Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
"Ide por todo o mundo
e pregai o Evangelho"
Celebramos hoje a festa da Ascensão do Senhor...
Os últimos momentos de Jesus junto aos apóstolos
e a volta de Cristo ao P...
A Intenção não era informar o lugar, a forma e o tempo da Ascensão,
mas responder à expectativa da comunidade cristã primi...
A Ascensão não é:
- Uma viagem
de astronauta
ao Universo.
O "Céu"
não é um lugar...
É estar com Deus...
- Uma festa
para o...
- Não é um fato acontecido 40 dias após a Ressurreição:
O número é simbólico. É o tempo que prepara os apóstolos
para a Mi...
Na 2ª Leitura
Paulo vê
na Ascensão
a glorificação
de Cristo e
o anúncio do
retorno de toda
a
humanidade
à Deus.
A ASCENSÃO...
O Evangelho de Lucas
termina com o episódio
da ASCENSÃO.
Ao contrário dos "Atos",
Ressurreição, Aparições
e Ascensão são a...
A ASCENSÃO:
- É o TÉRMINO da missão
terrena de JESUS,
embora continue
sua atuação mediante
o Espírito Santo...
- É o INÍCI...
É um movimento
para o alto,
um impulso
para o infinito...
uma procura da vida
que não tem fim...
E Jesus, que se eleva,
no...
- A Ascensão de Jesus é o preparo da nossa Ascensão:
"Vou preparar um lugar para vocês...", disse Jesus aos Apóstolos.
Jes...
O olhar dos apóstolos,
voltado para o céu,
simbolizava
a esperança
de uma volta
imediata de Jesus,
o desejo de que
ele ret...
E nós enquanto aguardamos a nossa Ascensão, não podemos
ficar de braços cruzados, apenas olhando para o céu.
indiferentes ...
- Não poderíamos também ser advertidos pelos anjos de Deus:
"Por que ficais parados, de braços cruzados, olhando para o cé...
- Somos convidados a rezar pela UNIDADE DOS CRISTÃOS.
É um desejo ardente de Cristo: "Que todos sejam um..."
- Celebramos ...
MEU DOMINGO
Com a Palavra de Deus
Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS
Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto
Mú...
Roteiro homilético da solenidade ascensão do senhor – ano c – 08.05.2016 – branco (1)
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Roteiro homilético da solenidade ascensão do senhor – ano c – 08.05.2016 – branco (1)

450 views

Published on

ROTEIRO HOMILÉTICO DA SOLENIDADE ASCENSÃO DO SENHOR – ANO C – 08.05.2016 – BRANCO
Fonte: http://www.buscandonovasaguas.com

Published in: Spiritual
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Roteiro homilético da solenidade ascensão do senhor – ano c – 08.05.2016 – branco (1)

  1. 1. "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho"
  2. 2. Celebramos hoje a festa da Ascensão do Senhor... Os últimos momentos de Jesus junto aos apóstolos e a volta de Cristo ao Pai... As leituras bíblicas descrevem o fato. Não devemos nos deter nos detalhes diferentes e até contraditórios.
  3. 3. A Intenção não era informar o lugar, a forma e o tempo da Ascensão, mas responder à expectativa da comunidade cristã primitiva, que esperava ansiosamente a segunda vinda de Cristo. O importante não é saber "quando", mas cumprir hoje a MISSÃO. A 1ª Leitura narra a ASCENSÃO como coroamento da obra redentora realizada por Jesus e apelo para anunciar a vida nova do Reino. Ungidos com o Espírito, serão testemunhas "até os confins do mundo" (At 1,1-11)
  4. 4. A Ascensão não é: - Uma viagem de astronauta ao Universo. O "Céu" não é um lugar... É estar com Deus... - Uma festa para olhar o céu, nosso destino, desligados dos problemas da vida... - Um fato isolado. Faz parte do Mistério Pascal. (Paixão, Ressurreição... Ascensão e Pentecostes)
  5. 5. - Não é um fato acontecido 40 dias após a Ressurreição: O número é simbólico. É o tempo que prepara os apóstolos para a Missão... Um convite para seguir o caminho de Jesus, olhando para o futuro e entregando-nos à realização do projeto de salvação e libertação, que Ele veio apresentar e passou para as mãos da Igreja, animada pelo Espírito Santo.
  6. 6. Na 2ª Leitura Paulo vê na Ascensão a glorificação de Cristo e o anúncio do retorno de toda a humanidade à Deus. A ASCENSÃO de Cristo já é nossa Ascensão em Cristo, pois onde está a cabeça ali está também o corpo. (Ef 1,17-23)
  7. 7. O Evangelho de Lucas termina com o episódio da ASCENSÃO. Ao contrário dos "Atos", Ressurreição, Aparições e Ascensão são aqui colocados, em Betânia, no mesmo dia da Páscoa. Jesus dá as últimas recomendações e envia os discípulos ao mundo para anunciar o seu evangelho. (Lc 24,46-53) A Ascensão de Cristo ao céu não é o fim da sua presença entre os homens, mas o começo de uma nova forma de estar no mundo.
  8. 8. A ASCENSÃO: - É o TÉRMINO da missão terrena de JESUS, embora continue sua atuação mediante o Espírito Santo... - É o INÍCIO da missão da IGREJA: Ela deve continuar o que Ele começou... - Fortalece nossa ESPERANÇA. Nós saímos de Deus para um dia voltarmos a ele... É a fascinante vocação do homem, elevar-se, emigrar para um mundo novo...
  9. 9. É um movimento para o alto, um impulso para o infinito... uma procura da vida que não tem fim... E Jesus, que se eleva, nos convida para esta aventura maravilhosa. "Subiu não para se afastar da nossa humildade, mas para nos dar a esperança de que um dia iremos ao seu encontro, onde ele nos precedeu". (Prefácio)
  10. 10. - A Ascensão de Jesus é o preparo da nossa Ascensão: "Vou preparar um lugar para vocês...", disse Jesus aos Apóstolos. Jesus preparou esse lugar, voltando para o Pai... Compete agora a nós conquistar esse lugar...
  11. 11. O olhar dos apóstolos, voltado para o céu, simbolizava a esperança de uma volta imediata de Jesus, o desejo de que ele retomasse a obra interrompida. A voz do céu, porém, esclarece que Jesus não iria voltar para continuar a propagação do Reino de Deus, mas eles deveriam continuar a obra do Mestre.
  12. 12. E nós enquanto aguardamos a nossa Ascensão, não podemos ficar de braços cruzados, apenas olhando para o céu. indiferentes com as injustiças, a violência, as guerras, os direitos humanos, os problemas da mulheres e crianças. Pelo contrário, devemos cumprir a ordem deixada por Cristo: "Vocês serão as minhas testemunhas..."
  13. 13. - Não poderíamos também ser advertidos pelos anjos de Deus: "Por que ficais parados, de braços cruzados, olhando para o céu?" Não é o momento de olhar ao nosso redor e... iniciar a Missão? - Mas Jesus também falou: "Permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto". E eles esperaram a vinda do Espírito Santo pela Oração. Assim a Vida da Igreja não começa com a AÇÃO, mas com a ORAÇÃO, junto com Maria, a Mãe de Jesus...
  14. 14. - Somos convidados a rezar pela UNIDADE DOS CRISTÃOS. É um desejo ardente de Cristo: "Que todos sejam um..." - Celebramos hoje, o 50º Dia Mundial das Comunicações: "com o Lema: comunicação e Misericórdia, um encontro fecundo". - Lembramos também o DIA DAS MÃES. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 08.05.2016
  15. 15. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: O Senhor subiu ao Céu M.: Reginaldo Veloso Cantos litúrgicos X - CNBB Paulus Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

×