Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Núcleo estruturas e componentes

18,708 views

Published on

  • Be the first to comment

Núcleo estruturas e componentes

  1. 1. NÚCLEO ESTRUTURA E COMPONENTES
  2. 2. Núcleo CelularNúcleo Celular  Descoberto pelo escocês Robert Brown, em 1833.  Núcleo vem do grego nux, que significa semente.  Esta estrutura abriga os genes, o material genético que codifica a síntese de proteínas e “programa” a atividade celular.  É o CENTRO DE REGULAÇÃO E DE CONTROLE das atividades e funções celulares.  Armazena a informação genética. NÚCLEO  DNA  CROMOSSOMOS  GENES
  3. 3. COMPONENTESCOMPONENTES Uma célula emUma célula em INTÉRFASEINTÉRFASE, isto é,, isto é, que não está se dividindo, apresentaque não está se dividindo, apresenta os seguintes componentesos seguintes componentes: 1) Carioteca (membrana nuclear): formada por duas membranas com poros, onde há intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. 2) Nucleoplasma, Cariolinfa ou Suco Nuclear: é uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas. 3) Nucléolo: corpúsculo denso, desprovido de membranas, que se encontra em contato direto com o suco nuclear. Formado por RNA e está relacionado com a síntese de proteínas.
  4. 4. 4) Cromatina: formada por filamentos muito finos de proteínas chamadas HISTONAS, e por DNA. Quando a célula entra em divisão, a cromatina se condensa, se espiraliza, formando então os cromossomos. COMPONENTESCOMPONENTES 5) Cromossomos: filamentos constituídos por uma única molécula de DNA que, a intervalos regulares, enrola-se sobre as proteínas histonas. É neles que se encontram armazenados todos os genes do indivíduo.
  5. 5. Níveis de empacotamento eNíveis de empacotamento e condensação do DNAcondensação do DNA DNADNA  DNA + HISTONAS = CROMATINADNA + HISTONAS = CROMATINA  CONDENSAÇÃO DA CROMATINACONDENSAÇÃO DA CROMATINA  CROMOSSOMOSCROMOSSOMOS
  6. 6. DNA E A INFORMAÇÃO HEREDITÁRIADNA E A INFORMAÇÃO HEREDITÁRIA  DNA (ácido desoxirribonucléico) é a molécula que contém as informações genéticas das células, as quais determinam as características hereditárias dos seres vivos através do código genético.  Francis Crick e James Watson ganharam o Nobel da Medicina por determinar cientificamente que o DNA é uma dupla hélice.  A molécula de DNA possui dois filamentos de nucleotídeos ligadas um ao outro pelas bases nitrogenadas. Eles são torcidos formando uma dupla hélice.
  7. 7. DNA E RNADNA E RNA  São moléculas de ácidos nucléicos.  Tanto o DNA como o RNA são formados pelo encadeamento de grande número de moléculas menores, os nucleotídeos, formados por três tipos de substâncias químicas: 1) Base nitrogenada: composto por uma cadeia fechada de carbonos que contêm nitrogênio. 2) Um açúcar de 5 carbonos (pentose) 3) Um fosfato. As bases nitrogenadas: DNA: Adenina – Timina; Citosina – Guanina RNA: Adenina – Uracila. Citosina – Guanina Os tipos de açúcares: DNA: possui uma desoxirribose. Ácido desoxirribonucléico. RNA: possui uma ribose. Ácido ribonucléico Organização da molécula DNA: fita dupla. Cadeias complementares RNA: fita simples
  8. 8. DIFERENÇAS ENTRE O DNA E O RNADIFERENÇAS ENTRE O DNA E O RNA
  9. 9. DUPLICAÇÃO DO DNADUPLICAÇÃO DO DNA  A molécula de DNA possui a capacidade de se autoduplicar.  Antes de iniciar a divisão celular, ainda no período da intérfase, ocorre esta duplicação  Neste processo as fitas se separam e cada uma uma é usada como molde para a síntese de uma fita complementar.  A duplicação é semiconservativa.
  10. 10. CROMOSSOMOSCROMOSSOMOS  Cromossomos são constituídos por DNA e proteínas.  Ao longo de todo o cromossomo, existem genes – cada gene é responsável por determinada característica do indivíduo.  Um cromossomos pode abrigar inúmeros lócus gênicos.  Genoma: conjunto haplóide de informações referentes a uma célula. Células diplóides possuem dois genomas.
  11. 11. O Cromossomo é formado por cromátides ligadas pelo centrômero. Quando a célula está prestes a se dividir, as cromátides se duplicam formando cromátides irmãs (que até que ocorra a separação final, ficam ligadas pelo centrômero).
  12. 12. TIPOS DE CROMOSSOMOSTIPOS DE CROMOSSOMOS  Metacêntrico: Centrômero na região média  Submetacêntrico: Formando dois braços de tamanhos um pouco diferentes.  Acrocêtrico: Formando um braço longo e outro curto.  Telocêntrico: Centrômero na região terminal, formando apenas um braço.
  13. 13. NÚMERO DE CROMOSSOMOS (N)NÚMERO DE CROMOSSOMOS (N)  É variável para cada tipo de espécie. Conceitos importantes:  Célula Diplóide (2n) : possui o dobro do número de cromossomos. Os cromossomos encontram-se aos pares. Ex.: células somáticas (formam o corpo dos animais), zigoto (resultante da união dos gametas).  Célula Haplóide (n) : possui metade do número de cromossomos. Ex.: células que formam os gametas (óvulo e sptz.) Cromossomos autossômicos= cromossomos do corpo=44 Cromossomos sexuais= determinam o sexo=2 Células possuem: 44 Autossômicos + 2 Sexuais 46 cromossomos 44XX 44XY HomemMulher
  14. 14. CROMOSSOMOS HOMÓLOGOSCROMOSSOMOS HOMÓLOGOS  Cromossomos que formam pares e estão presentes nas células diplóides (2n).  Possuem mesmo tamanho, formato e mesma posição do centrômero. Possuem ainda a mesma sequência de genes.  Em cada par de cromossomos homólogos, existe um cromossomo de origem paterna e outro de origem materna.
  15. 15.  É o conjunto de todos os cromossomos presentes no núcleo da célula de um organismo. O estudo do cariótipo (forma, tamanho e número de cromossomos de uma pessoa) pode ajudar no diagnóstico pré-natal ou pós-natal de aberrações genéticas.  As células somáticas humanas possuem 46 cromossomos em 23 pares (22 pares de autossomos e o par sexual). Relembrando... Células diplóides: 2n= 46 cromossomos (23 pares de homólogos) Células haplóides: n= 23 cromossomos (1 cromossomo de cada par) CARIÓTIPOCARIÓTIPO
  16. 16. CARIÓTIPO HUMANOCARIÓTIPO HUMANO

×