Hands on canvas

1,594 views

Published on

Oficina de Modelagem de Negócios utilizando o "Canvas"

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,594
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
553
Actions
Shares
0
Downloads
31
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Hands on canvas

  1. 1. HANDS ON em Modelagem de Negócios Prof. José Marques ETEC Rocha Mendes, 28 /09/2013
  2. 2. Objetivos desta Oficina:  Desafio Inova Paula Souza: Compreender um pouco mais sobre o que é o e suas etapas.  Tripé do Desenvolvimento: Criatividade,Empreendedorismo e Inovação.  Business Model Generation – “ Canvas” Apresentar e/ou compreender melhor o uso de uma ferramenta efetiva e dinâmica.  Mão na Massa! Cronograma
  3. 3. INOVA Agentes Locais Profª Maria José Alves (Zezé) ETESP Prof. Edson João Patané ETEC Rocha Mendes Prof. Sérgio Hitomi ETEC Pq. da Juventude
  4. 4. Prof. José Marques: Apresentações  + 20 anos atuando no mercado corporativo;  Professor / Coord. Projetos (Centro Paula Souza / 2009);  MBA em Empreendedorismo  Graduado em Economia (1997) e Licenciatura em Gestão e Negócios;  Consultor de Empresas e Startups;  Vendedor e Palestrante;  Empreendedor sempre;  E Apaixonado .....por Projetos e Desafios!
  5. 5. 1º Desafio: Dinâmica Mogli Pet Wild Shop
  6. 6. 1º Desafio: Dinâmica “Mogli” visando explorar a prestação de serviços em um dos setores que mais cresce atualmente, o segmento dos “PETS”; resolve aproveitar seu conhecimento com animais para inovar, e monta o 1º Pet Shop Selvagem de São Paulo. Ele procura desenvolver equipamentos nada convencionais, mas acredita que isso será o grande diferencial de seu empreendimento. Para isso ele vai contar com uma ajuda especial de profissionais extremamente qualificados no desenvolvimento destas máquinas; e sob olhar atento da concorrência; e ai dá prá encarar esta missão? 1º Passo: Vídeo Fonte de Inspiração 2º Passo: Definir: Engenheiros e a Concorrência
  7. 7. Tripé do Desenvolvimento Criatividade EmpreendedorismoInovação Criatividade: “O principal objetivo da educação nas escolas deveria ser a criação de homens e mulheres que sejam capazes de realizar coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram; homens e mulheres que são criativos, inventivos e descobridores, que possam ser críticos e verificar, e não aceitar, tudo que lhes é oferecido” Piaget apud PERSON 2011 Empreendedor: adj (empreender+dor) 1 Que empreende. 2 Que se aventura à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado. sm 1 Aquele que empreende. 2 Aquele que toma a seu cargo uma empresa. Dicionário Michaelis
  8. 8. Tripé do Desenvolvimento “A invenção é uma nova ideia criada e que possui potencial para exploração comercial enquanto INOVAÇÃO trata-se da mesma ideia quando explorada comercialmente de qualquer forma. “ Schumpeter 1988 INOVAÇÃO: INOVAÇÃO, também chamada de inovação em produtos e processos, pode ser definida como o ato de se produzir novos produtos ou processos; ou simplesmente a melhoria nos produtos ou processos existentes. Ainda de acordo com o Manual, para ser considerada inovação, os novos produtos ou processos devem ter como base atividades cientificas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais. Manual de Oslo (OECD, 2004)
  9. 9. INOVAÇÃO Produto Processo Modelo de Negócios Incremental Radical ImpactosTipos
  10. 10. INOVAÇÃO Fonte; Blog do Celular Fonte; TELECO
  11. 11. INOVAÇÃOINOVAÇÃO Benefícios de apostar em Inovação: Gera vantagens competitivas; Agrega valor (Produto / Empresa );  Diferenciação em um mercado cada vez mais competitivos (P/S em TIC’s);  Explorar novos horizontes; (receitas, parceiros e conhecimentos etc...)  Empreendedorismo de Alto Impacto. Aumento no nível de emprego e renda local.
  12. 12. INOVAÇÃO Empresas (Gestores e Colaboradores) Educação (Professores e Alunos) Open Innovation. Porque INOVAR vem de Gente! (Ludwig; W)
  13. 13. “EU”..RICO! Ahhh...”Manjei” o que é INOVAR! Agora é só pesquisar o que o cliente precisa é criar uma “Startup” para isso!
  14. 14. KEEP CALM... “A maioria das organizações já estão organizadas em torno de categorias de produtos ou categorias de clientes” ....,e, portanto, as pessoas só veem oportunidades dentro deste pequeno quadro que eles estão presos .... Você só tem que tomar a decisão de divorciar-se das restrições que são criadas ... " Clay Cristensen’s – HBS “Se perguntasse aos meus clientes o que eles queriam diriam cavalos mais velozes!” Ford CLIENTES “Não é trabalho de o cliente saber os que eles querem!”.Jobs; S.
  15. 15. Startup’s KEEP CALM... “Uma instituição humana desenhada para entregar um novo produto ou serviço sob condições de extrema incerteza.” Eric Ries “Em uma Startup a chance de algo bom ocorrer é sempre abaixo de 50%” Michael Cassidy – Dir. Google levantou mais de U$ 800 mi em 4 Empresas Ruba, Xfire; Direct Hit and Stylus Innovation. 9/10 Produtos /Startup’s Falham! (Maurya.A) 66% Mudam drasticamente os planos originais.(Maurya.A)
  16. 16. “EU”..CORRO! A “Casa Caiu”! Como fazer a diferença com as mesmas receitas?
  17. 17. Pensar fora da Caixa
  18. 18. Fonte:Imagem Lounge Empreendedor EU ...”GÊNIO” “Não existe um plano A ; mas sim um caminho efetivo para que este plano realmente aconteça” Maurya Ash (Running Lean)
  19. 19. Business Model Generation “ É a representação dos processos de uma empresa, de como esta oferece valor aos seus clientes, obtém seu lucro e se mantém de forma sustentável ao longo de um período de tempo.” “Modelos de Negócio descrevem a lógica de como uma organização cria, captura e entrega Valor” Osterwalder. Uma Ferramenta Simples e Clara; Usando texto, Imagens e cores integrando Inovação e Gestão!
  20. 20. Business Model Generation “Canvas” X Plano de Negócios
  21. 21. Business Model Generation By Alexander Osterwalder “Canvas” Fonte:Imagem Lounge Empreendedor
  22. 22. Fonte:Imagem Lounge Empreendedor Quem vai te Ajudar? O que você faz? Recursos básicos Funcionais Qual o valor que vc entrega ao seu cliente? Por onde e como chego até eles? Como Vc interage com seu cliente? Para quem estou criando valor? Quanto e como recebo por isso? Quanto e como pago por isso? “Canvas”
  23. 23. Business Model Generation
  24. 24. Business Model Generation
  25. 25. Fonte: Maurya by Paiva; Thiago Ciclo de Aprendizagem Ideal Velocidade FocoAprendizado Correr em Círculos! Otimização Prematura Ficar s/ Recursos Maximizar e Acelerar Aprendizagem...
  26. 26. Não cai na metáfora do Cadillac na garagem! (Maximun Vision Possible) !! Crie seu MVP (Minimum Viable Product) VEM PRA RUA!!! MVP é um conjunto de pequenas características que te traz a maior quantidade de: Ordens;Aprendizado; Feedback; Falha… Com o menor esforço possível !! “Não existe fatos concretos dentro de seu escritório, então SAIA DO PRÉDIO!” (Steve Blank)
  27. 27. Afinal temos um “Pitch” ainda Hoje! Are you Ready? Let’s Play!
  28. 28. Nesse livro é explicado a metodologia de desenvolvimento de clientes para startups. É um livro prático sobre como começar uma startup baseada na internet usando a metodologia do lean canvas e do lean startup, Esse livro apresenta o modelo de negócios canvas que é um modelo muito bom e fácil de se usar para descrever seu modelo de negócios. Esse livro apresenta o conceito de Lean Startup que é a aplicação do Lean Thinking e do desenvolvimento de clientes para criar empresas de maneira enxuta, sem desperdício Referências e dicas de Leitura:
  29. 29. https://www.leanlaunchlab.com http://pmgee.blogspot.com.br/ http://www.endeavor.org.br/ http://www.desafioinovapaulasouza.com.br/ Referências e dicas de Leitura:
  30. 30. Anexo Fonte: www.canvasbrasil.blogspot.com
  31. 31. “...a sabedoria é princípio de qualquer riqueza....” Provérbios Muito Obrigado !!! Prof. José Marques Contatos: marxdental@hotmail.com www.pmgee.blogspot.com.br

×