Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

kkkkkkk

1,651 views

Published on

çç

Published in: Lifestyle, Travel, Technology
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

kkkkkkk

  1. 1. Ecossistema Brasileiro "Eu também quero a volta à natureza. Mas essa volta não significa ir para trás, e sim para a frente."  Friedrich Nietzsche
  2. 2. Ecossistema É o conjunto dos relacionamentos mútuos entre o meio ambiente e a flora, a fauna e os microorganismos que nele habitam. O Brasil tem o maior número de mamíferos e peixes de água doce, o segundo maior de anfíbios e o terceiro maior de aves.
  3. 3. <ul><li>De acordo com o IBAMA, existem oito diferentes tipos de ecossistemas no Brasil : </li></ul>
  4. 4. Floresta amazônica <ul><li>Com cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, a floresta Amazônica ocupa 60% do território do Brasil. </li></ul><ul><li>É a maior floresta tropical do planeta e contém 1/5 da água doce nele existente em estado líquido, graças à bacia do rio Amazonas.Nessa região existem 311 espécies de mamíferos é aproximadamente 1.000 espécies de pássaros, é mais centenas de animais não catalogados. </li></ul>
  5. 5. Zona dos Cocais A zona dos Cocais aparece principalmente nos estados do Maranhão e Piauí. Sua vegetação é caracterizada pelo predomínio de palmeiras, entre as quais se destacam o babaçu, a carnaúba e os buritis. Essas matas têm grande importância comercial.
  6. 6. Caatinga A caatinga é a vegetação característica do Nordeste brasileiro. Essa região é bastante árida devido à escassez de chuvas. Seus rios permanecem secos a maior parte do ano, com exceção do rio São Francisco.
  7. 7. Cerrado O cerrado ocorre principalmente na região Centro-Oeste. A partir de 1975, a área do cerrado começou a ser usada para a agricultura. Para isso, é necessária a correção química do solo, para torná-lo próprio para o plantio. Atualmente, desenvolvem-se no cerrado culturas como arroz, trigo, soja e feijão.
  8. 8. Mata atlântica A Mata Atlântica, assim como a Floresta Amazônica, é uma floresta pluvial tropical. O clima é quente e ocorrem muitas chuvas. Nos locais onde ainda existe, a mata mostra-se menos exuberante que a Amazônia. Suas árvores, que atingem cerca de 30 metros de altura, apresentam grande variedade. De fato, a mata Atlântica é a principal floresta do mundo, no tocante à diversidade de espécies.
  9. 9. Campos Sulinos Típicos do Rio Grande do Sul (e também na Argentina e Uruguai), os pampas têm clima subtropical frio, sendo a temperatura média anual de 19°C. As quatro estações do ano apresentam-se bem definidas. A vegetação consiste de gramíneas, com arbustos e pequenas árvores que aparecem isolados. Constituem ótimas áreas de pastagens, onde se desenvolvem grandes rebanhos criados pelo homem.
  10. 10. Pantanal O que mais chama a atenção no Pantanal é a sua extraordinária beleza natural e a espetacular variedade de animais ali encontrados, especialmente aves. Nos rios, encontra-se a maior variedade de peixes de água doce do mundo. Muitos animais merecem destaque: o jacaré, cuja pele é utilizada na fabricação de cintos, bolsas e calçados, sendo, por isso, vítima da caça indiscriminada; a onça pintada, a anta, o tamanduá-bandeira, a capivara e outros.
  11. 11. Manguezais Os manguezais localizam-se na faixa litorânea do Brasil, desde o Amapá até Santa Catarina, formando-se nos pontos onde há encontro das águas dos rios com as do oceano. Por isso, suas terras são alagadas e o solo é bastante rico em compostos orgânicos, trazidos pelos rios.
  12. 12. Mata das Araucárias A mata de Araucárias recebe esse nome porque a espécie vegetal predominante é Araucária angustifolia ou pinheiro-do-paraná. Antes existia cerca de 4.000.000 milhões de hectares , hoje só existem cerca de 200. O desaparecimento desse ecossistema se deu porque o pinheiro-do-paraná foi explorado pelas companhias madeireiras sem que houvesse qualquer preocupação com o reflorestamento.

×