Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

IGREJA PRESBITERIANA - O GOVERNO DA IGREJA

Uma breve apresentação sobre o Governo da Igreja dentro da perspectiva presbiteriana.

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

IGREJA PRESBITERIANA - O GOVERNO DA IGREJA

  1. 1. Prof. Rev. João Ricardo Ferreira de França Contatos: jrcalvino9@hotmail.com (89)9930-6717 [Tim] O GOVERNO BÍBLICO DA IGREJA Atos 20.28 Série: ECLESIOLOGIA REFORMADA ESTUDO 01
  2. 2. INTRODUÇÃO  Em nossos dias existe uma crise de identidade na Igreja evangélica atual;  Crise do ponto de vista doutrinária, os evangélicos de modo geral não sabem mais no que creem.  Se inclui também a questão do governo eclesiástico da igreja.  Este tema está no campo periférico da teologia, e por esta razão pouco se ensina sobre ele nas igrejas.  Como alguém já disse: “o tema Governo Eclesiástico não sugere nada atraente”. (REED, 2002, p.7).  A pergunta é: A Escritura Sagrada apresenta
  3. 3. I – A BÍBLIA E OS OFICIAIS GOVERNANTES DA IGREJA  A discussão sobre a eclesiologia começa quanto se procura responder a seguinte questão: quem deve governar a Igreja de Cristo?  Se dissermos que a Igreja deve ser governada por um pastor-presidente, ou por um único homem estaremos adotando uma postura de governo conhecida como Episcopal.  1 – Forma Episcopal de Governo:
  4. 4.  A estrutura de governo Episcopal é adotada pela Igreja Romana onde os sistema de bispo é introduzido, isto porque para eles o supremo bispo da Igreja é o Papa.  Este sistema se encontra também em muitas igrejas evangélicas e protestantes. Onde se adota a figura do bispo, apóstolo, e até do pastor presidente.  Agora, se a nossa resposta for a de que o povo governa junto o sistema ai é o congregacional.  2 – Forma Congregacional de Governo:
  5. 5.  No sistema congregacional “todos tomam parte das decisões; e os erros também são mais frequentes, pois, nem todos estão preparados para atuar em todos os níveis de decisão”(MATOS; NASCIMENTO, 2007, p.75)  Se a resposta é que alguns governam sobre todos como representantes. Este sistema é conhecido como representativo, ou sistema presbiteriano de governo.  3 – Forma Presbiteriana de Governo:
  6. 6.  Neste sistema os membros elegem os seus oficiais que são representantes pactuais. Estes oficiais eleitos formam seus concílios, que são assembleias formadas por pastores e presbíteros.
  7. 7. II - O Governo Por meio dos Presbíteros  Definição do Termo Presbítero:  O nome presbiterianismo é derivado da palavra grega Presbyteros que significa ancião ou presbítero.  Em Atos 20.17 vemos que Paulo chama os presbíteros “πρεσβυτέρους” [presbyterous].  termo indica que o presbítero é “um homem menos moço, com mais idade do que o comum dos de um grupo ou congregação.Idade, no sentido de vida mental, vida moral e vida espiritual, experiência, mais mesmo, do que vida no tempo”(MARTINS, 1970, p.15)
  8. 8. III - O ofício de Presbítero no Antigo Testamento  No Antigo Testamento encontramos os presbíteros como líderes do povo pactual.  Moisés quando é convocado por Deus para libertar o povo se depara com a realidade presente dos presbíteros / anciões do povo de Israel naquele tempo.  Êxodo 3.16: “Vai, ajunta os anciãos [PRESBÍTEROS] de Israel e dize-lhes: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me apareceu, dizendo: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito”.  Números 11.16,24-25
  9. 9.  Por todo, o Antigo Testamento se verá os anciões/ presbíteros presente na vida religiosa e civil do povo de Israel no Antigo Testamento. [Dt.21.19; Êx 24.1; Lv.4.15; Jz.8.14]  a) A disciplina do filho rebelde era entregue ao presbítero (Dt.21.19).  b) Havia um colegiado de presbíteros (Êxodo 24.1)  c) Os presbíteros eram responsáveis pela vida espiritual do povo de Deus. (Lv.4.15)
  10. 10. III - O ofício de Presbítero no Novo Testamento  No Novo Testamento encontramos uma classe variada de líderes. “os anciões”, “governadores” e “principais” ou “chefes da sinagoga”  sabemos que durante o tempo de Cristo que a liderança judaica era corrupta a mesma não deixou o oficio de presbítero desaparecer. [ Mt.15.2; Mc. 7.3; Jo.3.1; 7.26,48; Mc.5.22; Lc.8.41].  Este governo tem suas raízes desde o Antigo Testamento por isso o Governo Presbiteriano é essencialmente bíblico.  Continua....

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • neilarolimsales

    Nov. 9, 2015
  • carlosalvares965928

    Mar. 11, 2016
  • ElanaLuna

    Jun. 17, 2016
  • ChristianDiniz3

    Oct. 22, 2016
  • Francisconiza

    Apr. 22, 2018
  • RobsonSantana3

    Sep. 9, 2018
  • DanielRenato3

    Oct. 20, 2018

Uma breve apresentação sobre o Governo da Igreja dentro da perspectiva presbiteriana.

Views

Total views

3,985

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

3

Actions

Downloads

278

Shares

0

Comments

0

Likes

7

×