Samba

2,087 views

Published on

História do samba

  • Be the first to comment

Samba

  1. 1. Kamilla Castelo Licenciatura em Educação Física
  2. 2. Origem do Samba .  Como Surgiu?  Significado  Características
  3. 3. Influências do Samba  Samba: Bailarino popular - Dança de salão, aos pares, com acompanhamento de canto, em compasso 2/4 e ritmo sincopado - Dança de roda.  Lundu: Canto e dança populares no Brasil durante o séc. XVIII, introduzidos provavelmente pelos escravos de Angola.  Maxixe: Dança e canto populares em voga no Brasil a partir do século passado. Fusão da habanera, pela rítmica, e da polca, pela andadura, com adaptação da sincopa afro-lucitana.  Modinha: Canto de salão, urbano, conhecido Brasil e Portugal.  Choro: Conjunto musical livre, de função puramente musical, composto de pequeno grupo de instrumentos solistas, exercendo o resto do conjunto uma função acompanhante, antipolifônico, de caráter puramente ritmico-harmônico.
  4. 4. Primeiro Samba Gravado  O Chefe da polícia Pelo telefone manda me avisar Que na carioca tem uma roleta para se jogar  O Chefe da polícia Pelo telefone manda me avisar Que na carioca tem uma roleta para se jogar  Ai, ai, ai Deixe as mágoas pra trás, ó rapaz Ai, ai, ai Fica triste se és capaz e verás Ai, ai, ai Deixe as mágoas pra trás, ó rapaz Ai, ai, ai Fica triste se és capaz e verás  Tomara que tu apanhes Pra nunca mais fazer isso Roubar amores dos outros E depois fazer feitiço  Olha a rolinha, Sinhô, Sinhô Se embaraçou, Sinhô, Sinhô Caiu no lago, Sinhô, Sinhô Do nosso amor, Sinhô, Sinhô Porque este samba, Sinhô, Sinhô É de arrepiar, Sinhô, Sinhô Põe perna bamba, Sinhô, Sinhô Mas faz gozar, Sinhô, Sinhô  O ?Peru? me disse Se o ?Morcego? visse Não fazer tolice Que eu então saísse Dessa esquisitice Do disse-me-disse  Mas o ?Peru? me disse Se o ?Morcego? visse Não fazer tolice Que eu então saísse Dessa esquisitice Do disse-me-disse  Ai, ai, ai Deixe as mágoas pra trás, ó rapaz Ai, ai, ai Fica triste se és capaz e verás Ai, ai, ai Deixe as mágoas pra trás, ó rapaz Ai, ai, ai Fica triste se és capaz e verás  Queres ou não, Sinhô, Sinhô Vir pro cordão, Sinhô, Sinhô Ser folião, Sinhô, Sinhô De coração, Sinhô, Sinhô Porque este samba, Sinhô, Sinhô É de arrepiar, Sinhô, Sinhô Põe perna bamba, Sinhô, Sinhô Mas faz gozar, Sinhô, Sinhô
  5. 5. Subgêneros do Samba  Samba-enredo Surge no Rio de Janeiro durante a década de1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.  Samba de Partido alto Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. É o estilo dos grandes mestres do samba. Os compositores de partido alto mais conhecidos são: Moreira da Silva, Martinho da
  6. 6. Subgêneros do Samba  Pagode Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70 (década de 1970), e ganhou as rádios e pistas de dança na década seguinte. Tem um ritmo repetitivo e utiliza instrumentos de percussão e sons eletrônicos. Espalhou-se rapidamente pelo Brasil, graças às letras simples e românticas. Os principais grupos são : Fundo de Quintal, Negritude Jr., Só Pra Contrariar, Raça Negra, Katinguelê, Patrulha do Samba, Pique Novo, Travessos, Art. Popular.  Samba-canção Surge na década de 1920,com ritmos lentos e letras sentimentais e românticas. Exemplo: Ai, Ioiô (1929), de Luís Peixoto.  Samba de gafieira Foi criado na década de 1940e tem acompanhamento de orquestra. Rápido e muito forte na parte instrumental, é muito usado nas danças de salão.
  7. 7. Subgêneros do Samba  Samba carnavalesco Marchinhas e Sambas feitas para dançar e cantar nos bailes carnavalescos. exemplos :Abre alas, Apaga a vela, Aurora, Balancê, Cabeleira do Zezé, Bandeira Branca, Chiquita Bacana, Colombina, Cidade Maravilhosa entre outras.  Samba lanço Surgiu nos anos 50 (década de 1950) em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Recebeu uma grande influência do jazz.. Um dos mais significativos representantes do samba lanço é Jorge Ben Jor, que mistura também elementos de outros estilos.
  8. 8. Subgêneros do Samba  Samba exaltação É o nome de um gênero de samba surgido em 1939. O momento de inauguração deste estilo de samba menos rústico e mais sofisticado, exaltando as qualidades e a grandiosidade do país, foi a composição Aquarela do Brasil, do mineiro Ary Barroso. A primeira audição é a da diva Aracy Cortes, a quem Ary também deve a consagração de seu nome para o público e no meio artístico.  Samba de breque A principal característica do estilo é a pausa no acompanhamento acentuadamente sincopado para uma intervenção declamatória do intérprete. Estas paradas bruscas são chamadas breques, designação abrasileirada do inglês break, ou seja, para os freios de automóveis. Os "breques" são frases apenas faladas que conferem graça e malandragem. Segundo o crítico musical Tárik de Souza, o samba-de-breque é uma variante do picote rítmico do samba-choro.
  9. 9. Instrumentos  Cuíca  Agogô  Tarol  Surdo  Tamborim  Pandeiro  Repinique  Timbas  Cavaquinho Cuíca Agogô Tarol Surdo Timbas
  10. 10. Gênero de Fusão Samba Rock Samba-rock é um tipo de dança que surgiu da criatividade dos frequentadores dos bailes - em casas de família e salões da periferia de São Paulo - no final da década de 50 e começo da década de 60, mesclando os movimentos do rock and roll com os passos do samba de gafieira. Nasceu ao som dos primeiros DJs e depois das equipes de som, a respeito deste ou daquele ritmo, importando tão somente o tempo da música em relação à dança.  Samba Rap Samba-rap é um renovado gênero do samba que se desenvolveu em 1990 a partir da mistura da marcação do pagode com a do hip hop, carregando algumas influências do funk. O samba-rap apresenta melodia falada durante o samba e elementos pesados na música.Este gênero não tem grande expressão musical como Samba-canção, Pagode, Samba rock e Bossa Nova. Porém, é muito popular entre as comunidades periféricas e entre aqueles que apreciam as músicas produzidas nas favelas.Os artistas mais famosos deste gênero são Marcelo D2, Rappin Hood e O Rappa e Emicida.
  11. 11. Gênero de Fusão  Samba de Gafieira O samba de gafieira é um estilo de dança de salão derivado do maxixe dançado no início do século XX. Um dos principais aspectos observados no estilo samba de gafieiro é a atitude do dançarino frente a sua parceira: malandragem, proteção, exposição a situações surpresa, elegância e ritmo. Na hora da dança, o homem conduz a sua dama, e nunca o contrário. enquanto gênero musical (isto é, enquanto música composta pensando nos passos dos dançarinos do samba de gafieira), inclui o samba-choro (especialmente o chamado choro de gafieira), o samba de breque e o samba sincopado.  Samba Reggae Samba-reggae, por vezes também chamado swingueira, é um gênero musical nascido no estado da Bahia. O samba-reggae, nasceu da difusão do samba duro (uma variante do samba de roda) com o reggae e o funk apresentando dois tambores, um pandeiro, um atabaque, uma guitarra ou viola eletrônica no lugar do cavaquinho e instrumentos da música latina, com forte influências do merengue, da salsa e de candomblé.
  12. 12. Principais Cantores Neguinho da Beija-Flor Arlindo Cruz Bezzera da Silva
  13. 13. Principais Cantores Alcione Dudu Nobre Zeca Pagodinho
  14. 14. Figurino do Samba

×