Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Trabalho Servidor FTP

Servidor FTP

  • Login to see the comments

Trabalho Servidor FTP

  1. 1. Trabalho FTP Trabalho apresentado a disciplina: Sistemas Operacionais. Professor: Cristiano. Aluno: Junior Cesar Barbosa dos Santos.
  2. 2. Introdução  Devido a necessidade de transferirem-se arquivos entre as diversas redes de computadores, fez com que surgisse o FTP (File Transfer Protocol) no início dos anos de 1970, mais precisamente em 1971 no MIT (Massachussetts Institute of Techology),  Sua simplicidade de uso e a facilidade de implementação e de manutenção o fizeram ser utilizado até os dias atuais.  O protocolo FTP é genérico e não depende de hardware e de sistema operacional. A transferência é feita sempre que desejada e as únicas restrições são dadas pelas liberações ou proibições de acesso dos usuários.
  3. 3. O papel do protocolo FTP  O protocolo FTP define a forma pela qual os dados devem ser transferidos numa rede TCP/IP, tendo tais objetivos como:  Permitir uma partilha de ficheiro entre máquinas distantes.  Permitir uma independência dos sistemas de ficheiros das máquinas clientes e servidor.  Permitir a transferências de grande volume de dados de maneira muito mais eficaz
  4. 4. O modelo FTP  O protocolo FTP é um modelo cliente-servidor, ou seja, uma máquina envia ordens (o cliente) e a outra espera pedidos para efetuar ações (o servidor).  Quando ocorre uma conexão FTP, dois canais de transmissão são abertos:  Um canal para os comandos(canal de controle).  Um Canal para os dados.  Assim o cliente, tal como o servidor, possui dois processos que permitem gerir estes dois tipos de informação:  O DTP (Data Transfer Process) é o processo encarregado de estabelecer a conexão e gerir o canal de dados.  O PI (Protocol Interpreter) é o intérprete do protocolo que permite comandar o DTP com a ajuda de comandos recebidos no canal de controle.
  5. 5. O modelo FTP
  6. 6. Clientes/Servidores FTP  gFTP.  É um cliente FTP em código aberto (sob a licença GPL) para sistemas baseados em Unix que suporta downloads simultâneos.  FileZilla 3.12.0.2.  Cliente FTP leve, rápido, prático, com diversos recursos, de código livre e disponível para múltiplas plataformas.  Kasablanca 0.4.0.2.  Um cliente gráfico de FTP. Entre suas características há suporte para encriptação de comandos e dados.  ProFTPD.  É um servidor de FTP de código aberto, compatível com sistemas Unix-like e Microsoft Windows. Está entre os servidores de FTP mais populares em ambientes Unix-like hoje. Em comparação com aqueles que se concentrar por exemplo na simplicidade, velocidade ou segurança, o objetivo principal do projeto ProFTPD é ser altamente rico em recursos de servidor FTP, expondo uma grande quantidade de opções de configuração para o usuário.
  7. 7. Conclusão  Contudo percebe-se a alta funcionalidade que esse protocolo nos permite, proporcionando a transferência de todo tipo de arquivos como; programas, documentos, musicas, vídeos, projetos, etc. Além das vastas opções de como fazer isso com segurança, agilidade e de maneira simples.  Prova desse sucesso e a sua utilização até os dias atuais, sendo considerado talvez como uma das forma mais utilizadas para a transferência de arquivos pela internet
  8. 8. Referências  http://www.ancorador.com.br/  http://br.ccm.net/  http://www.superdownloads.com.br/  https://en.wikipedia.org  Livro: Administração de redes Linux.

×