Roteiro homilético da quarta – feira de cinzas – ano a – roxo – 05.03.2014 (1)

1,721 views

Published on

ROTEIRO HOMILÉTICO DA QUARTA – FEIRA DE CINZAS – ANO A – ROXO – 05.03.2014
FONTE: http://www.buscandonovasaguas.com/
LEITURAS: Jl 2, 12-18 // Sl 50(51), 3-4.5-6a.12-13.14 e 17 (R/.cf 3a) // 2Cor 5,20-6,2 // Mt 6,1-6.16-18 (A esmola, a oração e o jejum)

Published in: Spiritual
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,721
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
61
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Roteiro homilético da quarta – feira de cinzas – ano a – roxo – 05.03.2014 (1)

  1. 1. Com o rito das Cinzas, iniciamos hoje o tempo sagrado da QUARESMA. A Bíblia usa com frequência o período de 40 dias (ou 40 anos) para indicar períodos especiais, que criam um clima adequado para algo que vai acontecer. - O Povo caminha 40 anos no deserto, a caminho da Terra Prometida. Foi uma experiência de Purificação dos falsos deuses, de Adesão aos mandamentos (Aliança) e de solidariedade no deserto...
  2. 2. - Elias caminha 40 dias e 40 noites até o Monte sagrado de Oreb; - O Dilúvio: 40 dias para purificar a humanidade corrompida; - Moisés: 40 dias no Sinai antes de receber a Lei... - Jesus: 40 dias no deserto antes de iniciar a vida pública... - Quaresma é para nós um tempo forte de conversão e renovação em preparação à PASCOA. + A Liturgia nos aponta o espírito que deve animar esse tempo:
  3. 3. Na 1ª Leitura, o profeta Joel convoca o povo de Israel em assembléia e o exorta à conversão: "Rasgai os vossos corações, não as vossas vestes". (Jl 2,12-18) * A Quaresma é tempo de rasgar o coração e voltar ao Senhor. Tempo de retomar o caminho de se abrir à graça do Senhor, que nos ama e no socorre. O Salmo é um forte apelo penitencial: Pequei, Senhor, misericórdia".
  4. 4. Na 2ª Leitura, Paulo exorta os Coríntios e hoje a nós: "Reconciliai-vos com Deus... Eis agora o tempo favorável." (2Cor 5,20-6,2) No Evangelho Jesus apresenta três práticas religiosas dos judeus (a esmola, a oração e o Jejum), que devem ser realizadas com autenticidade, sem exibicionismo...
  5. 5. São também os três caminhos quaresmais apontados pela Igreja: - A Oração nos leva a uma EXPERIÊNCIA pessoal com Deus.. - O Jejum nos leva a um gesto concreto de conversão: privar-se de algo para uma liberdade interior maior. - A Esmola nos leva a nos doar aos irmãos, no serviço fraterno, em gesto de solidariedade e de partilha.
  6. 6. No caminho de conversão quaresmal, a CNBB nos apresenta a CAMPANHA DA FRATERNIDADE como itinerário de libertação pessoal, comunitária e social. Tráfico Humano e Fraternidade é o tema em 2014. O lema é inspirado na carta aos Gálatas: "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (5,1).
  7. 7. O Objetivo Geral é identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus
  8. 8. Objetivos específicos são: - Identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem com essa exploração; - Denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano; - Cobrar dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção na vida familiar e social das pessoas atingidas pelo tráfico humano. - Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico.
  9. 9. - Suscitar, à luz da Palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador dessa realidade aviltante da pessoa. - Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade e o cuidado dessas vítimas. A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante: a Organização Internacional do Trabalho atenta para o aumento de vitimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual.
  10. 10. Segundo o site da ONU, no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes, psicologicamente e de recursos. O tema da Campanha da Fraternidade chegará junto com a Copa de 2014, época em que o país receberá muitos eventos e visitantes, o que pode favorecer a ação de aliciadores e traficantes.
  11. 11. A Campanha será intensificada com um trabalho de conscientização para minimizar a prática criminosa. Segundo a ONU, o tráfico de pessoas é bastante lucrativo: movimenta anualmente 32 bilhões de dólares em todo o mundo. Desse valor, 85% provém da exploração sexual. Diante de um crime que clama aos céus, como o tráfico humano, não se pode permanecer indiferente.
  12. 12. Que as cinzas, que hoje recebemos, sejam um sinal externo de nossa adesão sincera e ardorosa nessa Campanha... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 05.03.2014
  13. 13. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Hino da CF2014 CNBB http://www.buscandonovasaguas.com

×