Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Estudo da Química

193 views

Published on

Aula de Química
9° ano
Professora Shirley Correia

Published in: Education
  • Be the first to comment

Estudo da Química

  1. 1. ESTUDO DA QUÍMICA Profª Shirley Correia
  2. 2. ESTUDO DA QUÍMICA A Química está diretamente ligada ao consumo da sociedade. Possibilita a produção de novos bens de consumo. Gera descarte – LIXO.
  3. 3. HISTÓRIA DA QUÍMICA O lixo sofre várias transformações químicas e físicas. Identificar essas transformações é fundamental para a PRESERVAÇÃO DO PLANETA
  4. 4. ESTUDO DA QUÍMICA Surge a alquimia, a mãe da química (Ao longo dos séc. I ao XV) A alquimia nasceu da mistura de ciência, arte e magia.
  5. 5. ESTUDO DA QUÍMICA A alquimia com a Pedra filosofal, procurava:  O “elixir da vida” que permitia a cura de doenças e a imortalidade.  Métodos para a transformação de metais em ouro.
  6. 6. ESTUDO DA QUÍMICA Com a introdução do “método científico”, a química passa a ser uma ciência. O que é a Química? Química é a ciência que estuda a estrutura da matéria, a composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia.
  7. 7. ESTUDO DA QUÍMICA 1- Conceitos básicos: 1.1- MATÉRIA  Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Ex.: O ar, a água, nosso corpo, um carro, A madeira, entre outros.
  8. 8. ESTUDO DA QUÍMICA MASSA Na mecânica newtoniana, apresentam-se dois tipos de massa: Massa inercial: refere-se à oposição – resistência à mudança de posição. Massa gravitacional: refere-se à força exercida por um campo gravitacional sobre o corpo.
  9. 9. ESTUDO DA QUÍMICA MASSA  Na Química, a definição de matéria, utilizada refere-se à massa inercial, propriedade do corpo que não se altera independente de sua localização. Um elefante possui mais massa inercial que uma formiga, pois quanto maior a massa corpo, mais difícil será retirá-lo do repouso, ou pará-lo quando estiver em movimento ou mudar sua direção.
  10. 10. ESTUDO DA QUÍMICA PESO O peso mede a força com que o campo gravitacional atrai o corpo. Num lugar de menor gravidade, a massa inercial é igual, mas o peso é menor.
  11. 11. ESTUDO DA QUÍMICA “OCUPA LUGAR NO ESPAÇO” Significa o volume de um corpo. Segundo John B. Russell, “matéria é qualquer coisa que tem existência física real”. Assim, não são matéria, por exemplo, os sonhos, o amor, o ódio, a beleza, entre outros; tudo mais é matéria.
  12. 12. ESTUDO DA QUÍMICA 1- Conceitos básicos: 1.2- CORPO  Corpo é uma porção limitada de matéria. Ex.: Um pedaço de madeira, um caco de vidro, uma chapa de ferro, entre outros. OBS.: - Só a madeira é matéria; - O tronco de madeira é um corpo, porque delimitar a matéria, define-se um volume.
  13. 13. ESTUDO DA QUÍMICA 1- Conceitos básicos: 1.3- OBJETO  Objeto é um corpo que tem utilidade. Ex,: Um banco de madeira, uma garrafa de vidro, uma tampa de ferro. Assim, há duas maneiras de denominar matéria:  Quando delimitada, é chamada de corpo.  Quando tem uma utilidade, é chamada de objeto.
  14. 14. ESTUDO DA QUÍMICA 2- Os estados de agregação da matéria (estados físicos)  Os mais comuns: sólido, líquido e gasoso.  Pouco conhecidos: o plasma, o condensado de Bose-Einstein e o condensado fermiônico.
  15. 15. ESTUDO DA QUÍMICA 2.1- Características dos estados físicos da matéria  Estado sólido: No sólido, os átomos estão muito próximos, por isso não sofre alteração em sua forma, nem em seu volume.  Estado líquido: O líquido não muda o volume, mas assume a forma do recipiente em que se encontra, pois os átomos não estão tão próximos, o que permite maior expansão e mobilidade.
  16. 16. ESTUDO DA QUÍMICA 2.1- Características dos estados físicos da matéria  Estado gasoso: No estado gasoso, os átomos estão tão afastados, que sofre alteração tanto em sua forma, quanto em seu volume.
  17. 17. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Mudanças de estado físico  As mudanças de estado físico são processos físicos, porque não há alteração na composição química da matéria, ou seja, não há formação de nova matéria ou ainda rearranjo de partículas. Ex.: A água armazenada no congelador para se obter gelo, continua sendo água.
  18. 18. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Mudanças de estado físico  As mudanças de estado físico ocorrem com alteração de temperatura, ou seja, absorve ou libera calor em relação à vizinhança (o que está em torno do sistema) e com alteração da pressão no sistema (porção de matéria que está sendo estudada).
  19. 19. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Mudanças de estado físico
  20. 20. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Mudanças de estado físico  Quando um sistema libera calor para a vizinhança, dizemos que o processo é exotérmico. Ex.: a efervescência do sonrrisal.  Quando um sistema absorve calor da vizinhança, dizemos que o processo é endotérmico. Ex.: o derretimento do gelo.
  21. 21. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Mudanças de estado físico As mudanças desses três estados físicos recebem nomes específicos. Absorvem calor da vizinhança: fusão, vaporização (evaporação, ebulição e calefação) e sublimação. Liberam calor para a vizinhança: condensação (liquefação), solidificação e ressublimação.
  22. 22. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Mudanças de estado físico Ganho de calor sublimação fusão vaporização solidificação condensação ressublimação Perda de calor Sólido Líquido Gasoso
  23. 23. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Mudanças de estado físico  Fusão: derretimento do gelo.  Solidificação: água no congelador.  Evaporação: secagem de roupas no varal.  Ebulição: fervura da água.  Calefação: contato da água em uma chapa quente.  Condensação: gotículas que pingam quando se retira a tampa de uma panela.  Sublimação: o desaparecimento da naftalina.  Ressublimação: chuva de granizo.
  24. 24. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Gráficos de mudança de estados físicos  Substâncias puras I- Curva de aquecimento da água pura à pressão de 1 atm
  25. 25. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Gráficos de mudança de estados físicos  Substâncias puras II- Curva de resfriamento da água pura à pressão de 1 atm
  26. 26. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Gráficos de mudança de estados físicos  Misturas I- Curva de aquecimento de uma mistura de água e sal de cozinha à pressão de 1 atm
  27. 27. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Gráficos de mudança de estados físicos  Misturas II- Curva de resfriamento de uma mistura de água e sal de cozinha à pressão de 1 atm
  28. 28. ESTUDO DA QUÍMICA 2.2- Gráficos de mudança de estados físicos  Misturas III- Casos especiais: misturas eutéticas e azeotrópicas
  29. 29. Referências bibliográficas • BROCKELMANN, Rita Helena. Observatório de Ciências , 9º Ano. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2011. • GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris: Ciências, 9º Ano. 1 ed. São Paulo: Ática, 2012. • MORETTI, Renata. Ciências nos dias de hoje, 9º Ano. 1 ed. São Paulo: Leya, 2012. • USBERCO, João... [et al.]. Companhia das Ciências, 9º Ano. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. • FAVALLI, Leonel Delvai. Projeto Radix: Ciências, 9º Ano. 2 ed. São Paulo: Scipione, 2012. • CARNEVALLE, Maíra Rosa. Jornadas.cie – Ciências, 9º Ano. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

×