Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

ARREBATAMENTO E SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

2,603 views

Published on

LIÇÃO 04

Published in: Education
  • Be the first to comment

ARREBATAMENTO E SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

  1. 1. POR: PB. LEONAM DOS SANTOSPOR: PB. LEONAM DOS SANTOS
  2. 2. INTRODUÇÃO TEXTO: (1 TS- 4:13-18) INTRODUÇÃO: • ESCATOLOGICAMENTE FALANDO, É IMPORTANTE LEMBRAR-SE DE QUE QUASE TODOS OS CRISTÃOS CONCORDAM COM TRÊS COISAS: 1) CRISTO VOLTARÁ PARA BUSCAR A IGREJA, 2) HAVERÁ UM TEMPO FUTURO DE TRIBULAÇÃO TAL COMO O MUNDO NUNCA VIU, E 3) UMA TRANSIÇÃO DA MORTALIDADE À IMORTALIDADE PARA OS CRENTES, COMUMENTE CONHECIDA COMO O ARREBATAMENTO(JO-14:1-3;1CO- 15:51-52;1 TS- 4:16-17). MESMO COM ESTA CONCORDÂNCIA, ESTE ASSUNTO É BASTANTE COMPLEXO E DISCUTÍVEL, POIS A VÁRIAS OPINIÕES SOBRE A VOLTA DE CRISTO E O ARREBATA - MENTO, NESTA AULA ESTUDAREMOS AS TRÊS PRINCIPAIS VISÕES DESTE TEMA; PRÉ – TRIBULACIONISMO, MESOTRIBULACIONISMO E PÓS – TRIBULACIONISMO.
  3. 3. ARREBATAMENTO A PALAVRA ARREBATAMENTO(RAPTUS-LT OU HARPAZO-GR), SIGNIFICA: TOMAR, TIRAR OU ARRANCAR RAPIDAMENTE, COM FORÇA, DE FORMA INESPERADA. NO SENTIDO ESPIRITUAL O ARREBATAMENTO SERÁ A TOMADA SOBRENATURAL DOS FIÉIS NA TERRA. COMO JÁ FOI DITO, A MAIORIA DOS CRISTÃOS ACREDITAM NESTE EVENTO, A DÚVIDA FICA ACERCA DO MOMENTO DO SEU ACONTECIMENTO. TESES DO ARREBATAMENTO 1. PRÉ – TRIBULACIONISMO – É A CRENÇA DE QUE A IGREJA SERÁ ARREBATADA ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO, NESTA CONCEPÇÃO A IGREJA IRÁ ENCONTRAR CRISTO NOS ARES E LOGO DEPOIS O ANTICRISTO SERÁ REVELADO E A TRIBULAÇÃO COMEÇA. EM OUTRAS PALAVRAS , O ARREBATAMENTO E A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO(ESTABELECIMENTO DO REINO) SÃO SEPARADOS POR SETE ANOS.
  4. 4. TESES PONTOS FORTES: BIBLICAMENTE, O PONTO DE VISTA PRÉ – TRIBULACIONAL TEM MUITO AO SEU FAVOR, VEJAMOS OS EXEMPLOS: A) A IGREJA NÃO FOI DESIGNADA PARA IRA – PARA ESTA POSIÇÃO A IGREJA SERÁ ARREBATADA ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO, POIS ELA NÃO FOI DESTINADA PARA O DIA DA IRA DE DEUS(1 TS- 1:9-10 ; 5:9; AP-3:10; 6:17). B) ARREBATAMENTO SURPRESA E SECRETO – ENSINAM QUE A VOLTA DE CRISTO SE DARÁ EM DUAS ETAPAS: NA PRIMEIRA ETAPA(ARREBATAMENTO), CRISTO VIRÁ NAS NUVENS E TOMARÁ A IGREJA DE FORMA INVISÍVEL E SURPREENDENTE, NA SEGUNDA ETAPA( SEGUNDA VOLTA ), CRISTO VOLTARÁ DE FORMA VISÍVEL COM A IGREJA ARREBATADA, PARA VENCER O ANTICRISTO E REINAR NA TERRA (ARREBATAMENTO- TT-2:13; MT-25:13; 1TS- 4:16-17; 5:6 E 1CO – 15:52 /SEGUNDA VOLTA- AP- 1:7; ZC-14:3-4; AP-19:11-21). C) DISTINÇÃO ENTRE ISRAEL E A IGREJA – AFIRMAM QUE O ARREBATAMENTO É PARA A IGREJA E A SEGUNDA VOLTA É O TRATAMENTO DE DEUS PARA ISRAEL(JO-14:3 ; 1TS- 4:16-17 / DN- 9:24-27).
  5. 5. TESES PRÉ - TRIBULACIONISMO 2 . MESOTRIBULACIONISMO PARA ESTA TESE A IGREJA SERÁ ARREBATADA NO MEIO DA SEPTUAGÉSIMA SEMANA PROFÉTICA DE DANIEL OU SEJA DEPOIS DE TRANSCORRIDOS TRÊS ANOS E MEIO DO PERÍODO DA TRIBULAÇÃO. SEGUNDO ESTA TESE, A IGREJA PASSA PELO PRIMEIRO PERÍODO DA SEMANA PROFÉTICA, PARA SER PROVADA E PURIFICADA. APÓS ESTE PERÍODO ACONTEÇE O ARREBATAMENTO DA IGREJA E CONSEQUENTIMENTE A GRANDE TRIBULAÇÃO, NESTE PERÍODO (GRANDE TRIBULAÇÃO) O SENHOR DERRAMARÁ A SUA IRA SOBRE OS HABITANTES DA TERRA GOVERNADA PELO ANTICRISTO.
  6. 6. TESES PONTOS FORTES: A) - PROMESSA DE PROVAÇÃO E PERSEGUIÇÃO – ENSINA QUE ANTES DA IGREJA SER ARREBATADA ELA SERÁ PURIFICADA E TAMBÉM PERSEGUIDA PELO ANTICRISTO. (DN- 7:25 ; 12:10 / AP- 11:1-12 / AP- 13:7) B) - ARREBATAMENTO APÓS A ÚLTIMA TROMBETA – AFIRMA QUE A ÚLTIMA TROMBETA DE (1CO- 15.52 ) É A SÉTIMA TROMBETA DE (AP- 11.15), QUE SOA NA METADE DA TRIBULAÇÃO(USA O EXEMPLO DAS DUAS TESTEMUNHAS ARREBATADAS APÓS TRÊS ANOS E MEIO – AP- 11:1-12). C) - A IGREJA NÃO FOI DESIGNADA PARA O TEMPO DA IRA – PARA ESTA POSIÇÃO A IGREJA SERÁ ARREBATADA ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO, POIS ELA NÃO FOI DESTINADA PARA O DIA DA IRA DE DEUS(1 TS- 1:9-10 ; 5:9; AP-3:10; 6:17). OBS: PARA O MESOTRIBULACIONISMO A GRANDE TRIBULAÇÃO ACONTEÇERÁ NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS E MEIO, PERÍODO NO QUAL A IGREJA NÃO ESTARÁ NA TERRA. ( DN- 9:24-27 / AP- 11:2, 15 / AP- 12:6).
  7. 7. TESES MESOTRIBULACIONISMO 3. PÓS – TRIBULACIONISMO OS QUE DEFENDEM ESSA TEORIA ACREDITAM QUE A IGREJA PASSARÁ PELA TRIBULAÇÃO E QUE O ARREBATAMENTO OCORRERÁ SIMULTANEAMENTE OU IMEDIATAMENTE ANTES DA VINDA DO SENHOR JESUS. ELES AFIRMAM QUE O ARREBATAMENTO DA IGREJA E A VOLTA DE CRISTO PARA REINAR SÃO APENAS ASPECTOS DIFERENTES DE UM ÚNICO EVENTO QUE ACONTECERÁ NO FINAL DA GRANDE TRIBULAÇÃO, JUSTAMENTE ANTES DA DERROTA DA BESTA E SEUS SEGUIDORES E INÍCIO DO MILÊNIO.
  8. 8. TESES PONTOS FORTES: A) - SEGUNDA VOLTA E ARREBATAMENTO SIMULTANÊOS - SEGUNDO ESTA TESE, NÃO EXISTE DIVISÃO NA SEGUNDA VOLTA, O ARREBATAMENTO FAZ PARTE DO RESGATE E JUIZO DA SEGUNDA VOLTA ( MT- 24:21 E 29 / AP- 19 E 20 – FALA APENAS DE UMA VOLTA / ARREBATAMENTO E 2ª VOLTA DESCRITOS NA MESMA PALAVRA - PAROUSIA). B) - PROTEÇÃO DA IRA DIVINA – AFIRMAM QUE A PROTEÇÃO DA IRA DIVINA NA GRANDE TRIBULAÇÃO, SERÁ SOBRENATURAL E NÃO LIBERAÇÃO DA AUSÊNCIA. (EX: PROTEÇÃO A ISRAEL DURANTE AS PRAGAS DO EGITO – EX- 8:22 / 9:26 ). C) - ARREBATAMENTO E SEGUNDA VOLTA DEPOIS DA TRIBULAÇÃO – A IGREJA PASSARÁ PELA GRANDE TRIBULAÇÃO ( MT- 24: 21 E 29 ). D) - SANTOS NA PERSEGUIÇÃO – ENSINAM QUE HAVERÁ SANTOS(IGREJA) NA GRANDE TRIBULAÇÃO (AP- 13:7 E 20:9). E) - PRIMEIRA RESSUREIÇÃO - A RESSURREIÇÃO É IDENTIFICADA COM O ARREBA- TAMENTO, TODAVIA (AP- 20.4-6) COLOCA A “PRIMEIRA RESSURREIÇÃO” APÓS A VOLTA DE CRISTO PARA REINAR E JUSTAMENTE ANTES DO MILÊNIO; PORTANTO O ARREBATAMENTO E A REVELAÇÃO DE CRISTO DEVERÃO ACONTECER AO MESMO TEMPO.
  9. 9. FINALIZAÇÃO PÓS - TRIBULACIONISMO FINALIZAÇÃO: SOU MAIS INCLINADO AO MESOTRIBULACIONISMO E AO PÓS – TRIBULACIONISMO, POIS CREIO QUE ESTAS DUAS TESES POSSUEM MAIS BASE BÍBLICA. PORÉM, INDEPENDENTE DO TEMPO OU DA TESE O MAIS IMPORTANTE É CRÊR QUE CRISTO VOLTARÁ, ANDAR EM SANTIDADE, E EM OBEDIÊNCIA AO SENHOR, SEJA QUAL FOR O TEMPO OU AS CIRCUNSTÂNCIAS. “VIGIAI, POIS, PORQUE NÃO SABEIS O DIA NEM A HORA EM QUE O FILHO DO HOMEM HÁ DE VIR”. (MT- 25:13) JESUS ESTÁ VOLTANDO !

×