Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Otet powerpoint nº5 10ºtur

3,700 views

Published on

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Otet powerpoint nº5 10ºtur

  1. 1. Organização Mundial do TurismoMódulo II – Organização Institucional do TurismoCurso Turismo Cátia Nunes Dias Nº5 10ºTUR
  2. 2. 2OMT – Organização Mundial do Turismo Portugal tornou-se membro efectivo da Organização em 1976 representado pelo Turismo de Portugal, I.P.
  3. 3. 3Membros afiliados à OMT ATL INATEL APAVT CTP
  4. 4. 4OMT – Organização Mundial do Turismo United Nations World Tourism Organization (UNWTO) significa em portuguêsOrganização Mundial do Turismo (OMT)A Organização Mundial de Turismo (OMT) é uma agência especializada dasNações Unidas e é a principal organização internacional no campo do turismo.
  5. 5. 5 OMT – Organização Mundial do TurismoA OMT congrega:-154 países como MembrosEfectivos- 7 Territórios como MembrosAssociados-Mais de 370 MembrosProfissionais como MembrosAfiliados .(estes últimos representando Associaçõesdo sector, Instituições de Formação eEmpresas) Sede Madrid, Espanha.
  6. 6. 6Composição da OMT *  1. Assembleia Geral  2. Comissões Regionais A OMT é  3. Conselho Executivo composta por:  4. Comités  5. Secretariado
  7. 7. 7 Composição da OMT1. Assembleia Geral-Reúne de 2 em 2 anos.-É composta por membros efectivos e membros associados.- Os membros afiliados e representantes de outras Organizações Internacionais participamapenas como observadores.
  8. 8. 8 Composição da OMT 2. Comissões Regionais- Existem seis Comissões Regionais (África, Américas, sudeste Asiático e Pacífico, Ásia doSul, Europa e Médio Oriente).- Portugal integra a Comissão Regional da Europa.
  9. 9. 9 Composição da OMT3. Conselho Executivo- Órgão de direcção da OMT que reúne pelo menos duas vezes por ano e é composto por 30membros e ainda a Espanha, membro permanente, por ser o país onde se localiza a sede daOrganização.- Portugal integrou-se no Conselho Executivo em 2009.
  10. 10. 10Composição da OMT4. Comités- Os comités especializados constituídos por Membros da OMT, dão parecer sobre agestão e o conteúdo do programa.- Destacam-se: Comité Mundial de Ética do Turismo Comité de Mercados e Competitividade Comité de Estatísticas e Conta Satélite do Turismo Comité do Desenvolvimento Sustentável do Turismo.
  11. 11. 11Composição da OMT5. Secretariado- O Secretariado conta com cerca de 110 funcionários na sede da Organização, emMadrid. As línguas oficiais da OMT/UNWTO são o árabe, o chinês, o espanhol, ofrancês, o inglês e o russo.
  12. 12. 12Agenda Política da OMTAvaliação Económica do Turismo (Conta Satélite) Turismo Sustentável Formação e a Gestão de Conhecimentos Implementação do Código Mundial de Ética do Turismo.
  13. 13. 13Código mundial da ética do turismo• O turismo representa uma força viva ao serviço da paz, porque as pessoas viajam por todo o mundo com o objectivo de conhecer outros sítios, e assim conseguem por vezes fazer amizades.• Todas as pessoas, independentemente da região onde habitam, têm o direito de perder o seu tempo livre em lazer ou em viagens.
  14. 14. 14 Outras Organizações Internacionais IATA (International Air Transport Association) ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional) UFTAA (Universal Federation of Travel Agents Association) UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económico)
  15. 15. 15IATA (International Air Transport Association)Objectivos: • Representar e servir a industria de transporte aéreo. • Promove a segurança do transporte e a harmonia de procedimentos a nível mundial.
  16. 16. 16ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional)Objectivos: • Desenvolvimento dos princípios e técnicas de navegação aérea internacional. • A organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficácia, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos.
  17. 17. 17UFTAA (Universal Federation of Travel Agents Association)Objectivos: • Defender e promover a união entre as agências de viagens e operadores turísticos.
  18. 18. 18UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura)Objectivos: • Ter intervenção na educação, na ciência e na cultura. • Actuar na recuperação do património histórico, natural e construído e na formação de profissionais para trabalharem nestas áreas, recomendando escolas especializadas especializadas para a formação de profissionais do turismo.
  19. 19. 19OCDE (organização de Cooperação e de desenvolvimento Económico)Objectivos:• Nas matérias económicas do turismo, o seu trabalho centra-se na reestruturação da indústria do sector, inovação, emprego e conta satélite do turismo, através de elaboração de estudos específicos.• A OCDE tem um papel complementar a outras organizações intergovernamentais no que diz respeito às matérias económicas do turismo.
  20. 20. 20Bibliografia:- Manual de operações técnicas em empresas turísticas (OTET), módulos 1, 2, 3 e 4.

×