Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Harmonia Psiquica

389 views

Published on

Palestra espirita Harmonia Mente

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Harmonia Psiquica

  1. 1. Para preencher o VAZIO ...
  2. 2. Cap. 2 Jason de Camargo
  3. 3. • Um homem rico recebe a visita de um sábio, e lhe pergunta como conquistar a PAZ INTERIOR E A FELICIDADE... • O sábio responde: - Volte-se para o interior...
  4. 4. Homem infeliz...
  5. 5. Voltar-se para o interior... Significa adentrar pelos caminhos internos da alma, Descobrir-se os valores por inteiro, Sondar os escaninhos mais profundos da psique, Realizar a auto-observação para obter o conhecimento, Constatar como você é e como poderá ser... Descobrir o SUBLIME TESOURO que se encontra guardado no bojo do espírito.
  6. 6. • Nosso diamante encontra-se empoeirado pela nossas atitudes sofredoras do egoísmo, do orgulho, do ódio, da maldade humana, ou seja da ignorância.
  7. 7. O que é ESPIRITUALIDADE? • Espiritualidade é a nossa consciência interior.
  8. 8. Força da Consciência • A consciência nos possibilita ter uma noção mais clara, mais límpida, sobre o nosso comportamento e sobre como melhorá-lo.
  9. 9. Ação da Consciência:
  10. 10. Como obter a harmonia psíquica? • Auto-conhecimento • Reforma íntima e moral Como obter a harmonia psíquica? • Auto-conhecimento • Reforma íntima e moral
  11. 11. O homem realmente não se conhece. Identifica e persegue metas exteriores. Camufla os sentimentos... É do agrado de algumas personalidades neuróticas, fugirem de si mesmas, ignorarem-se ou não saberem dos acontecimentos, a fim de não sofrerem. Ledo engano! A fuga aturde, a ignorância amedronta, o desconhecido produz ansiedade, sendo, todos estes, estados de sofrimento.
  12. 12. Autodescobrimento Divaldo Franco • A experiência do autodescobrimento faculta-lhe identificar os limites e as dependências, as aspirações verdadeiras e falsas, os embustes do ego e as imposturas da ilusão.
  13. 13. L.E. Questão 919 Conhecimento de si mesmo... Santo Agostinho
  14. 14. -Cumpri com todos os meus deveres?
  15. 15. -Alguém teve motivos para se queixar de mim?
  16. 16. -O que fiz neste dia? Alguma coisa que censuraria em outrem?
  17. 17. -Se Deus me chama-se neste momento... teria algo a temer? Estaria em paz comigo e com meus irmãos?
  18. 18. Reforma Moral: É a busca de virtudes, combatendo os vícios e paixões inferiores.
  19. 19. EGOÍSMO ORGULHO
  20. 20. O que fazer?
  21. 21. A) Estudo doutrinário Espírita E Evangélico
  22. 22. B) utilização tErapia Espírita: prEcE – irradiação mEntal – passE – trabalho assistEncial – EvangElho no lar
  23. 23. c) apoio médico ou psicológico.
  24. 24. •d) planEjamEnto diário dE açõEs no bEm, com o propósito dE rEformar-sE. •E) sEguir os consElhos dE santo agostinho – l.E. 919
  25. 25. f) rEsErvar alguns minutos dE sEu dia para lEitura ElEvada E mEditação.
  26. 26. g) trabalhar com afinco a profissão quE EscolhEu ou naquEla quE a vida lhE rEsErvou
  27. 27. h) praticar a caridadE no pEnsar, no falar E no agir.
  28. 28. i) obsErvar as pEssoas Equilibradas, siga sEus ExEmplos dE vida.
  29. 29. J) Atender os fAmiliAres com Amor, com renúnciA e senso de responsAbilidAde
  30. 30. K) AmenizAr As cAnseirAs dA vidA, com equilibrAdA AtividAde de lAzer.
  31. 31. No principio dos tempos, reuniram-se vários Espíritos imperfeitos para fazer uma travessura. Um deles disse: "Devemos esconder algo dos humanos, porém, O que vamos esconder? Depois de muito pensar um disse: “Já sei, vamos esconder a harmonia intima, porém o problema vai ser onde esconde-la para que não a possam encontrar"
  32. 32. "Não, lembre que eles tem curiosidade, de repente alguém construirá algum aparelho para poder baixar, então a encontrarão ". Logo propôs outro: "Então vamos esconde-la no fundo do mar“ outro contestou:
  33. 33. ....ao que imediatamente refutou outro: "não, lembre que eles têm força, de repente alguém pode subir e encontra-la, e se um a encontra, todos saberão onde esta". Propôs o primeiro: "Vamos esconde-la em cima do monte mais alto do mundo"
  34. 34. "Não, lembre que eles tem inteligência, e um dia alguém vai construir uma nave que possa viajar a outros planetas e vão descobri-la, então todos terão Outro disse: “Vamos esconde-la num planeta longe da Terra". E os outros disseram:
  35. 35. Analisou cada uma delas e então disse: "Creio saber aonde pô-la para que realmente nunca a encontrem". Todos ficaram admirados e perguntaram ao mesmo tempo: “Aonde ? " O espírito respondeu: . . . . O ultimo deles era um espírito imperfeito que havia permanecido em silencio escutando atentamente cada uma das propostas dos demais.
  36. 36. Todos concordaram e desde então tem sido assim: “A esconderemos dentro deles mesmos, estarão tão ocupados buscando -a fora, que nunca a encontrarão". “O humano passa a vida buscando a harmonia e a felicidade sem saber que a tem consigo”.
  37. 37. Muita paz...

×