Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Areas protegidas

16,240 views

Published on

  • Be the first to comment

Areas protegidas

  1. 1. Neste trabalho vamos falar de:•O que são áreas protegidas•Sua importância•Tipos de áreas protegidas•Exemplo de áreas protegidas
  2. 2. Área protegida é umespaço geográficoclaramente definido,reconhecido, dedicado egerido, através de meioslegais ou outrosigualmente eficientes,com o fim de obter aconservação ao longo dotempo da natureza comos serviços associadosao ecossistema e osvalores culturais.
  3. 3. As áreas protegidas são importantes porque proteger asespécies em vias de extinção de actividades, como a caça enão só. São também precisas como forma de combater apoluição.
  4. 4. Existem vários tipos de áreas protegidas:•Parque Nacional•Parque Natural•Reserva Natural•Monumento Natural•Paisagem Protegida
  5. 5. Um parque nacional é umaárea de conservação,geralmente de propriedadeestatal, que tem comoobjectivo básico apreservação deecossistemas naturais degrande relevância ecológicae possibilitando a realizaçãode pesquisas científicas e odesenvolvimento deactividades de educação einterpretação ambiental, derecreação em contacto coma natureza e de turismoecológico. Parque Nacional da América
  6. 6. O Parque Nacional da Peneda-Gerês, é o único parque nacionalde Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, fazendofronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga, Viana doCastelo e Vila Real numa área total de cerca de 70 290 hectares. No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, oSantuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário doBom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local degrande devoção popular.
  7. 7. Fauna: veados, cavaloselvagens, lobos e aves derapina; Flora: pinheiros, teixos,castanheiros, carvalhos e váriasplantas medicinais; Espécies em vias deextinção: falcão peregrino, linceibérico, cavalo garrano;
  8. 8. Um parque natural éuma área de conservação, fora deuma área urbana, protegida porlei com o objectivo de preservar aflora e a fauna local eproporcionar um ambiente delazer. Um parque natural podepossuir áreas para acampar,canoagem, caminhadas epiqueniques. Muitos parquesnaturais são centros turísticos,por abrigarem monumentosnaturais, como grandesmontanhas e cachoeiras, porexemplo.
  9. 9. O Parque Natural de Montesinhositua-se no NordesteTransmontano. Tem umadimensão de cerca de 75 milhectares.Nele existe extensabiodiversidade, habitandoespécies como o lobo-ibérico, acorça ou o veado. O Parque Natural conflui a nortecom a Espanha, percorrendo afronteira com a Espanha a oeste ea este. No oeste faz por brevetrecho fronteira com o concelho deChaves, sendo que a sul continuainserido nos concelhos de Vinhaise de Bragança.
  10. 10. Fauna: Lobo-ibérico, o Lince-ibérico, o Toirão, a Marta, aLontra, o Gato-bravo e a Raposa,Águia-real, Cegonha-negraFlora: carvalhais, sardoais esoutos, pinheiros e vidoeiros; Espécies em vias deextinção: falcão peregrino, linceibérico, cavalo garrano;
  11. 11. Uma reserva natural é uma área de protecção ambiental de importânciapara a preservação da vida selvagem, flora, fauna ou característicasgeológicas e outras de especial interesse, as quais são reservadas parasua conservação ética e para favorecer o estudo e a pesquisa emcondições favoráveis.
  12. 12. O estuário do rio Tejo é a maior zona húmida do país e uma dasmais importantes da Europa, um santuário para peixes, moluscos,crustáceos e, sobretudo, para aves, que nele se detém quando desua migração entre o Norte da Europa e a África. É o maior estuárioda Europa Ocidental, com cerca de 34 mil hectares, e albergaregularmente 50 mil aves aquáticas (flamingos, patos, aveslimícolas, etc.).
  13. 13. Fauna: flamingos, patos, aves limícolas,etc; Flora: caniçais, morraça, gramata e asalgadeira;
  14. 14. Um Monumento Natural temcomo objectivo básicopreservar sítios naturais raros,singulares ou de grande belezapaisagística.O Monumento Natural pode serconstituído por áreasparticulares, desde que sejapossível compatibilizar osobjectivos da unidade com autilização da terra e dosrecursos naturais do local pelosproprietários.
  15. 15. O Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém, maisconhecido apenas por Pegadas da Serra de Aire, foi criado em 1996.Como o nome indica, situa-se na Serra de Aire, perto de Fátima, nosmunicípios de Ourém e Torres Novas e é parte integrante do ParqueNatural das Serras de Aire e Candeeiros, ocupando uma área de cercade 20 hectares.
  16. 16. Em Portugaldenominam-se paisagensprotegidas a partes doterritório que, pelas suascaracterísticas naturais ouculturais, mostram uminteresse nacional. Sãogeridas pelo Instituto daConservação da Natureza.
  17. 17. A Paisagem Protegida da Albufeira doAzibo foi criada pelo DecretoRegulamentar n.º 13/99, de 3 de Agosto,constituindo uma área protegida de âmbitoregional que tem como objectivos aconservação da natureza e a valorizaçãodo seu património natural, comopressuposto de um desenvolvimentosustentável e ainda a promoção dorepouso e do recreio ao ar livre emequilíbrio com os valores naturaissalvaguardados.
  18. 18. Fauna: Lobo, Raposa, Texugo, Doninha, Javali Flora: Orquideas silvestres, Narciso, Tulipa brava, Fumária

×