Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Roteiro homilético do 2.º domingo da páscoa – ano a – branco – 27.04.2014 (1)

614 views

Published on

ROTEIRO HOMILÉTICO DO 2.º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO A – BRANCO – 27.04.2014
FONTE: http://www.buscandonovasaguas.com/
Domingo da Divina Misericórdia
Missa próprio da Oitava Pascal. Gl,/cr, Pf pascal I, na despedida ainda dois Aleluias.
Leituras: At 2,42-47 // Sl 117(118),2-4.13-15.22-24 (R/.1) // 1Pd 1,3-9 // Jo 20,19-31 (Tomé)
Recomenda-se as orações dos fiéis pela 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a ser realizada em Aparecida, SP, dos dias 30 de Abril a 9 de Maio.

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Roteiro homilético do 2.º domingo da páscoa – ano a – branco – 27.04.2014 (1)

  1. 1. A Liturgia desse domingo, vivendo ainda a alegria pascal, apresenta a NOVA COMUNIDADE (a Igreja), que nasce da Cruz e Ressurreição com a missão de revelar aos homens a Vida Nova que brota da Ressurreição. As leituras ilustram essa realidade...
  2. 2. A 1ª Leitura descreve a Comunidade cristã de Jerusalém (At 2,42-47) "Comunidade de irmãos", perseverantes: - no Ensino dos Apóstolos:  CATEQUESE - na Partilha dos Bens:  CARIDADE. - nas Celebrações:  LITURGIA: - Orações no Templo e - Eucaristia nas casas: "fração do pão".
  3. 3. - Uma Comunidade que dá testemunho, provocando admiração e simpatia do povo e atraindo novos membros. Essa comunidade ideal, descrita por Lucas, quer recordar o essencial daquilo que toda comunidade deve ser: um Modelo à Igreja de Jerusalém e às igrejas de todas as épocas: Uma Comunidade de irmãos, reunida ao redor de Cristo, animada pelo Espírito, que tem a missão de testemunhar na história a Salvação.
  4. 4. A 2ª Leitura começa com um pequeno hino, que bendiz o Pai pela ressurreição de Jesus, que fez renascer a esperança. Deus nos fez renascer pela Ressurreição de Jesus Cristo. (1Pd 1,3-9) Salmo: "Porque eterna é a sua MISERICÓRDIA..." (Dom. da Misericórdia)
  5. 5. O Evangelho nos apresenta a Comunidade dos Apóstolos. Jesus vivo e ressuscitado é o CENTRO da Comunidade cristã. Ao redor dele, a Comunidade se estrutura e se anima a vencer o "medo" e a hostilidade do mundo. (Jo 20,19-31)
  6. 6. Os APÓSTOLOS estão trancados... apavorados... sem paz... Refletem as adversidades enfrentadas após a crucifixão de Jesus e na época em que o evangelho foi escrito. Mas CRISTO infunde confiança. rompe as barreiras e aparece no 1º dia da semana... OFERECE: - A PAZ... o PERDÃO ... torna-os Mensageiros do perdão... - O ESPÍRITO SANTO: "Sopra": lembra o sopro criador de Deus...
  7. 7. - Envia em missão: "Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio..." - Exige: FÉ: - Para Tomé que quer ver para crer: "Não sejas incrédulo, mas fiel... Felizes os que creem sem terem visto." + Portas Trancadas: Cristo abre as portas daquela Comunidade... e os envia ao Mundo... A presença de Jesus ressuscitado é fonte de coragem e de paz... E o Espírito Santo dará a força para cumprir sua missão.
  8. 8. + A PAZ: Jesus oferece três vezes a Paz: "Shallon" (= Paz total). - Dá a Paz aos apóstolos e depois os envia como mensageiros da paz. - Essa Paz, muitas vezes, só é possível pelo caminho do PERDÃO... + Por isso, Cristo oferece o Sacramento do Perdão: CONFISSÃO: "Aqueles a quem perdoardes os pecados..." * Pecadores, uma vez perdoados, são enviados a perdoar em nome de Deus.
  9. 9.  Você já fez a sua confissão Pascal? + Tomé: afastado da Comunidade, quer provas, segurança: "Ver para crer..." - Jesus: comprova sua "Divina Misericórdia", cujo dia hoje Celebramos: aceita o desafio e vai ao encontro do apóstolo incrédulo... - Tomé, voltando à Comunidade, encontra o Cristo Ressuscitado e faz sua profissão de fé: "Meu Senhor e meu Deus".
  10. 10. * É na COMUNIDADE que encontramos as provas que Jesus está vivo. Quem não participa da Comunidade não ouve a saudação de Paz, não prova a alegria da Páscoa do Senhor, nem recebe o dom do Espírito Santo. Quem não se encontra com a Comunidade não se encontra também com o Cristo Ressuscitado. - A Tomé e a todos nós, Cristo continua repetindo: "Felizes os que acreditam mesmo sem terem visto..."
  11. 11. + Tudo acontece no 1º Dia da Semana: É uma alusão ao DOMINGO, dia em que a Comunidade é convocada a celebrar a Eucaristia: é no encontro com o amor fraterno, com o perdão dos irmãos, com a Palavra proclamada, com o Pão de Jesus partilhado, que se descobre Jesus Ressuscitado. - Cada Domingo deve ser uma pequena Páscoa... em que renovamos o nosso Batismo, a caminho da vida Plena... * O "Nosso Domingo" é de fato "O Dia do Senhor?"
  12. 12. A Liturgia questiona: - A nossa Comunidade é o local do nosso encontro com o Ressuscitado? - Na Comunidade, somos unidos e perseverantes no estudo da Palavra de Deus, na partilha dos bens e nas celebrações? - Vivemos a alegria, a fraternidade, o perdão, a paz, que o Cristo ressuscitado veio trazer, ou trancados vivemos ainda o clima de medo? - Podemos, com sinceridade, dizer, que Jesus é nosso "Deus e Senhor"? Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 27.04.2014
  13. 13. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Tomé Maria Sardemberg CD: A sementinha - Paulinas COMEP Hoje: quarta-feira, 23 de abril de 2014 as 14:15:10 Você está convidado a visitar nosso site ou youtube e desfrutar de outras mensagens como estas Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com https://www.youtube.com/user/MeuDomingo/videos

×