Pesquisas científicas

318 views

Published on

COMO ELABORAR UMA PESQUISA CIENTÍFICA

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
318
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pesquisas científicas

  1. 1. PESQUISAS CIENTÍFICAS
  2. 2. Uma PESQUISA CIENTÍFICA é: procedimento racional sistemático com objetivo de obter RESPOSTAS a um PROBLEMA
  3. 3. RACIONAL SISTEMÁTICO OBJETIVO são características do MÉTODO CIENTÍFICO
  4. 4. MÉTODO = CAMINHO Se o homem errado usar os meios certos, os meios certos operarão de uma forma errada. ( Ditado chinês ) Tudo depende da pessoa e pouco, ou nada, do método . ( Jung )
  5. 5. CAMINHO RACIONAL = RAZÃO faculdade de discernir entre verdadeiro X falso PENSAMENTO = COGNIÇÃO conhecer através da lógica e não dos sentidos/percepção
  6. 6. SISTEMÁTICO sistema, ordenado, metódico OBJETIVO opõe-se ao subjetivo conhecimento além da percepção ( interpretação do sujeito )
  7. 7. PESQUISA CIENTÍFICA é, portanto, um CAMINHO com objetivo de chegar a um CONHECIMENTO sobre um OBJETO
  8. 8. JUSTIFICATIVA O MOTIVO de uma pesquisa é DESEJO ou NECESSIDADE de CONHECER ALGO sobre ALGUMA COISA ALGO: como, quando, porque, qual a origem, funcionamento etc. ALGUMA COISA: preconceito, indisciplina, doença, fenômeno físico/natural ou cultural etc.
  9. 9. Para CONHECER algo sobre alguma coisa é necessário formular uma questão, uma pergunta: PROBLEMA
  10. 10. PROBLEMA questão não resolvida e que é objeto de discussão em qualquer área do conhecimento PORÉM nem todo problema é passível de solução científica
  11. 11. O PROBLEMA CIENTÍFICO deve ser: • FORMULADO COMO PERGUNTA • CLARO E PRECISO • SUSCETÍVEL DE SOLUÇÃO EMPÍRICA • ESPECÍFICO
  12. 12. PROBLEMA DEVE SER EMPÍRICO E NÃO SE REFERIR A VALORES (SUBJETIVOS): VALOR: “Professores que seguem métodos tradicionais são melhores ou piores que os que seguem métodos inovadores?” EMPÍRICO: “Quais são as vantagens dos métodos de alfabetização construtivistas sobre os métodos tradicionais?”
  13. 13. O PROBLEMA DEVE SER PASSÍVEL DE SOLUÇÃO NÃO SOLUCIONÁVEL “ A fé não dogmática é mais forte ? ” SOLUCIONÁVEL “ Qual índice de cura, para doenças similares, em pacientes com fé, da Casa de Repouso Nova Vida, na cidade de Itapecerica da Serra ? ”
  14. 14. NÃO SÃO PROBLEMAS CIENTÍFICOS • Qual a origem do espaço vazio (vácuo)? • Por que alguns nascem ricos, e sofrem? • Os pais devem dar palmadas nos filhos?
  15. 15. O PROBLEMA NASCE DAS PERGUNTAS FEITAS AO TEMA TEMA: EJA PROBLEMÁTICA : 1-) Alunos da EJA da cidade de Itapecerica da Serra têm rendimento superior aos do Ensino Regular? 2-) Qual nível intelectual e sócio- econômico desses alunos?
  16. 16. O PROBLEMA DEVE SER CLARO E PRECISO : “ Qual a relação entre o índice de depressão e o modo alimentar para os habitantes de Curitiba? ” “ Qual classe de proteínas pode melhorar os pacientes com depressão? ”
  17. 17. O PROBLEMA DEVE SER DELIMITADO A UMA DIMENSÃO VIÁVEL NÃO VIÁVEL: A família é responsável pela indisciplina do aluno na escola? VIÁVEL: As transformações da família moderna tiveram alguma incidência sobre as questões de indisciplina na escola?
  18. 18. Para determinar o PROBLEMA precisamos METODOLOGIA: TEÓRICA / EXPERIMENTAL CRONOGRAMA: Quanto tempo levará? Custos (patrocínio?). Distribuição de tarefas. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Autores que sustentam os nossos argumentos.
  19. 19. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAISELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA POSFÁCIOPOSFÁCIO APÊNDICEAPÊNDICE ANEXOANEXO

×