Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

LinkedIn for Sales

356 views

Published on

Dicas e orientações sobre como utilizar o LInkedIn para vender e gerar negócios

Published in: Social Media
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

LinkedIn for Sales

  1. 1. LinkedIn para negócios
  2. 2. Características principais  Presença profissional online;  Rede para networking;  20 milhões de usuários no Brasil;  Linguagem formal;  Conteúdo relevante;  B2B - Ideal para empresas que vendem para empresas (Business to Bussiness);  Não existe “mentira”. Não é possível inventar um perfil, já que as suas conexões serão contatos profissionais e colegas de trabalho;  80% das empresas B2B utilizam o LinkedIn para Marketing e Vendas; http://www.youtube.com/watch?v=DL7c3IJUe04
  3. 3. Como montar o seu perfil  O seu perfil é o seu currículo, não invente;  Muita atenção a ortografia correta;  Foque-se em informações sobre a sua formação que sejam relevantes a área profissional em que atua no momento;  Descreva suas habilidades;  Inclua uma carta de apresentação;  Coloque uma foto formal (principalmente na área de vendas é fundamental ter um “rosto” para passar credibilidade e confiança ao perfil);  Disponibilize informações de contato profissional (telefone e e-mail);  Siga a Company Page de sua empresa, e compartilhe o seu conteúdo. Ela será a sua referência dentro do LinkedIn para que você possa apresentar os serviços de sua empresa;
  4. 4. Conexões Suas primeiras conexões são feitas com contatos do seu e-mail de cadastro ou, no caso de se cadastrar através do perfil de uma rede social (ex: Facebook), de amigos de outra rede social. Mas você tem a opção de aceitá-las ou não como conexões. Ao se cadastrar, o LinkedIn também sugere a conexão com os seus contatos.  1º Pessoas que já estão conectadas à você. As informações de contato do perfil ficam visíveis (e-mail e telefone), sendo possível enviar mensagens.  2º Pessoas que estão conectadas aos perfis que você está conectado, ou seja, são os amigos dos seus amigos. É possível solicitar a conexões com eles e enviar “inmail”.  3º Pessoas que não tem nem um grau de conexões com o seu perfil, ou seja não estão conectadas a nenhuma de suas conexões. Neste caso é necessário ter um plano pago para enviar mensagens ou então se conectar as suas conexões para que esse tipo de acesso seja liberado.  Conecte-se a pessoas importantes, influentes e que sejam referência no seu setor (tenha uma rede de conexões importante e aumente a credibilidade com o seu cliente)  Conecte-se a todos os seus fornecedores, parceiros e clientes.
  5. 5. Definindo um objetivo  Qual o seu principal objetivo no LinkedIn?  Qual o seu público alvo?  Quais as características desse público?  O que ele está fazendo?  Quais os interesses dele?  Quais as oportunidades existem para a marca ser valiosa para estes prospects?  Como posso ser útil ao meu público alvo?
  6. 6. Busca avançada  É possível fazer uma busca detalhada de um profissional através da opção “busca avançada”, filtrando os resultados por empresa, cargo, região, nome, entre outros.  Por isso, tenha em mente quais são as pessoas que você deseja atingir para alcançar o seu objetivo.
  7. 7. Dicas de conteúdo  Conheça o seu público alvo;  Seja sucinto e cativante;  Lembre-se, LinkedIn não é Facebook. Compartilhe apenas informações relevantes;  Publique notícias úteis;  Inclua links ( pesquisas revelam que eles geram um engajamento 45% maior);  “ Quem não é visto não é lembrado” Curta, comente, compartilhe e participe dos grupos pra que suas atualizações apareçam no feed de notícias dos seus contatos.
  8. 8. Gerando novos negócios  “É necessário criar relacionamentos com as pessoas. Uma vez estabelecida esta conexão, após a fase inicial de apresentação, só então você terá a chance de compartilhar os seus serviços e produtos com alguém capaz de comprá-los”;  Siga as empresas de seu interesse;  Acompanhe a concorrência;  Envolva os usuários através de comentários;  Responda rápido;  Siga os líderes de mercado;  Utilize o mkt do “sempre ajudar” ao invés do “sempre vender”. Seja útil às suas conexões;  Utilize a regra 4-1 : A cada postagem em benefício próprio, poste 4 informações úteis e genéricas sobre o segmento. Utilize o Slade share para mostrar apresentações;  Estabeleça novas conexões;  *Para conseguir conectar alguém desconhecido, é necessário clicar na opção “amigo” já que nas outras alternativas e necessário incluir o e-mail do conectado;
  9. 9. Dicas de vendas  Faça conexões importantes;  Disponibilize o link do seu perfil na sua assinatura de e-mail;  Atualize o seu perfil regularmente com informações interessantes, atraindo boas conexões. ( isso mostra que você entende sobre o setor);  Seja um participante ativo nos grupos de discussão : fale sobre assuntos novos, mantenha a frequência e evite fazer propagandas;  Utilize a opção “seguir” para acompanhar possíveis prospects;  Descubra o melhor momento para abordar um prospet (através das atualização, observe em que horário o cliente está disponível;  Aproveite as ferramentas do perfil (Slade Share);  Conecte-se com os seus clientes e interaja com eles, criando uma relação de confiança (se possível consiga uma recomendação) e recomende os seus clientes nas áreas em que são especialistas;
  10. 10. Lembre-se:
  11. 11. Sugestões de resposta e apresentação  Antes de responder, conheça o perfil profissional do prospect observando as seguintes características: empresa, cargo, grau de formalidade, conexões em comum.  Personalize as mensagens chamando sempre o destinatário pelo nome.  Sugestão de resposta: “Seja muito bem vindo as minhas conexões, João. Estou à disposição para futuros contatos profissionais e parcerias. Para conhecer melhor a nossa empresa, siga: https://www.linkedin.com/company/grupo-vai-brasil Att. Nome ” “ Obrigado pelo aceite, João. Estou à disposição para futuros contatos profissionais e parcerias. Para conhecer melhor a nossa empresa, siga: https://www.linkedin.com/company/grupo-vai-brasil Obrigada Att. Nome ”
  12. 12.  Crie marcadores para facilitar o relacionamento (separe as pessoas por grupos)
  13. 13.  Humanize o contato com informações extras sobre o seu prospect, conhecendo suas preferências e encontrando “afinidades” com ele. Busque por amigos em comum, conexões de trabalho, assuntos de interesse, grupos de discussão, universidade, cursos no exterior e trabalhos anteriores. Algum desses pontos pode dar uma ideia para deixar a abordagem menos mecânica e humanizar o contato. Observe também qual o tipo de linguagem que ele utiliza e o perfil de comunicação dele, por exemplo: se escreve muitou ou pouco, se é formal ou casual e se é participativo ou costuma impor suas ideias.  Não seja um spanner e não envie convites indiscriminadamente;  Otimize o seu perfil para ser encontrado mais facilmente pelos seus serviços;  Avalie os seus resultados frequentemente.

×