Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cultura livre

2,973 views

Published on

Apresentação de oficina de cultura livre realizada no Encontro Estadual do Acessa SP, em São Paulo, dia 26/10/2012.

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Cultura livre

  1. 1. Cultura LivreCriação, pirataria e direito autoral na era digital Leonardo Foletto
  2. 2. Alguma vez vocês..._ baixaram alguma música, filme, série da internet?_ fizeram fotocópias de um livro?_ copiaram um CD comprado para o computador, ou paraum MP3 para escutar no carro?_ fizeram uma festa para mais de 100 pessoas e nãopagaram nada ao ECAD, a sociedade arrecadora edistribuidora dos direitos autorais no Brasil?_ em alguma foto ou vídeo que você produziu e postou narede aparece a imagem de um famoso ou uma música pormais de 30 segundos ?
  3. 3. Se a resposta for sim..._ Parabéns, você é um pirata._ Um criminoso. Ilegal._ Nenhuma lei de direito autoral no mundo libera odownload de música protegida por copyright._ Na Alemanha, se você baixar música daRihanna, por exemplo, via Torrent você podepagar uma multa de até 400 Euros!
  4. 4. Mas... é certo isso?_ Vocês acham correto condenar umaprática cotidiana?_ É nós, que baixamos arquivo todo dia,que estamos errados?_ Ou a lei, que coloca milhões de pessoasna ilegalidade, está errada?_ Sempre foi assim? como chegamos aesta situação estranha de hoje?
  5. 5. Não foi sempre assim._Na Idade Média, as obras de arte eram vistas comopropriedade comum, porque cada novo produto eraderivado de uma tradição comum. Músicas e textos dessaépoca eram passados no boca a boca, sem "donos"._ Surge a Imprensa na Europa (as primeiras bíblias deGutemberg são de 1455) , e, com ela, a possibilidade deproduzir livros em escala industrial;_ Os reis (e os editores) passam a controlar a circulaçãodas obras, e evitar que “obras profanas” circulassem pelasociedade._ Surge o copyright. "Todos os direitos reservados".
  6. 6. Hoje o contexto é outro._ Os meios de produção - estúdios de gravação, softwaresde edição de livros, filmadoras digitais, etc – eprincipalmente os meios de circulação – a internet –passam a custar consideravelmente menos. Não apenasquem tem muito dinheiro tem acesso a eles, mas TODOS;_ Hoje é fácil e muito barato produzir – e principalmentedistribuir - música, filmes, livros, textos, etc. A circulaçãodeixa de ser um entrave. TODOS podem fazer e distribuir aum custo mínimo.
  7. 7. Compartilhar é regraSe você tem uma maçã e eu tenho uma maçã etrocarmos estas maçãs, então eu e você teremosainda apenas uma maçã. Mas se eu tenho umaideia e você tem uma ideia, e trocarmos nossasideias, então cada um de nós terá duas ideias George Bernard Shaw Com arquivos também é assim. Tudo é dígito, número, bit, combinação de bits.
  8. 8. Cultura P2P_ Rede distribuída. Cada ponto é um servidor e um cliente.Torrent. Anonimato
  9. 9. "Pirataria" não é inimiga_ As medidas repressoras não são efetivas.SOPA, PIPA, entre outros.A redução da pirataria é mínima e as medidas nãoestimulam a produção cultural ou um novo modelode negócio para a área;
  10. 10. Se não pode com eles, junte-se a eles!_ “A criminalização de toda a geração dos nossos filhosnão conseguirá impedir o compartilhamento de arquivosvia internet, só fará que aconteçam às escondidas”. Lawrence Lessig, criador do Creative Commons.
  11. 11. Alguns exemplos Tecnobrega: DJs + Artistas + aparelhagens+ camelô= CD Barato, música pra todos.
  12. 12. Nollywood (Nigéria)Maior indústria de cinema do mundo - em quantidade de filmes.Cinema tosco, caseiro, vendido diretamente em camelôs.
  13. 13. Nesse contexto novo..._Faz sentido proibir a cópia e ocompartilhamento?_ Faz sentido haver "todos os direitos reservados",como no copyright?_ Faz sentido restringir acriação/compartilhamento em nome do dinheiro?
  14. 14. Não._ Devemos pensar em outras licenças, maisflexíveis, que estão de acordo com a liberdade dainternet;_ Copyleft: "Permitida a cópia".Use sem "pedirautorização". Software Livre; Linux, Ubuntu,Firefox, Wordpress;_ Creative Commons: alguns direitos reservados.Vídeo.
  15. 15. Novas ideias surgem_ O potencial da rede é gigantesco. Semintemerdiários, podemos ser nós mesmos"jornalistas"; podemos ter acesso a qualquerconhecimento e ir atrás;_ Custo reduzido (desde as ligações Voip esoftware livre) permitem que milhares deindivíduos e pequenos produtores criem edistribuam em conjunto seus produtos - o que nopassado só as grandes empresas conseguiam
  16. 16. _ Crowdfunding;Financiamento coletivo de projetos via internet, comsistema de recompensa. Me ajuda que te dou algo emtroca
  17. 17. Cultura & Ética HackerNasce com a internet. Diz que:_ Liberdade irrestrita da informação; "a informaçãoquer ser livre";_ Transparência de fontes e processos; revelar aorigem, o percurso obtido, para que outros possamfazer;_ Emancipação individual através do conhecimento;
  18. 18. Tudo é remix
  19. 19. Obrigado!Leonardo Feltrin Folettoleofoletto@gmail.com@leofolettofacebook.com/leonardo.folettohttp://baixacultura.orghttp://casadaculturadigital.com.brhttp://baixocentro.org

×