Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Roteiro homilético do 7.º domingo do tempo comum – ano a – verde – 23.02.2014 (1)

1,229 views

Published on

ROTEIRO HOMILÉTICO DO 7.º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A – VERDE – 23.02.2014
FONTE: http://www.buscandonovasaguas.com/
LEITURAS: Lv 19,1-2.17-18 / Sl 102(103),1-2.3-4.8.10.12-13 (R/.1a. 8b) / 1Cor 3,16-23 / Evangelho de São Mateus 5,38-48 (Amai os vossos inimigos)

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Roteiro homilético do 7.º domingo do tempo comum – ano a – verde – 23.02.2014 (1)

  1. 1. Nesse domingo, continuaremos o Sermão da Montanha. Jesus coloca a essência do seu ensinamento: O AMOR, para sermos "perfeitos como o Pai". O Evangelho apresenta mais dois exemplos, que mostram a novidade de Jesus em relação a antiga Lei: Perdão x vingança, Amor x Ódio... (Mt, 5,38-48)
  2. 2. 1) PERDÃO: "Ouvistes: Dente por dente, olho por olho..." É a conhecida Lei do talião, que não pretendia autorizar a vingança, mas limitar: não podia ser maior do que a violência original... EU: "Não ofereçais resistência ao malvado...": Jesus cita quatro exemplos de situações de violência:
  3. 3. - Violência física: Se te bater na Face direita  oferece a esquerda; - Injustiça econômica: Se tomar tua túnica  dá-lhe também o manto; - Abuso do Poder: Se mandar andar um Km  anda dois; - Empréstimo: Se alguém te pedir  não vires as costas. Na lógica dos homens é uma loucura... O próprio Cristo diante da bofetada, não ofereceu a outra face... mas protestou...
  4. 4. - A Lei antiga procurava limitar a violência, mas, na prática, justificava... - JESUS: Não é suficiente... Devemos ser um sacramento de amor e de perdão. PERDÃO: é uma extensão do amor. Através do perdão, o amor é confirmado e a paz se faz presente na relação humana. Rompe o ciclo da vingança. - Perdão é cortar o mal pela raiz, extinguindo a maldade e o ressentimento. A dificuldade de perdoar impede o seguimento radical de Jesus Cristo
  5. 5. - Não é resignação fatalista, mas a não violência ativa do amor... - Suportar a injustiça não significa aprová-la, pode ser uma denúncia profética... = Amar como Deus ama é o núcleo do novo. Só assim podemos rezar o Pai Nosso: "Perdoai, assim como perdoamos..". * O Espírito de vingança está bem enraizado também em nosso coração: "Quem ri por último, ri melhor..."; "Não levo desaforo para casa..."
  6. 6. 2) AMOR AOS INIMIGOS: "Ouviste o que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo..." EU: "Amai os vossos inimigos, e rezai pelos que vos perseguem..." - Já no Antigo Testamento encontramos: . "Não guardes ódio no coração contra teu irmão". . "Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas". . "Amarás o próximo como a ti mesmo..." (1ª Leitura Lv 19,1-2.17-18)
  7. 7. O texto esclarece que a "Santidade" que o Senhor exige não se manifesta em formas de religiosidade externa, mas no amor ao irmão. Mas na prática, o amor ao próximo se limitava só para os compatriotas... - JESUS: amplia as dimensões da caridade: amar até os inimigos... Motivo: Uns e outros são filhos de Deus = irmãos...
  8. 8. A compreensão de que somos todos filhos do mesmo Pai e Mãe e a percepção de que seu amor é sem limites leva à fraternidade universal, à solidariedade e à partilha, vivendo-se com alegria, a união e a paz. E nos apresenta um Modelo: O Pai Celeste: "Sede perfeitos como o Pai celeste é perfeito..." A Imitação de Deus, na sua perfeição ou santidade, concretiza-se no amor manifestado até ao inimigo.
  9. 9. Trata-se de um amor gratuito e desinteressado, que supera a restrição à religião e à raça. "Desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus". O amor sem distinção possibilita fazer a experiência de filhos, reproduzindo na terra a bondade do Pai celeste, que "faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos."
  10. 10. O amor leva a superar o espírito de hostilidade, a vingança, o ódio e o rancor, para construir a fraternidade. Só assim nos tornamos verdadeiros filhos de Deus... - "Se amais aos que vos amam... que recompensa tendes? também os publicanos (pecadores) o fazem..." - "Se saudais os vossos irmãos... Os gentios também o fazem..." * Será uma Utopia para sonhadores, uma loucura?
  11. 11. A 2ª Leitura responde que é uma loucura para os homens, mas é "Sabedoria" para Deus. (1Cor 3, 16-23) + Temos inimigos a perdoar e rezar por eles? + Pessoas que não gostamos? Qual a nossa atitude? + A Eucaristia que celebramos é de fato um gesto de COMUNHÃO com Deus e os irmãos? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 23.02.2014
  12. 12. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Um dia uma criança Pe. Zezinho Paulinas COMEP http://www.buscandonovasaguas.com

×