Cinética Química coc

6,141 views

Published on

CINÉTICA QUÍMICA

Published in: Education
0 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
6,141
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
60
Actions
Shares
0
Downloads
388
Comments
0
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cinética Química coc

  1. 1. 1 CinéticaCinética QuímicaQuímica ProfessorProfessor MarceloMarcelo
  2. 2. 2 CINÉTICA QUÍMICA É o estudo da velocidade das reações e os fatores que nela influenciam .
  3. 3. 3 CINÉTICA QUÍMICA
  4. 4. 4 CINÉTICA QUÍMICA
  5. 5. 5 CINÉTICA QUÍMICA
  6. 6. 6 CINÉTICA QUÍMICA Cálculo da Velocidade Média de uma Reação: dividir a velocidade média de consumo ou formação pelo coeficiente estequiométrico apropriado.
  7. 7. 7 CINÉTICA QUÍMICA Condições de ocorrência de reações 1.Afinidade química 2.Contato entre os reagentes 3.Choques eficazes Uma reação química ocorre através das colisões efetivas ( eficazes) entre as substâncias reagentes. Colisão Efetiva = colisão geometricamente perfeita com energia suficiente para alcançar o complexo ativado, estrutura intermediária entre reagentes e produtos.
  8. 8. 8 Eficaz Não eficaz I2 + H2 HI + HI I2 H2 TEORIA DAS COLISÕES:
  9. 9. 9 - Complexo ativado (instável e altamente energético): onde as ligações iniciais se enfraquecem e as novas ligações começam a se formar.
  10. 10. 10 - Energia de Ativação (Ea): quantidade de energia fornecida aos reagentes para que eles se transformem em complexo ativado. - Quanto menor a Energia de Ativação (Ea), maior a velocidade da reação, e vice-versa.
  11. 11. 11 CINÉTICA QUÍMICA Fatores que influem na velocidade das reações SUPERFÍCIE DE CONTATO
  12. 12. 12 CINÉTICA QUÍMICA Fatores que influem na velocidade das reações SUPERFÍCIE DE CONTATO
  13. 13. 13 CINÉTICA QUÍMICA Fatores que influem na velocidade das reações TEMPERATURA: aumentando a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas, o que implica maior número de choques efetivos, aumentando a velocidade da reação. NATUREZA DOS REAGENTES: quanto maior o número de ligações a serem rompidas, menor será a velocidade da reação.
  14. 14. 14 CATALISADOR: substância que, adicionada ao sistema, aumenta a velocidade da reação, sem ser consumida, diminuindo a energia de ativação. CINÉTICA QUÍMICA Fatores que influem na velocidade das reações
  15. 15. 15 CATALISADOR CINÉTICA QUÍMICA Fatores que influem na velocidade das reações - o catalisador não fornece energia à reação; - o catalisador não altera o ΔH da reação.
  16. 16. 16 INIBIDOR: substância que diminui a velocidade das reações, por formar um complexo ativado de alta energia de ativação. O inibidor é consumido pela reação. CINÉTICA QUÍMICA Fatores que influem na velocidade das reações
  17. 17. 17 CATÁLISE Catálise Homogênea: é aquela em que os reagentes e o catalisador constituem uma só fase (sistema monofásico ou solução). Catálise Heterogênea: é aquela em que os reagentes e o catalisador constituem um sistema polifásico. Em outras palavras, há superfície de separação entre os reagentes e o catalisador.
  18. 18. 18 CATÁLISE - Autocatálise: o catalisador é um dos produtos da reação. - Venenos de catalisador: diminuem ou mesmo destroem a ação do catalisador.
  19. 19. 19 LEI DA VELOCIDADE “A velocidade de uma reação é diretamente proporcional ao produto das concentrações molares dos reagentes, elevadas a expoentes determinados experimentalmente” - Reações Elementares (uma só etapa): os expoentes que elevam as concentrações coincidem com os coeficientes da reação.
  20. 20. 20 LEI DA VELOCIDADE - Reações não-elementares (várias etapas): a velocidade da reação é determinada pela velocidade da etapa mais lenta do mecanismo.

×