Cromoterapia

8,408 views

Published on

0 Comments
14 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
8,408
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
58
Actions
Shares
0
Downloads
661
Comments
0
Likes
14
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cromoterapia

  1. 1. CROMOTERAPIA
  2. 2. Cromoterapia é uma prática de tratamento terapêutico natural, que utiliza cores paracorrigir disfunções nos corpos físico, energéticoe mental. Além de equilibrar o corpo energéticoem caráter preventivo, pode também despertar e desenvolver capacidades potenciais.
  3. 3. Vem sendoutilizada pelohomem desde asantigas civilizações,como no EgitoAntigo, Índia,Grécia, China ondesuas aplicaçõesterapêuticas foramcomprovadas porexperimentaçõesconstantes everificações deresultados.
  4. 4. Embora tendo suas raízes no passado, a Cromoterapia, como outras tantas ciências da atualidade, ressurgiu em nossos tempos,estimulada pela evolução da tecnologia e da ciência. Foi um cientista indiano, D.P.Ghadiali, que descobriu os princípios científicos que explicam o por que e como os diferentes raios coloridos tem efeitos terapêuticos em nosso organismo.
  5. 5. Segundo D.P.Ghadiali, cada órgão ou sistema tem uma cor que estimula e outra cor queinibe seu funcionamento.Desta forma, conhecendo o efeito de cada cor sobre cada órgão, pode-se aplicar a cor correta, restabelecendo então, o equilíbrio no mesmo. O desequilíbrio dessas energias causa as doenças. O objetivo da terapia pelas cores é restabelecer este equilíbrio das energias da cor dentro do organismo.
  6. 6. Diferença entre luz e cor Isaac Newton, físico eLuz é uma energia matemático inglês,vibratória, verificou que um raioondulatória e de luz branca aoradiante que se atravessar umpropaga por meio prisma de vidro,de ondas se decompõe emeletromagnéticas. vários (sete) feixes coloridos (violeta, índigo, azul, verde,A luz branca é a laranja, amarelo emistura de todas vermelho), que eleas cores. denominou de: “espectro de luz”.
  7. 7. O sol é a fonte maior de irradiação de energia para aTerra. Sua luz, a olho nu, apresenta-se na coloração branca transparente. Todavia, colocando-se um cristal prismático diante de um feixe dessa luz,obtém-se o desdobramento das cores nele contidas, e que são visíveis à vista humana.
  8. 8. Essas cores vão desde o vermelho, passando pelo alaranjado, o amarelo, verde, azul, índico e terminando no violeta.Desse espectro, a radiação maisfraca é a vermelha e a mais forteé a violeta. Isso significa que na atmosfera terrestre estão todas essas diferentes irradiações, apresentando-se, porém, aos nossos olhos, como se um só espectro de luz fosse. Entretanto, nossa mente tem o poder de separá-las, tal qual o cristal prismático, e utilizá-las.
  9. 9. “Estamos nas esferas espirituais vizinhas da Terra, e o Sol que nos ilumina, neste momento, é o mesmo que nos vivificava o corpo físico. Aqui, entretanto, nossa percepção visual é muito mais rica. A estrela que o Senhor acendeu para os nossos trabalhos terrestres é mais preciosa e bela do que a supomos quando no círculo carnal. Nosso Sol é aAndré Luiz, Nosso Lar, divina matriz da vida, e a capítulo 3, página 27, psicografado por claridade que irradia provém Francisco C. Xavier. do autor da Criação.”.
  10. 10. “Agradeçamos ao Senhor dos Mundos a bênção do Sol ! Na natureza física é a mais alta imagem de Deus que conhecemos. Temo-lo nas mais variadas combinações,segundo a substância das esferas que habitamos, dentro do sistema. Ele está em "Nosso Lar", de acordo com os elementos básicos de vida, e permanece na Terra segundoas qualidades magnéticas da Crosta. E´ visto em Júpiter de maneira diferente. Ilumina Vênus com outra modalidade de luz. Aparece em Saturno noutra roupagem brilhante. Entretanto, é sempre o mesmo, sempre a radiosa sede de nossas energias vitais !” André Luiz, Os Mensageiros, capítulo 33, página 176, psicografado por Francisco Cândido Xavier.
  11. 11. Cores são as diferentes frequências vibratórias da luz visível. Sendo que a cor de maior frequência vibratória(mais rápida) do espectro visível é o violeta e a de menor é o vermelho. Os chamados raios ultravioletas são os defrequência vibratória acima do violeta, e os infravermelhos são os de frequência abaixo do vermelho. Eles não são captados pela visão humana.
  12. 12. Cada cor tem uma vibração característica, ou umafreqüência, sendo que as de vibração mais rápida são as chamadas frias (violeta, índigo e azul) e tem efeitos calmante, coagulante e cicatrizante. As cores de vibração mais lentas (vermelho, laranja e amarelo) são as quentes e tem efeitos estimulante,fortificante e liquidificante. A cor verde é equilibrante.
  13. 13. O Corpo Físico e a Harmonia As células do corpo humano são das Cores sensíveis às cores. Embora isso não seja percebido pelos nossos sentidos físicos, as células se vivificam ou sedegeneram de acordo com a coloração,ou frequência da energia que as atinge. E, por consequência, todo o organismo. As cores, ou energias diferenciadas, atuam diretamente no âmago das células. Para recolhê-las os corpos Físico, Astral e Mental, possuemcentros captadores, que chamamos de Chacras ou centros de força.
  14. 14. Cada um dos setechacras principais temseu movimentonatural adequando auma tonalidade.Nos momentos deatividade equilibradasão essas coresrespectivas, cada umapor sua vez, quepredomina em cadaum deles.
  15. 15. Coronário – VioletaFrontal – ÍndigoLaríngeo – azulCardíaco – VerdeGástrico – amareloEsplênico – LaranjaBásico - Vermelho
  16. 16. As cores predominantes na vida de uma pessoa indicam quais os tipos de energia com os quais elamais se sintoniza, em razãode seu campo psíquico. Daí vermos as pessoaspropensas ao negativismo e à depressão sempre trajando roupas escuras,como também procurando lugares obscuros, para neles ficar longo tempo.
  17. 17. Na cor Branca estão sintetizadas todas as vibrações das demais cores, com exceção dacor preta. Por isso a cor branca é a excelência de todas elas, pois contém, em mescla, um pouco de cada uma das demais. E´ a cor vivificadora.Na cor Preta ocorre o oposto. Anulam-se todas as vibrações das cores individualizadas. Emrazão disso, torna-se a cor preta uma vibração deprimente, entristecedora. Altamente negativa.
  18. 18. Assim, as cores não são apenas para diversificar e enfeitar a paisagem.São fortes fatores de ação psicológica, e suas radiações para mais intensas, ou para menos, influenciam construtiva ou destrutivamente.
  19. 19. A AuraSegundo André Luiz, (Mecanismo daMediunidade), “a aura de cadacriatura permanece tecido decorrentes atômicas sutis depensamentos que lhes são próprios ouhabituais dentro de normas quecorrespondem à lei dos “quanta deenergia” e aos princípios da mecânicaondulatória, que lhes imprimemfreqüência e cor peculiares. Essasforças, em constantes movimentossincrônicos ou estado de agitaçãopelos impulsos da vontade,estabelecem para cada pessoa umaonda mental própria.”
  20. 20. A aura revela os diversos estados da consciência,mostrando ainda, as condições de saúde, estado deespírito e caráter das pessoas. Através da aurasomos vistos e avaliados pela espiritualidadesuperior, que conhece nossas necessidades,podendo nos ajudar, principalmente com oconcurso da fluidoterapia.Aura - espermatozoide Aura de uma mão e de um dedo
  21. 21. As diferentes auras encontram-se, cruzam-se, misturam-se sem contudo se confundirem e se harmonizam ou se repelem, pela particularidadedos seus fluidos, causando impressão agradável ou desagradável. Se repelem Ou Se harmonizam A Aura não é o Espírito ou o Perispírito. É apenas umaemanação do perispírito, com impregnações morais do Espírito e orgânicas do corpo.
  22. 22. Aura – Cores esignificados
  23. 23. • nuvens espessas de cor escura – O ÓDIO;• cinzento tendendo para o escuro – O EGOÍSMO;• raios vermelhos em um fundo bem negro – A CÓLERA;• vermelho sanguíneo – SENSUALIDADE EXCESSIVA;• vermelho ferrugem – AVAREZA;• verde escuro – MENTIRA, HIPOCRISIA;• alaranjado sujo – ORGULHO E AMBIÇÃO;• infravermelho – AMBIÇÃO;• nevoeiro escuro com estrias esmaecidas – TEMOR E MEDO;• ultravioleta – PRESENÇA DE CAPACIDADES PSÍQUICAS;• verde esmeralda – TOTAL ALTRUÍSMO;• azul índigo luminoso – IDEAL NOBRE;• amarelo para dourado – ESPIRITUALIDADE, etc...
  24. 24. Conclusão O objetivo prioritário do Centro Espírita éensinar Espiritismo, que pauta tão somente a moralização do indivíduo. As práticas são desprovidas de aparatos exteriores.No entanto, podemos nos valer também dosconhecimentos humanos para a pratica do Espiritismo. Cromoterapia está fora das atividades doCentro Espírita, mas poderá ser abordada sim como conhecimento humano.
  25. 25. Podemos considerar a Cromoterapia como Espiritualista, e não espirita. Sabemos que toda cura do lado espiritual ela atua primeiro no corpo perispiritual para depois seirradiado para o corpo físico, através do duplo eterico.Do lado espiritual é comumente empregada a vibração das cores em diversos tratamentos realizados no períspirito de companheiros necessitados, mas issosob a supervisão de elevados irmãos que já dominam a técnica e que possuem a experiência comprovada.

×