Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aprendendo a programar - Programação Procedural vs OOP

1,116 views

Published on

Um comparativo entre a programação Procedural (estruturada) e OOP (Orientada a objetos)

Published in: Software
  • Login to see the comments

Aprendendo a programar - Programação Procedural vs OOP

  1. 1. APRENDENDO A PROGRAMAR 100% GRÁTIS Leonardo Almeida Bastos MaximoCon www.maximocon.com
  2. 2. Formas de Programar • Procedural • Orientada a objetos
  3. 3. Procedural
  4. 4. Procedural • Programação estruturada ou procedural é uma forma de programação de computadores que preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração, desenvolvida por Michael A. Jackson no livro "Principles of Program Design" de 1975. A programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples nos programas, usando as sub-rotinas e as funções. Foi à forma dominante na criação de software anterior à programação orientada por objetos. (Wikipédia).
  5. 5. OOP
  6. 6. OOP • A orientação a objetos se dá ao fato da escrita do código tentar trazer objetos do mundo real para se tornar parte do código. Com a OOP você é capaz de elaborar um relacionamento entre diversos componentes, estabelecendo comunicação entre eles e facilitando assim, e muito a reutilização de código, além da facilidade de se herdar atributos e comportamentos de outros objetos.
  7. 7. Reutilização Procedural: É possível reutilizar códigos na programação estruturada, porém em muitos casos você será obrigado a utilizar o famoso "CTRL C + CTRL V“ OOP: Com a orientação a objetos, você é capaz de elaborar um relacionamento entre diversos componentes, estabelecendo comunicação entre eles e facilitando assim, e muito a reutilização de código, além da facilidade de se herdar atributos e comportamentos de outros objetos.
  8. 8. Manutenção do Código Procedural: A manutenção do código se baseia no que o programador que criou o código fez para deixar de comentários no próprio código ou se escreveu um roteiro sobre o que o programa faz. OOP: Na POO, se o código seguir os padrões de construção, qualquer programador que conheça os padrões pode facilmente encontrar problemas, utilizar o código escrito ou até mesmo melhorá-lo se assim se fazer necessário.
  9. 9. Forma de Execução Procedural: A forma de execução da programação estruturada se dá pelo uso de resolução de tarefas, um código resolvendo um problema. OOP: A programação orientada a objetos tenta fazer com que os problemas sejam resolvidos de forma que possamos resolvê- los futuramente com a mesma eficiência.
  10. 10. Vantagens e Desvantagens: Procedural Vantagens: Provê um melhor controle sobre o fluxo de execução do código, quando comparadacom a POO. É de fácil compreensão, sendo amplamente usada em cursos introdutórios de programação. Desvantagens: Ainda se foca em como a tarefa deve ser feita e não em o que deve ser feito. Tende a gerar códigos confusos, onde tratamento dos dados são misturados como comportamento do programa.
  11. 11. Vantagens e Desvantagens: OOP Vantagens: Provê uma melhor organização do código. Contribui para o reaproveitamento de código. Desvantagens: Pode não possui o mesmo desempenho de códigos estruturados similares. Seus conceitos são de difícil compreensão se comparados aos conceitos da Programação estruturada.
  12. 12. Conteúdo extraído de - Oficina da Net: https://www.oficinadanet.com.br/post/14463-qual-a- diferenca-entre-programacao-estruturada-e-programacao- orientada-a-objetos Agradecimentos a Nícolas Müller.

×