Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Figuras de linguagem

Resumo e diversas ilustrações sobre as seguintes figuras de linguagem:
-Comparação
-Metáfora
-Catacrese
-Metonimia

  • Be the first to comment

Figuras de linguagem

  1. 1. FIGURAS DE LINGUAGEM As principais
  2. 2. COMPARAÇÃO  Consiste em atribuir características de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhança.  Exemplo: • O meu coração está igual a um céu cinzento. • O carro dele é rápido como um avião.
  3. 3. METÁFORA  É a figura de palavra em que um termo substitui outro em vista de uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam. Essa semelhança é resultado da imaginação, da subjetividade de quem cria a metáfora.  A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo comparativo não está expresso, mas subentendido.
  4. 4. METÁFORA  Na comparação metafórica (ou símile), um elemento A é comparado a um elemento B através de um conectivo comparativo (como, assim como, que nem, qual, feito etc. ).  Muitas vezes a comparação metafórica traz expressa no próprio enunciado a qualidade comum aos dois elementos.  Exemplo : • Esta criança é forte como um touro. • Buscava o coração do Brasil.
  5. 5. COMPARAÇÃO VS. METÁFORA  A comparação assemelha-se à metáfora, que não é mais que uma comparação não assumida, para acentuar a identidade poética entre as duas entidades comparadas.
  6. 6. COMPARAÇÃO VS. METÁFORA  Lendo a expressão "Os teus olhos são como lagos gélidos" existe uma comparação explícita denotada pelo conectivo "como".  Contudo, se dissermos, "Os teus olhos são lagos gélidos", passamos a ter uma metáfora que passa a estabelecer uma relação de identidade poética em vez da mais prosaica comparação que mantém os dois objetos em universos distintos.
  7. 7. CATACRESE  É a figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver uma outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não ser de uso comum; são como gírias do dia-a-dia, expressões usadas para facilitar a comunicação.  Estabelecem comparação às situações em que são atribuídas, qualidades de seres vivos, a seres inanimados.
  8. 8. CATACRESE  Exemplos comuns são:  "os pés da mesa",  "marmelada de laranja",  "vinagre de maçã",  "embarcar no avião",  "cabeça do alfinete",  "braço de rio",  "dente de alho" etc.  Consiste assim em uma metáfora de uso comum, deixando de ser considerada como tal.  Consiste também em dar à palavra uma significação que ela não tem, por falta de termo próprio.
  9. 9. CATACRESE  Emprego de palavras fora do seu significado real; entanto, devido ao uso contínuo, não mais percebe que estão sendo empregadas no sentido figurado: •O pé da mesa estava quebrado. •Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida. •Quando embarquei no avião, fui dominado pelo o medo. •A cabeça do prego está torta.
  10. 10. METONÍMIA  Consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido.  Observe os exemplos a seguir: Saiba que: Atualmente, não se faz mais a distinção entre metonímia e sinédoque (emprego de um termo em lugar de outro), havendo entre ambos relação de extensão. Por ser mais abrangente, o conceito de metonímia prevalece sobre o de sinédoque.
  11. 11. METONÍMIA  Parte pelo todo: • Várias pernas passavam apressadamente. ( = Várias pessoas passavam apressadamente.)  Continente pelo conteúdo: • Bebeu o cálice todo. ( = Bebeu todo o líquido que estava no cálice.)
  12. 12. METONÍMIA  Instrumento pela pessoa que utiliza: • Os microfones foram atrás dos jogadores. ( = Os repórteres foram atrás dos jogadores.)  Marca pelo produto: • Minha filha adora danone. ( = Minha filha adora o iogurte que é da marca danone.)  Autor pela obra: • Gosto de ler Machado de Assis. ( = Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis.)
  13. 13. catacrese
  14. 14. "A metáfora e a metonímia"...
  15. 15. metáfora
  16. 16. Abaixo da bandeira do Brasil está escrita a seguinte frase: "Estão tirando o verde de nossa terra." Qual o significado da frase e da modificação da bandeira do nosso país? Acima da bandeira, há uma imagem de duas árvores derrubadas e entre elas a frase "Quer continuar a respirar?". Relacionada com a frase, que outra idéia as árvores derrubadas nos sugerem?
  17. 17. FIM

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • andresarodrigues714fotos

    Mar. 20, 2014
  • richardalcantara35

    Mar. 30, 2015
  • caiquePT

    May. 22, 2017
  • SimoneBraga14

    Mar. 12, 2018
  • robertafreire372

    Sep. 24, 2020

Resumo e diversas ilustrações sobre as seguintes figuras de linguagem: -Comparação -Metáfora -Catacrese -Metonimia

Views

Total views

16,724

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

2

Actions

Downloads

323

Shares

0

Comments

0

Likes

5

×