Artose

9,023 views

Published on

O que é
Causas
Diagnósticos
Sintomas
Tratamento
Prevenção
...

Published in: Education
  • Be the first to comment

Artose

  1. 1. ARTROSE
  2. 2. <ul><li>É a destruição progressiva dos tecidos que compõem as articulações (parte do corpo que permite a mobilidade dos ossos), levando à instalação progressiva de dor, deformação e limitação dos movimentos </li></ul>Alunas: Driele e Leilane O que é artrose?
  3. 3. <ul><li>Idade; </li></ul><ul><li>Obesidade; </li></ul><ul><li>Exercícios em excesso ou se acompanhamento profissional; </li></ul><ul><li>Hereditária. </li></ul>Alunas: Driele e Leilane Causas:
  4. 4. <ul><li>A artrose atinge 20% da população com 40 anos de idade e quase 100% da população com 80 anos. </li></ul><ul><li>É mais freqüente e mais agressiva no sexo feminino. A obesidade também constitui um importante fator de risco . </li></ul><ul><li>A doença pode atingir qualquer articulação, porém as áreas mais freqüentes são: </li></ul><ul><li>Do pescoço; </li></ul><ul><li>Do joelho; </li></ul><ul><li>Da coluna; </li></ul><ul><li>Dos quadris; </li></ul><ul><li>Das mãos; </li></ul><ul><li>Dos pés. </li></ul>A incidência da doença: Alunas: Driele e Leilane As regiões do corpo mais afetadas:
  5. 5. <ul><li>Locais geralmente mais afetados pela fibromialgia </li></ul>Alunas: Driele e Leilane
  6. 6. Cartilagem: <ul><li>Numa articulação normal, os topos dos ossos estão cobertos por um material elástico esbranquiçado, a cartilagem, que permite o deslizamento suave dos ossos e atua como uma almofada que absorve o impacto no movimento. Essa região não tem nervos, por isso não leva à dor. Na artrose, ocorre uma deterioração da cartilagem, que perde a sua elasticidade. </li></ul><ul><li>A - Cartilagem do joelho </li></ul>Alunas: Driele e Leilane
  7. 7. O processo da doença: <ul><li>A ausência completa da almofada da cartilagem, os ossos roçam diretamente entre si, causando atrito, dor e limitação de movimentos. Podem também sofrer deformação visível. </li></ul>Alunas: Driele e Leilane Em casos mais graves, fragmentos de cartilagem ou do osso soltam-se para o interior da articulação, podendo bloquear os movimentos. Os tendões e ligamentos podem romper ou inflamar. Os constantes traumatismos na articulação – peso excessivo e movimentos repetitivos, por exemplo – levam ao desgaste completo da cartilagem. Com o tempo, a dor começa a aparecer. O roçar constante dos ossos leva, primeiro, à degeneração da cartilagem. O líquido sinovial, que lubrifica a cartilagem, perde a qualidade e a região pode corroer mais facilmente.
  8. 8. <ul><li>Meios auxiliares de diagnósticos como radiografias e TAC podem revelar nos ossos e articulações alterações características da doença . </li></ul>Alunas: Driele e Leilane Diagnóstico:
  9. 9. <ul><li>Progressiva de dor; </li></ul><ul><li>Deformação; </li></ul><ul><li>limitação dos movimentos . </li></ul>Alunas: Driele e Leilane Sintomas:
  10. 10. <ul><li>Alguns métodos: </li></ul><ul><li>Proteção articular; </li></ul><ul><li>Talas e bengalas; </li></ul><ul><li>Correção postural; </li></ul><ul><li>Exercícios dirigidos. </li></ul><ul><li>Controle de peso </li></ul><ul><li>Medicamento </li></ul><ul><li>Cirurgia </li></ul>Alunas: Driele e Leilane Tratamento:
  11. 11. <ul><li>Alimentação saudável (a obesidade sempre vem acompanhada pela artrose) </li></ul><ul><li>Alguns exercícios, quando feitos sem acompanhamento médico, podem desencadear ou agravar uma artrose. Alguns exercícios mais arriscados: </li></ul><ul><li>Balé – Tornozelo </li></ul><ul><li>Boxe – mãos </li></ul><ul><li>Ciclismo – joelho </li></ul><ul><li>Corrida – joelho e quadril </li></ul><ul><li>Futebol - Pé, tornozelo, joelho e quadril </li></ul><ul><li>Musculação - coluna </li></ul>Alunas: Driele e Leilane Prevenção:

×