espírito Santo, as Testemunhas de Jeová negam Sua divindade e pessoalidade. Para eles a terceira pessoa da trindade não é nem Deus, nem uma pessoa, apenas uma força ativa, um poder ou influência divina, não possuindo vontade própria, muito menos personalidade. “A terra era vazia e deserta, e havia escuridão sobre as águas profundas; e a força ativa de Deus movia-se sobre as águas.” (Gn 1.2 TNM)
  18. 18. A fé T.J. As Escrituras Sagradas, em contrapartida, dizem que o Espírito Santo: Fala (At 8.29; 13.2), intercede (Rm 8.26-27), fica triste (Ef 4.30), dá ordens (At 16.6-7; 13.2), tem vontade própria (1Co 12.11), ama (Rm 15.30), convida (Ap 22.17), pode ser resistido (At 7.51), ensina (Jo 14.26), guia (Rm 8.14), testifica (Rm 8.16; Jo 15.26) e convence (Jo 16.7-8). A Bíblia ainda fala a respeito do Espírito Santo como Deus (At 5.3-4). Ele possui os atributos da divindade: onipresença (Sl 139.7); onipotência (Rm 15.19); onisciência (1Co 2.10); eternidade (Hb 9.14). Portanto, o Espírito Santo é uma pessoa divina, não uma força ou poder.
  19. 19. A fé T.J. Os 144 mil Em resposta a pergunta: “Quantos vão para o Céu?”, a seita cita Apocalipse (Rev.) 7.4-8, 14.1, afirmando que somente 144 mil fiéis irão para o céu, enquanto os outros T.J’s ficarão na Terra restaurada. Chegam ao absurdo de dizer que Jó, Davi e João Batista constituirão a nova terra. Estes 144 mil são a representação da totalidade dos servos de Deus (Ap 7.3, 9 e 14.4). São 12 (Tribos de Israel – espiritual, cf. Rm 9) e um número de milhares para dar a noção ao leitor, de multiplicidade. Além disso, há o fato de que, segundo eles, os 144 mil vão para o céu, mas Deus habitará no Novo Céu e Nova Terra com o Seu povo (Ap 21. 3). Eles ficarão sozinhos no céu!
  20. 20. Proibições T.J 1. As mulheres não devem usar calças. Os homens, nem bigode, nem barba, nem cabelo comprido; 2. Não se deve casar com quem não seja Testemunha de Jeová, nem se pode romper um compromisso matrimonial; 3. Não se deve celebrar o Natal nem bodas; 4. Não se pode brindar levantando copos; 5. Não se pode ser esportista, porque cria nacionalismo; 6. Não se pode participar de loterias ou jogos por dinheiro; 7. Não participar nem apoiar as Olimpíadas porque são adoração pagã; 8. Não se devem celebrar aniversários;
  21. 21. Proibições T.J 9. Não se deve dar esmola aos mendigos; 10. Não se deve jogar xadrez; 11. Não se deve deixar fazer transfusões de sangue nem soro, antes deixa-se morrer; 12. É obrigatório ensinar a doutrina T.J aos filhos, mesmo que eles não queiram; 13. É obrigatória a assistência as reuniões dos Testemunhas, sob pena de ser castigado; 14. Há que batizar-se como testemunha, de outra forma não há a possibilidade de salvação; 15. Há que pregar sempre, ainda que esteja cansado ou sem vontade; 16. Há que assistir a todas as assembleias; 17. Não se pode servir em nenhum exército;
  22. 22. 15 razões pelas quais são considerados uma seita 1. Negam a divindade absoluta e singular de Jesus Cristo; 2. Ensinam que Jesus Cristo é um ser criado – simplesmente um outro deus; 3. Negam a personalidade e divindade do Espírito Santo; 4. Negam a doutrina bíblica da Trindade; 5. Negam a ressurreição física e corporal de Jesus Cristo.
  23. 23. 6*. Negam a volta física e visível de Jesus Cristo; 7. Negam a presença do crente com Cristo após a morte; 8. Reprovam a esperança que o crente tem de ir para o céu; 9. Negam a realidade e eternidade do castigo futuro; 10. Negam a salvação perfeita da cruz de Cristo. 15 razões pelas quais são considerados uma seita
  24. 24. 11. Negam o patriotismo e a continência à bandeira; 12. Estão confusos quanto aos 144.000; 13. Usam uma tradução deturpada da bíblia, tendo um sistema doutrinário que se baseia nas interpretações de Charles Taze Russell; 14. Não aceitam transfusões de sangue; 15. Não acreditam na cruz. 15 razões pelas quais são considerados uma seita
  25. 25. Conclusão Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. (1 João 2:23) “Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina (de Cristo), não o recebais em casa, nem lhe deis as boas- vindas; porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más” (II João 10.11). Por negarem pontos basilares da fé cristã histórica, defender salvação pelas obras e outras heresias. As testemunhas de Jeová são uma seita. Seus adeptos devem ser evangelizados a fim de que Deus salve vidas entre os TJ.
  26. 26. Conclusão Caso seja confrontado por Testemunhas de Jeová: 1. Não discuta acerca da crença deles. 2. Fale com autoridade e segurança a respeito de sua fé em Jesus. 3. Fale do perdão e da salvação em Jesus Cristo. 4. Faça o apelo para que creiam em Cristo e o recebam como Senhor e Salvador. Os resultados de uma conversa dirigida serão: Ou aceitam a Cristo, ou fogem. Se fugirem, dificilmente voltarão à sua casa. Você estará trabalhando em favor da Verdade que deve prevalecer.
  27. 27. Referências: Quem são os 144 mil descritos em Apocalipse? – Blog Esboçando ideias: https://www.esbocandoideias.com/2017/08/quem-sao-os-144-mil-de- apocalipse.html Testemunhas de Jeová – Power Point (Slide share): https://pt.slideshare.net/minicalmadureira/ebd-lio-03-testemunhas-de-jeov Bíblia Sagrada – Tradução do Novo Mundo: https://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/nwt/livros/G%C3%AAnesis/1/ Testemunhas de Jeová – Sérgio Silva – Power Point (Slide share): https://pt.slideshare.net/sergiooropo/lio-12-testemunha-de-jeov-2- quadrimestre-2012-ebd-religies-e-religiosidade-editora-crist-evanglica

×