Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
FUNÇÃO SOCIAL DOS
TRIBUTOS
Conceito de tributo
 A palavra “tributo” deriva do latim
tributum. Diz respeito àquilo que, por
dever, é entregue ao Esta...
O tributo tem origem remota e,
certamente, acompanhou a
evolução do homem, a criação
das primeiras sociedades, o
surgimen...
Entender a função social do
Tributo significa compreender
que o Estado existe para a
execução do bem comum e que
a socied...
ESPÉCIES DE
TRIBUTOS
IMPOSTOS
OS IMPOSTOS: O cidadão
costuma designar por imposto toda
e qualquer exigência vinda do
poder público. Entretanto...
Impostos da União
 II – Imposto sobre a Importação de Produtos
Estrangeiros
 IE – Imposto sobre a Exportação de Produtos...
Impostos dos Estados e do Distrito Federal
 ICMS – Imposto sobre Circulação de
Mercadorias e Prestações de Serviço de
Tra...
Impostos dos Municípios e do Distrito
Federal
IPTU – Imposto sobre a
Propriedade Predial e
Territorial Urbana
ISS – Impo...
AS TAXAS
 As taxas “têm como fato gerador o
exercício regular do poder de polícia, ou
a utilização, efetiva ou potencial,...
CURIOSIDADES
 ICMS: 25% do ICMS arrecadado pelos
Estados pertence aos Municípios; o
principal crité-rio para distribuição...
 IPVA: 50% do que o Estado arrecadar
com esse imposto é repartido com o
Município onde foi emplacado o
veículo.
SONEGAÇÃO FISCAL
 A sonegação fiscal é um crime tributário,
definido pela Lei 4.729 de 1965, que ocorre
após o fato gerad...
DOCUMENTOS FISCAIS
 Os documentos fiscais têm larga
importância no combate à sonegação de
tributos.Os documentos fiscais ...
Exemplos de documentos fscais
 Cupom Fiscal;
 Nota Fiscal de Venda;
 Nota Fiscal de Serviço;
 Declaração do Imposto de...
“Ser consciente de seus direitos e
deveres dentro da sociedade, é
fundamental para o cidadão
crítico”
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Função social dos tributos

7,765 views

Published on

  • Be the first to like this

Função social dos tributos

  1. 1. FUNÇÃO SOCIAL DOS TRIBUTOS
  2. 2. Conceito de tributo  A palavra “tributo” deriva do latim tributum. Diz respeito àquilo que, por dever, é entregue ao Estado. Sua finalidade é servir de meio para o atendimento às necessidades financeiras do Estado de modo que este possa realizar sua função social.
  3. 3. O tributo tem origem remota e, certamente, acompanhou a evolução do homem, a criação das primeiras sociedades, o surgimento de líderes tribais ou chefes guerreiros e políticos.
  4. 4. Entender a função social do Tributo significa compreender que o Estado existe para a execução do bem comum e que a sociedade é a destinatária dos recursos arrecadados pelo governo.
  5. 5. ESPÉCIES DE TRIBUTOS
  6. 6. IMPOSTOS OS IMPOSTOS: O cidadão costuma designar por imposto toda e qualquer exigência vinda do poder público. Entretanto, imposto possui um conceito mais restrito, sendo uma das espécies de tributo previstas pela Constituição.
  7. 7. Impostos da União  II – Imposto sobre a Importação de Produtos Estrangeiros  IE – Imposto sobre a Exportação de Produtos Nacionais e Nacionalizados  IR – Imposto sobre a Renda  IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados  ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural  IGF – Imposto sobre Grandes Fortunas
  8. 8. Impostos dos Estados e do Distrito Federal  ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestações de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação  IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
  9. 9. Impostos dos Municípios e do Distrito Federal IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ISS – Imposto sobre Serviços
  10. 10. AS TAXAS  As taxas “têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.” Exemplo: serviço de recolhimento de lixo, originando a taxa de coleta de lixo, taxa de emissão de passaporte
  11. 11. CURIOSIDADES  ICMS: 25% do ICMS arrecadado pelos Estados pertence aos Municípios; o principal crité-rio para distribuição é o movimento econômico do Município.  ITR: 50% do produto de sua arrecadação, que é de competência da União, cabe aos Municípios em cujo território está localizado o imóvel.
  12. 12.  IPVA: 50% do que o Estado arrecadar com esse imposto é repartido com o Município onde foi emplacado o veículo.
  13. 13. SONEGAÇÃO FISCAL  A sonegação fiscal é um crime tributário, definido pela Lei 4.729 de 1965, que ocorre após o fato gerador do tributo. Corresponde a uma ação ou omissão dolosa tendente a impedir ou retardar, total ou parcialmente, a informação que deveria ser prestada à Autoridade Tributária, com a intenção de eximir-se do pagamento de tributos.
  14. 14. DOCUMENTOS FISCAIS  Os documentos fiscais têm larga importância no combate à sonegação de tributos.Os documentos fiscais com os quais as pessoas geralmente têm mais contato no dia a dia são as notas fiscais e os cupons fiscais. São documentos comprobatórios de titularidade e posse de bens ou de aceitação de um serviço.
  15. 15. Exemplos de documentos fscais  Cupom Fiscal;  Nota Fiscal de Venda;  Nota Fiscal de Serviço;  Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF);  Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR).
  16. 16. “Ser consciente de seus direitos e deveres dentro da sociedade, é fundamental para o cidadão crítico”

×